A erupção do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia

Re: A erupção na Islândia e os efeitos no clima

É possível estas erupções na Islândia afectarem a falha que passa nos Açores?

Provocar algum um terramoto ou acordar algum vulcão?
 
Re: A erupção na Islândia e os efeitos no clima

É possível estas erupções na Islândia afectarem a falha que passa nos Açores?

Provocar algum um terramoto ou acordar algum vulcão?


Olá
Penso que não, mas talvez sim, ou talvez não....:huh: ( a falha que passa nos açores prolonga-se e passa na islandia
Digamos que as placas estão todas ligadas entre si, e o bater de asas de uma borboleta na amazónia, pode provocar um furacão no japão.

Os cientistas não têm essas certezas só estudos e probabilidades, mas aconselho a leitura de http://www.ovga-azores.eu/index.php; ou http://www.cvarg.azores.gov.pt/Cvar...geologiaacores/Enquadramento+geotectónico.htm
 
Última edição:
Re: A erupção na Islândia e os efeitos no clima

Olá Vince,

Para esclarecer ainda mais. O Laki (erupção em 1783-1784) não é um vulcão mas sim uma fissura. Os geólogos dizem que pertence ao vulcão central de Grimsvotn. Este está a uns 100 kms a nordeste do Katla, e coberto por um gigante glaciar. A fissura Laki está a meia distância entre o Grimsvotn e o Katla, numa zona sem gelo. Quando o Laki estava em erupção, o Grimsvotn também estava (1783-1785). E o Katla tinha acabado uns anos antes de ter uma das suas maiores erupções históricas.

Curiosamente outra fissura muito próxima, a Eldjgá (erupção em 934-938), pertence ao Katla (dizem os especialistas), e foi a maior erupção de lava do Holoceno. Também está localizada entre o Katla e Grimsvotn.

Na verdade, eu estive na Islândia o verão passado, e ambas as fissuras estão a 50km de ambos os vulcões, Katla e Grimsvotn. Toda aquela zona está cheia de fissuras, por exemplo, outra Veidivotn, pertence a outra vulcão, o Torfajokull que é o vizinho do Katla e do Eyjafjallajokull e ainda dum quarto vulcão que nunca teve erupções no Holoceno.

Ou seja, em síntese, a 100km a leste de Reykjavik (que por si só está rodeada de pequenos vulcões), situa-se o Hekla. A 50km a leste está o tal grupo dos 4 vulcões, Eyjafjallajokull (sul), Katla (este), Torjakojull (norte) e Tungnafellsjökull (oeste). A outros 50km ainda para leste, chegámos à zona das fissuras Laki, Eldjgá e outras, e outros 50km mais para leste está a calote polar Vatnajokull que oculta os vulcões de Grimsvotn e Bardarbunga (estes dois muito explosivos) e ainda outro. A partir daí, a falha geológica move-se para norte e então situa-se mais uma meia dúzia de outros vulcões, menos explosivos.

É dificil dizer, a que vulcões centrais pertencem aquelas fissuras. Na verdade toda a zona tem sinais de fissuras, crateras pequenas, e campos de lava.

http://www.icenews.is/index.php/2010/04/16/iceland-eruption-could-trigger-more/

Chamo a atenção que é notícia hoje o alerta grave emitido para o Grimsvotn, que parece ele também querer entrar em erupção. Ou seja, temos o cenário provável de 3 erupções explosivas em simultâneo (o que já ocorreu antes).

O Laki fica portanto a SW do Grimsvotn, e o Eldja a NE do Katla. O Eyjafjallajokull está a E do Katla.
Não me parece que nada vá ocorrer nos Açores, já a combinação Grimsvotn+Katla parece provável de entrar em erupção e não é um cenário muito desejável, até porque viajo para a Islândia em duas semanas.

iceland_volcanoes.jpg



A presente erupção do impronunciável Yjafjallajökull não parece vir a ser muito relevante em termos climáticos para já. Está a ter um enorme impacto humano mas por causa do receio da aviação em relação às cinzas vulcânicas. A erupção de 1821/23 foi prolongada e não consta que tenha tido muito efeito no clima. Refira-se que apesar de ter demorado quase dois anos isso não significa que estejam constantemente a ocorrer grandes explosões e emissões para a atmosfera. Efeitos locais e na saúde é que já foram relevantes obviamente.

