Mas desde há umas semanas para cá, conseguimos pôr no ar o site que se estava a construir há uns dois anos e estava meio "embruxado", a semana passada tivemos até o dia em que mais pessoas acederam ao Meteopt em 24 horas por causa do furacão Gordon e ontem tivemos uma notícia da LUSA divulgada em variados órgãos de comunicação social a falar desta comunidade.
São 7 anos, mas mais importante que assinalar a efeméride, é verificarmos aquilo que crescemos nestes 7 anos. Não vivi a primeira metade da vida do fórum, registei-me há cerca de 3 anos e meio, mas posso afirmar que desde que conheço esta casa que não tem parado de crescer.
Nota-se esse crescimento na vertente quantitativa, aumentámos de forma assinalável o número de membros, tanto os inscritos, como aqueles que participam regularmente. Estive a rever a
reportagem que o DN fez sobre meteorologia amadora há dois anos e meio, na altura tínhamos cerca de 2 800 membros inscritos, hoje temos mais de 4 400. Temos quase 8 000 "amigos" no Facebook, uma presença no Twitter com mais de 2 600 seguidores, abrimos o site, e começamos a ser notados na imprensa, como são prova disso as recentes reportagens sobre o fórum na comunicação social.
Nota-se ainda mais o crescimento ao nível qualitativo. Ao ler alguns dos meus primeiros posts penso para mim "que grande besta, como eu fui escrever aquilo". Este pensamento deve ser comum a muitos outros membros, o que prova que todos, em comunidade, aprendemos, evoluímos, crescemos, com o contributo de todos.
E tudo isto, num período meteorologicamente desinteressante. Este ano foi uma grande prova à capacidade do fórum e de todos os seus membros, e essa prova foi superada com distinção. Num ano em que o inverno foi fraquíssimo, em que no período mais quente rarearam as trovoadas e as ondas de calor, e em que o único evento relevante foi o furacão Gordon, conseguimos crescer em membros, mantendo um nível de participação aceitável.
Acredito que no próximo inverno, que espero interessante (e acho que assim será) esta comunidade continuará a crescer exponencialmente, quantitativa e qualitativamente, e dará um salto ainda maior ao que foi dado este ano. E, se como membro da administração agradeço as felicitações que nos foram endossadas, também realço que não tinha piada estar a administrar um fórum vazio, sem mensagens, ou por outro lado um fórum mal frequentado e com intervenções sem interesse ou desadequadas. Portanto, estendo essas felicitações a todos os membros, os que participam mais, os que participam menos, aqueles que andando por cá nunca participaram (convidando-os a fazê-lo), aos que têm e mantêm com esforço e dedicação estações meteorológicas de qualidade, prestando um verdadeiro serviço público, aos que tendo maior conhecimento técnico partilham o esse seu conhecimento e contribuem para a aprendizagem dos demais, e a todos os que ajudam ao crescimento do fórum através das acções mais banais, como fazendo um like no nosso Facebook.