E para fechar este evento, aqui ficam os registos, possíveis, do dia de ontem, esse sim o mais relevante para mim, onde fiz uma "piquena" viagem de Elvas a Castelo Branco.
Na parte da manhã ainda houve 2 aguaceiros com algum granizo em Elvas, mas nada de especial, o destaque era o vento e a baixa repentina da temperatura que chegou a cair praticamente 4ºC
.
Aqui duas fotos dos efeitos das rajadas de vento:
Esta mais séria que a anterior, a sorte de não ter apanhado ninguém (julgo eu
) já é um destaque.
Indo então directamente à viagem, aqui ficam os registos junto a Portalegre, onde se abateu um valente aguaceiro de granizo e água-neve, estava à cota de 400m, aproximadamente e a temperatura desceu aos 4,5ºC.
Esta era a vista que tinha ao chegar à circular que contorna a cidade de Portalegre:
Melhor que as palavras, aqui fica este vídeo do que se abateu no local. Como podem escutar o entusiasmo foi grande e a
famelga vibra toda com este tipo de fenómenos
.
http://www.youtube.com/watch?v=IzA30ZXU6Yg&fmt=18
Ainda me aventurei à rua para "bater" esta foto
Depois até Castelo Branco a viagem foi tranquila. Tranquila de mais infelizmente
. Mas ao chegar a Castelo Branco o cenário era prometedor:
A temperatura era de 6,5ºC (todas a temperaturas que indico são as do carro, por isso são sempre aproximadas
) e durante o looooongo aguaceiro esta caiu para os 2,5ºC. Infelizmente nem com temperatura tão baixa, tive a sorte de ver nevar
.
Caiu muita água-neve, mas apenas isso. Ainda subi à zona do castelo, que está praticamente a 500m, mas nem aí:
Adeus aguaceiro, foste uma desilusão
.
A viagem de regresso, perto das 23h,foi sempre acompanhada pela chuva e a temperatura andou sempre entre os 3ºC e os 5ºC.
Apesar do adiantado da hora e de já vir tudo a dormir, ainda dei um salto ao alto de São Mamede
.
Chovia com 3,5ºC e lá fui subindo. Aos 700m paro de chover
e aos 800m apareceu o nevoeiro. A temperatura custou a baixar e apenas após o cruzamento para o alto de S.Mamede, começou a descer. Lá encima estavam 0ºC, havia muito vento e pouca neve. A que existia estava praticamente toda congelada, só nos recantos mais abrigados do gélido vento se mantinha em pó
. Apesar da noite lá me aventurei a dar uma volta pelas redondezas, isto porque já vou conhecendo os cantos à casa, doutra forma nem teria saído do carro.
Aqui fica o registo:
O sincelo, devido ao nevoeiro muito húmido:
O chão gelado pelo vento (o windchill devia ser brutal,com 0ºC e a força que tinha, nem quero pensar
).
E a tal neve nos locais abrigados do vento:
Estas já são da praxe: (deve ser o contentor do lixo, mais fotogénico de Portugal)
E assim dou por finito este evento, que a não ser por esta viagem teria sido, algo
sonso na minha cidade.
Destaco ainda a discrepância entre as cotas de neve reais e as esperadas e apontadas pelo GFS.
Em Portalegre, neve, apenas acima dos 700m ou mais. Em Castelo Branco igualmente altas, pela minha observação directa, posso afirmar que acima dos 500m e bem pois apesar de haver já flocos misturados com a chuva, estes chegavam muito derretidos.
Abraços!