Como o iprist mencionou, é enorme a possibilidade de um outro, o Katla, entrar em erupção nos próximos meses pois assim aconteceu no passado após erupções do Eyjafjallajökull. O efeito climático deste no passado também não parece ter sido significativo, neste o risco é sobretudo no país, devido às gigantescas inundações que provocou no passado ao fundir o gelo do glaciar.

Mas há de facto um vulcão na Islândia que há uns séculos provocou um enorme impacto global, sobretudo no hemisfério norte, também referido pelo iprsit, o Laki.

Como discutido no tópico Vulcões e Clima, são sobretudo grandes erupções tropicais que tem impacto no clima, mas há algumas poucas excepções, e o Laki foi uma delas, entre 1783 e 1784.. Mas ao contrário do Katla, não há qualquer sinal de que este vulcão entre em erupção, está adormecido desde essa altura.






Claro que isto é o expectável, mas ninguém sabe prever o rumo destas coisas. Se o Yjafjallajökull continuar activo muito tempo e com variadas explosões ou se o Katla começar também, acabará por ter impacto, tudo tem consequências na atmosfera. E uns que não foram relevantes no passado podem ser relevantes no futuro, ou vice versa.
 
Re: A erupção na Islândia e os efeitos no clima

Há algum site onde se possa acompanhar o desenvolvimento da situação?
O movimento da nuvem, a sismologia local, etc.


Esperemos que não entre mais nenhum em erupção e que este pare depressa, pois caso contrário os prejuízos serão enormes pois isto não afecta só os voos comerciais, também o transporte de mercadorias que viajam da América para a Europa é afectado, para não falar das outras consequências não relacionadas com a aviação...
 
Re: A erupção na Islândia e os efeitos no clima

Movimento da nuvem em (alemão mas simulação porreira)
http://www.zamg.ac.at/aktuell/index.php?seite=1&artikel=ZAMG_2010-04-16GMT16:39

Sismologia local, google "iceland earthquakes"

Há actividade crescente no Hekla e no Grimsvotn, indicando que estes tb poderão entrar em erupção.

Também podes ver algumas webcams da zona do vulcão, mas obviamente não se vê grande coisa devido à poeira
 
Cientistas alertam para risco de erupção de vulcão Katla

Cientistas alertam para risco de erupção de vulcão Katla


Na Islândia, os cientistas alertam para o risco de um outro vulcão muito maior, o Katla, poder entrar em erupção nos próximos tempos. As autoridades islandesas traçam planos de emergência.


Os aeroportos de Paris e da Grã-Bretanha, a grande maioria, vão permanecer encerrados pelo menos até ao meio-dia deste sábado. O anúncio foi feito esta noite pelas autoridades aeroportuárias de ambos os países.

A restrição do espaço aéreo estende-se a toda a Escandinávia, Norte e parte Central da Europa, e milhares de pessoas continuam a aguardar nos aeroportos.

Mas surge agora outra preocupação. O vulcão Katla, três vezes maior que o que está em erupção no glaciar Eyjafjllajokull, no Sul da Islândia, e adormecido desde 1918 pode entrar em acção nos próximos meses.

A probabilidade do vulcão Katla entrar em actividade é de 75 por cento no prazo de seis meses a um ano. Localizado nas imediações do actual vulcão em erupção, o Katla tem uma caldeira com dez quilómetros de largura e um potencial explosivo três a quatro mil vezes maior.

Os vulcanólogos islandeses prevêem que em caso de erupção, o Katla originará nuvens de cinza de dimensões muito maiores que as actuais que poderão afectar o tráfego aéreo em todo o Hemisfério Norte durante meses seguidos.

Os modelos matemáticos elaborados pelos cientistas islandeses indicam ainda que, a erupção levaria ao degelo quase instantâneo do glaciar por cima do Katla que provocaria a formação de uma onda gigante de 30 metros de altura.

Trata-se de uma hipótese que está a ganhar cada vez mais consistência, o que já levou as autoridades islandesas a a estudarem planos de emergência.


in TSF


----

Eu só espero que isto não aconteça... :surprise: :surprise:
 
A webcam em directo é fantástico.
Hoje o tempo limpou e pode ver-se a erupção.

Em apenas 40 segundos vi toda esta nuvem levantar-se do zero.
Que velocidade!!

semnome2.jpg


Entretanto aqui em Viena, o céu está azul; ainda não se nota qualquer evidência de poeira, apesar de as simulações preverem que já tenha chegado de noite.