Astronomia e Ciências Espaciais 2025

Em suma, os rotores partiram devido ao facto de girarem demasiado depressa e cederam.
O Ingenuity deve ter sido experimentado na Terra em condições iguais às de Marte, numa atmosfera confinada e com a mesma composição, densidade e pressão, temperatura, radiação solar, etc.
E foi tão bem concebida que a sua vida útil se prolongou bem além do que estava previsto.
O que parece que não foi tido em conta foi todo o tipo de detalhe da superfície que podia ser encontrado em Marte e cuja visualização era usada pelo sistema de navegação. Em determinado ponto o sistema de navegação não encontrou detalhe suficiente para conseguir estimar correctamente a velocidade (um pouco à semelhança de operar um ponteiro de 'rato' de computador sobre uma superfície demasiado lisa e sem detalhe suficiente). O que se seguiu foi simplesmente uma descida menos controlada, quase estatelando-se no terreno, e uma compensação automática através de uma rotação muito mais rápida dos rotores, para lá da velocidade limite para a qual estava prevista a resistência das lâminas, levando à sua quebra por mera força centrífuga.
 
Esta ondulação de menor dimensão na superfície frontal, que apareceu agora na análise das 18h e não estava prevista, talvez altere um pouco o horário de chegada desta perturbação frontal:

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