Quem tiver um iPhone 4 ou 4s pode experimentar esta app gratuita.
http://www.i-lightningcam.com/LightningCam.html
Já instalei, só me falta a trovoada.
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Já instalei, só me falta a trovoada.
boas malta a minha maquina e uma sony cibershot dsc-w120 mas nao sei como a configurar.para tirar fotos a raios.se alguem puder ajudar,agradeço.
As minhas 1ªs fotos de trovoada foram com uma Sony Cybershot P100 (ou a P200, não me lembro com qual das 2 é que me estreei), e ainda tirei bastantes. Se essa tiver modo manual (M) e a trovoada for nocturna não é assim tão dificil quanto isso. Basta 1 tripé ou a máquina bem assente, alguns segundos de exposição (se não me engano essa sony deve dar 30segs no máximo) e ir ajustando o tempo conforme a proximidade da trovoada. Por exemplo um relâmpago com a trovoada muito próxima e 30segs de exposição é provável que a foto fique com o relâmpago estoiradoem vez de bem definido
Devias organizar um workshop de fotografia pra malta ehehehehA velocidade só afecta a luz ambiente, não a do raio pois este dura apenas uma fracção de segundo. Ter obturador aberto durante mais tempo do que essa fracção de segundo de nada serve, pelo contrário, só estraga o registo do raio porque lhe sobrepõe o registo da luz ambiente que pode, se a exposição fôr muito longa, obliterar completamente a imagem do raio. A abertura, número f/, e o ISO são os únicos parâmetros reguláveis na câmara que afectam o registo do raio. Número f/ pequeno, grande abertura do diafragma da lente, para raios longe e pouco brilhantes, f/4 p.ex.; f/ grande para raios próximos e/ou intensos, f/11 p.ex. ISO 100 ou menor em geral é suficiente; ISO 200 ou 400 se os raios estiverem muito longe ou toldados pela chuva, neblina, nebulosidade em frente. Só se recorre a ISO grande, >100, depois de se ter esgotado a possibilidade de abrir mais o diafragma da lente, isto é, de se ter o menor número f/ que a lente permite.
Ter obturador aberto durante mais tempo do que essa fracção de segundo de nada serve, pelo contrário, só estraga o registo do raio porque lhe sobrepõe o registo da luz ambiente que pode, se a exposição fôr muito longa, obliterar completamente a imagem do raio.
Outra técnica é colocar filtros de densidade. Esta ainda não experimentei porque faltam as trovoadas... Gostava de experimentar esta em concreto porque queria ver até que ponto o filtro consegue deixar passar a luz do raio.
A questão dos filtros é apenas para aumentar um pouco o tempo de exposição, de forma a aumentar as probabilidades de apanhar um raio.O efeito dos filtros é idêntido ao da abertura. Equivalem a poder fechar a abertura para além do maior número f/ que a lente permite. Logo vão afectar por igual a luz ambiente e a do raio e não resolvem o problema.
No entanto penso que será interessante utilizar um filtro ND grad hard ou soft, mas invertido. Este filtro divide a cena horizontalmente diminuindo a luminosidade de uma metade, com valores de por exemplo 3 stops. É normalmente usado para diminuir o brilho do céu e permitir registar melhor uma paisagem. Mas se o invertermos poderemos diminuir a luz de iluminação artificial do horizonte para baixo, mantendo a luminosidade do céu nocturno. Claro que só será eficaz se a composição da cena tiver toda a iluminação abaixo do horizonte. Mas o problema subsiste se a atmosfera tiver neblina, chuva, nuvens baixas, que reflectem a luz artificial e acabam por mascarar a luz própria dos raios.
Ficou boa essa frame de video.
A questão dos filtros é apenas para aumentar um pouco o tempo de exposição, de forma a aumentar as probabilidades de apanhar um raio.
Mas com uns toques de edição talvez se consiga algo! :P
Eu também estou a especular porque nunca tentei tal coisa!