Tenho uma amiga, natural da Pampilhosa, que é claramente Berid.
Também conheço pessoas que são Berid e por vezes, também vejo na rua pessoas deste género (ainda que sejam raras). Mas tenho visto mais desta gente, nas zonas rurais.
Como também tenho boas influências deste subtipo, uma mulher Berid para mim, é muitas vezes atraente.
Talvez isso explica a persistência deste fenótipo até aos dias hoje.
É engraçado que já vi pessoas acharem que os «Berid» não eram portugueses e sim «produto» oriundo de alguma paragem exótica.
Mas as análises genéticas e fenotípicas, falam-nos de uma linhagem nativa pré-histórica.
PS: Atenção que os portugueses nativos, não eram todos «Berid».
Havia alguma variação entre os nossos Cro-magnon, mas não tinha muito a haver com a variação que vemos nos dias de hoje. Mas dos grupos pré-históricos, têm sido identificados, na população portuguesa: Protomediterraneans, Coarse-Mediterraneans (alguns com possível e visivel contribuição do Neanderthal), Small Mediterraneans (alguns gráceis, outros apenas mais pequenos) e um subtipo de desenvolvimento mais lateral (cromagnoid?) com afiliação ainda por definir.
Estive a ver fotos de gentes das nossas serras, de pastores e de gentes do campo, e realmente pode-se ver que ainda persistem algumas linhagens nativas. Aquela mulher robusta de ar rude e expressão forte, afinal pode ter feito parte de um grupo de caçadores da pré-história.
Parece-me que as invasões não foram sempre e necessariamente um genocídio para os locais. Parece certo que alguns caçadores/recoletores, passaram a agricultores e pastores, ou seja aprenderam a cultivar e a criar/domesticar animais e por isso eram importantes na sociedade neolítica, não havendo razões para os exterminar.
Durante o Neolítico, também surgiram muitas mutações/alterações, derivadas de uma vida mais sedentária, baseada na agricultura. A própria resistência à lactose, é uma adaptação com poucos milhares de anos e não com dezenas de milhares de anos.
Olhos castanhos/verdes e os cabelos castanhos (indo de claro a escuro). deviam ocorrer na P. Ibérica, já no Paleolítico.
Os cabelos ruivos, sabe-se que existiam em alguns grupos de Neanderthais, por isso também deve ter ocorrido em alguns cro-magnon (mas aqui preciso de fazer uma pesquisa para confirmar, se ocorriam na P. Ibérica).
Os Neanderthais sabe-se que chegaram a navegar no Mediterrâneo, que tinham uma linguagem, que tinham religião, que tinham instrumentos musicais, e que tratavam dos enfermos.
Há várias teorias sobre o que aconteceu aos últimos Neanderthais. Depois podemos falar um pouco sobre isso.
Quanto aos dados sobre o Algarve que nos trazes, obrigado, pois são muito interessantes.
Eu tenho também especial interesse, pelas plantas medicinais e comestíveis, que os nossos antepassados utilizavam. Já descobri uma lista com dezenas senão mesmo centenas de plantas com elevado valor nutricional, medicinal e gastronómico (baseada em plantas silvestres da P. Ibérica).
Quem sabe, muitas destas plantas, não tenham hoje uma aplicação bastante útil.