2024.11.14 • Trovoada no mar vista da Caparica (Almada)

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Local
Amora (Seixal)
As trovoadas oriundas de células convectivas isoladas em alto mar em dias (ou noites) de excelente visibilidade, podem proporcionar um bonito espetáculo que merece não apenas ser visto, mas igualmente registado em fotografia, para que essas imagens perdurem no tempo e possam ser partilhadas.

E foi uma dessas células, que se formou ao final da tarde da passada quinta-feira ao largo da costa, que me levou a subir ao alto de uma arriba entre a Caparica e o antigo Forte Militar de Alpena, que me fez alegremente montar as câmaras nos tripés, e apreciar/registar este fantástico cenário de contrastes de luz, com o relevo das nuvens em grande evidencia, imagens essas que agora, e com muito gosto, partilho com todos vocês ;)

Espero que gostem... :)

[url=https://flic.kr/p/2quBn1L]2024.11.14 - 181706 (NIKON D7200) [Alpena - Caparica] by LusoSkies®, no Flickr[/URL]

[url=https://flic.kr/p/2quFJXx]2024.11.14 - 182126 (NIKON D7200) [Alpena - Caparica] by LusoSkies®, no Flickr[/URL]

[url=https://flic.kr/p/2quFJXn]2024.11.14 - 182222 (NIKON D7200) [Alpena - Caparica] by LusoSkies®, no Flickr[/URL]

[url=https://flic.kr/p/2quFK1d]2024.11.14 - 182906 (NIKON D850) [Alpena - Caparica] by LusoSkies®, no Flickr[/URL]

As trovoadas oriundas de células convectivas isoladas em alto mar em dias (ou noites) de excelente visibilidade, podem proporcionar um bonito espetáculo que merece não apenas ser visto, mas igualmente registado em fotografia, para que essas imagens perdurem no tempo e possam ser partilhadas.
:palmas: Que maravilha! E que admirável capacidade de previsão de que ia haver ali descargas ao largo da costa ( e não foi assim tão perto nem houve muitas) aliada à prontidão em ir logo para um local tão apropriado! Muito saber e muita experiência! Trabalho fantástico como sempre e sempre também o nosso agradecimento pela dedicada partilha!

:palmas: Que maravilha! E que admirável capacidade de previsão de que ia haver ali descargas ao largo da costa ( e não foi assim tão perto nem houve muitas) aliada à prontidão em ir logo para um local tão apropriado! Muito saber e muita experiência! Trabalho fantástico como sempre e sempre também o nosso agradecimento pela dedicada partilha!
Obrigado eu mais uma vez pelas palavras.

Sim, ando sempre de olho nestas coisas, a analisar minuciosamente os modelos, e a tentar embrulhar aquilo tudo para conseguir antever alguma situação de trovoada que possa haver e que eu efetivamente possa ir caçar. Neste caso especifico, foi uma situação bastante fácil de analisar e prever, até porque o local de onde registei as imagens fica a 20mn aqui de casa, tenho o meu mapa dos spots que é tipo 'menu' para poder rapidamente escolher o melhor local de captura, e com a evolução e crescimento das células favorável, foi praticamente garantido que ia haver alguma coisa, e de facto o pouco que houve foi fotogénico, ainda que muito distante.

As 3 primeiras imagens foram captadas com uma 85mm fixa, numa DSLR de sensor cropado, o que permitiu apanhar tudo com bastante pormenor. Também fotografei com outra camara e com muito menos zoom, onde apanhei os raios bem mais pequenos, mas dá para ver toda a estrutura da nuvem. Vou guardar essas para quando partilhar os meus habituais 'B-Sides' de fim de ano. Curiosamente, depois desta trovoada, fui para casa jantar, e ainda houve uma célula que mandou uns raios intra-nuvem no topo. Deixei a camara à janela a fotografar, fui comer, e quando voltei tinha lá mais 5 raios engraçados por cima de um telhado dos prédios ali da frente.

Agora falta editar o que apanhei 1 dia depois na Carrapateira, no Algarve ;)

Para complementar o tópico, deixo aqui algumas fotos dos céus antes do registo dos raios, onde se pode ver a evolução e crescimento da convecção por cima do mar.

2024.11.14 - 164523 (NIKON D850) [MA_LS].webp
2024.11.14 - 172404 (NIKON D7200) [MA_LS].webp
2024.11.14 - 173612 (NIKON D850) [MA_LS].webp
2024.11.14 - 174310 (NIKON D850) [MA_LS].webp
2024.11.14 - 175739 (NIKON D850) [MA_LS].webp
2024.11.14 - 175855 (NIKON D850) [MA_LS].webp