A presente erupção do impronunciável
Yjafjallajökull não parece vir a ser muito relevante em termos climáticos para já. Está a ter um enorme impacto humano mas por causa do receio da aviação em relação às cinzas vulcânicas. A erupção de 1821/23 foi prolongada e não consta que tenha tido muito efeito no clima. Refira-se que apesar de ter demorado quase dois anos isso não significa que estejam constantemente a ocorrer grandes explosões e emissões para a atmosfera. Efeitos locais e na saúde é que já foram relevantes obviamente.
Como o iprist mencionou, é enorme a possibilidade de um outro, o
Katla, entrar em erupção nos próximos meses pois assim aconteceu no passado após erupções do
Eyjafjallajökull. O efeito climático deste no passado também não parece ter sido significativo, neste o risco é sobretudo no país, devido às gigantescas inundações que provocou no passado ao fundir o gelo do glaciar.
Mas há de facto um vulcão na Islândia que há uns séculos provocou um enorme impacto global, sobretudo no hemisfério norte, também referido pelo iprsit, o
Laki.
Como discutido no tópico
Vulcões e Clima, são sobretudo grandes erupções tropicais que tem impacto no clima, mas há algumas poucas excepções, e o Laki foi uma delas, entre 1783 e 1784.. Mas ao contrário do Katla,
não há qualquer sinal de que este vulcão entre em erupção, está adormecido desde essa altura.
Claro que isto é o expectável, mas ninguém sabe prever o rumo destas coisas. Se o Yjafjallajökull continuar activo muito tempo e com variadas explosões ou se o Katla começar também, acabará por ter impacto, tudo tem consequências na atmosfera. E uns que não foram relevantes no passado podem ser relevantes no futuro, ou vice versa.