2025.03.02 a 04 • Trovoada no Alentejo (Alvalade/Bicos/Aljustrel)

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
1,102
Local
Amora (Seixal)
Durante uns poucos dias de visita aos meus pais, que moram na Aldeia de Bicos (Odemira), fui brindado com as primeiras situações de trovoada que, efetivamente, marcaram o início da primavera climatológica.

A cut-off destes dias colocou-se numa posição que eu muito aprecio (na perspetiva do stormchasing). Ainda que sendo início de março, e devido ao (muito) pouco calor instalado à superfície, não era expectável o aparecimento de grandes eventos elétricos de interior que se prolongassem pela noite fora. Uma cut-off destas em Maio/Junho, ou mesmo em Setembro/Outubro, e o festival elétrico seria bem mais agradável e fotogénico...

Ainda assim, com tanto ar frio instalado também em altitude, e com gradientes de pressão fracos à superfície, que proporcionaram alguma acalmia nos ventos junto ao solo, a coisa acabou por se dar, e as trovoadas lá apareceram, algumas com movimento muito lento ou praticamente estáticas (junto à costa sul do Algarve isso foi bastante notório).

Trovoadas diurnas, como é sabido, são bem mais complicadas de captar em foto (aliás, no meu eBook falo precisamente de todas essas contrariedades e dificuldades). Ainda assim, a espaços, e com o meu tempo por vezes um pouco condicionado, lá fui conseguindo fazer alguns registos fotográficos com a Nikon D850 + Trigger Miops, e escolhi cinco para partilhar aqui com vocês.

Para além da paixão das trovoadas, também sou um entusiasta das ferrovias, e foi bom ter conseguido captar um raio onde se vê a linha do sul, inserida na paisagem tipicamente alentejana :)

Espero que gostem... não sendo nada de por aí além, foi o que me foi possível registar ;)

[url=https://flic.kr/p/2qQukid]2025.03.02 - 163421 (NIKON D850) [Alvalade do Sado - Ponte Ferroviária-Conqueiros] by LusoSkies®, no Flickr[/URL]

[url=https://flic.kr/p/2qQvifz]2025.03.02 - 171124 (NIKON D850) [Alvalade do Sado - Ponte Ferroviária-Conqueiros] by LusoSkies®, no Flickr[/URL]

[url=https://flic.kr/p/2qQvieH]2025.03.02 - 172234 (NIKON D850) [Alvalade do Sado - Ponte Ferroviária-Conqueiros] by LusoSkies®, no Flickr[/URL]

[url=https://flic.kr/p/2qQoN1b]2025.03.03 - 160628 (NIKON D850) [Bicos] by LusoSkies®, no Flickr[/URL]

[url=https://flic.kr/p/2qQvif4]2025.03.04 - 192412 (NIKON D850) [Moinho do Maralhas - Aljustrel] by LusoSkies®, no Flickr[/URL]
 
Última edição:
Sempre com uma qualidade técnica e estética impressionantes! Excelentes! :palmas:
E um relato e explicações cativantes.

Off-topic:
Curiosamente, também sou um fã das ferrovias (em particular as eletrificadas, claro ;)) . Na minha infância eram os meus brinquedos preferidos, na juventude visitava estações, torres e centros de controle do tráfego ferroviário, aprendia com os controladores e chefes de estação. E sempre foi o meu meio de transporte favorito para as grandes e pequenas deslocações no país, até no quotidiano, e não só. Tristemente assisto nas últimas décadas à decadência nacional deste meio de transporte e ao fecho de tantas linhas icónicas cheias de boas memórias.
 
Adoro comboios, linhas, estações e tudo o que tenha a ver com ferrovias.

Agora com o passe verde, tenho viajado muito nos IC's e Regionais. E sou capaz de passar horas numa estação a ver os comboios passar... até tenho algumas que são praticamente retiros espirituais ;)

Ando a estudar a hipótese de fazer algum stormchasing de comboio, nomeadamente para eventos diurnos, em que tenha horário para regressar a casa no último comboio. Já comecei a fazer um dos meus típicos mapas e tudo, para me orientar.

Há estações com viadutos muito perto das mesmas, com excelente visibilidade (por exemplo em Casa Branca, no Alentejo, ou até mesmo ali perto da estação do Pinhal Novo, também junto ao apeadeiro de Espadanal da Azambuja, de entre outros).

Também devido a esta paixão, tenho algum material de modelismo ferroviário que muito estimo e que comprei na minha juventude :)