Compra de consola estação meteo e sensores de temperatura e humidade

Zarb

Cumulus
Registo
20 Jun 2017
Local
Cepões de Viseu
Caríssimos,

Tenho andado a adiar a compra de uma estação meteo minimamente decente aqui para casa. Dado que troquei de casa recentemente (para uma moradia com bastante espaço exterior) e vim para uma zona bem mais agradável do ponto de vista meteorológico, especialmente no que toca a temperaturas (troquei a Capital do Reino por Viseu), pensei logo em adquirir uma estação meteo no início deste ano. Mas a verdade é que despesa aqui, despesa ali, tenho andado um pouco mais a sair do que a entrar o vil metal e isso também não pode ser, especialmente para despesas não essenciais (e pelas minhas contas, uma estação com a quantidade de sensores que preciso, mesmo da Ecowitt ou semelhantes não ficaria por menos de 300 e muitos euros).

Actualmente tenho apenas uma "estação meteo"/consola muito básica do Lidl ou Aldi (embora até me pareça bem fiável pelos valores que vou vendo no wundergroud aqui perto e pelos contributos do @Nickname me). Mas a verdade é que é apenas uma consola com registo de temp. e humidade, mínimas e máximas e com um sensor exterior. No entanto, estou mesmo a precisar de colocar alguns termómetros com leitura de humidade relativa, para controlar a temperatura em diversas divisões da casa (especialmente para controlar o aquecimento central). A minha dúvida é se invisto já em material que seja compatível com uma futura estação a comprar mais decente (ecowitt, Bresser ou semelhantes) ou se compro uma série de termómetros e os espalho pela casa (tipo isto), embora não era bem o que pretendia. Por isso cá vão as minhas necessidades para ver se me conseguem ajudar:

a) consola central;
b) comunicação com, no mínimo, 6 sensores, um dos quais exterior (IP64), com comunicação com a consola (a ideia é poder estar num local e perceber a temperatura nas diferentes divisões, sem o trabalho de andar a correr toda a casa);
c) fiável (isto é, se colocar todos os sensores lado a lado, irei ter uma diferença de temperaturas e humidade relativa, entre todos, quase discipiente);
c) preferencialmente uma consola que seja aproveitável para uma futura estação meteo;

Sei que, reunindo este último critério, provavelmente vou ter bastantes funções naquela consola que não irei (por enquanto) aproveitar, como sejam UV, pluvisiosidade, vento, etc.) mas penso ser preferível comprar algo mais decente e aproveitável para uma futura estação (aproveitando os sensores e a consola) do que estar agora a comprar meia dúzia de sensores e uma consola e que daqui a um ano vou arrumar a canto, porque entretanto adquiri uma estação meteo.

Só para dar um exemplo, até porque é a marca onde andava a ver as estações meteo, poderia na Ecowitt atirar-me para uma consola HP2560 ou HP2550 e juntar-lhe vários sensores WN31, por exemplo. Estes sensores seriam sempre aproveitáveis aquando da compra da estação propriamente dita, dado que servirão para monitorizar a temperatura e humidade nos quartos e no escritório.

Estarei a pensar bem ou estou a pensar mal. Valerá a pena fazer este investimento ou é melhor ir à amazon e comprar uns quantos sensores com ecran e juntá-los à consola que já tenho? Claro qeu quando quiser monitorizar a evolução da temperatura terei de andar a correr a casa, mas enfim...

Alguma ideia que queiram partilhar sobre isto, alguma sugestão de equipamentos?

• Gosto
Reactions: Thomar
Obrigado pela dicas.
No entanto, duas coisas que ainda não percebi. Aqui é referido que a WS3900 é a única consola que vale a pena porque todas as restantes "no son recomendables para el manejo de datos meteorológicos."
Ora, a que estava mais inclinado a comprar até era a HP2560 (embora ainda esteja um pouco carote), se bem que incorpora os protocolos Wunderground e os da ecowitt mas não os API Telnet Ecowitt e os API HTTP Ecowitt. De igual modo também não é compatível com os dispositivos IoT de Ecowitt.

Para que servem aqueles protocolos API e que dispositivos são estes?

É que do ponto de vista visual e do ponto de vista da quantidade de informação apresentada no ecran, e sendo que ter consola é essencial para mim (mais até para a minha mulher), entre a WS3900 e a HGP2560, esta segunda está milhas à frente.

• Gosto
Reactions: Thomar