Mário Barros
Furacão
Chuvas em Lisboa em Setembro batem recorde dos últimos 80 anos
Balanço feito pela meteorologia mostra que precipitação foi oito vezes superior ao valor normal nalguns pontos do país.
Nas últimas oito décadas, nunca choveu tanto em Lisboa em Setembro como este ano. Foi o que todos sentiram: um mês quente e “extremamente chuvoso”, com recordes também batidos noutros pontos próximos de Lisboa e no Alentejo, segundo o balanço feito pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em Lisboa, a chuva acumulada ao longo de Setembro chegou a 147 milímetros (ou litros por metro quadrado). Este valor é superior ao do mês em que mais chove na capital do país, que é Dezembro, com uma média de 122 milímetros. O recorde anterior para Setembro era de 1999, com 121 milímetros.
Em Alcácer do Sal choveu ainda mais: 159 milímetros. Também foram batidos recordes em Setúbal, Barreiro, Évora e Santarém.
Durante praticamente todo o mês, o país esteve sob um chapéu de baixas pressões – ou seja, mau tempo. Mas duas situações particulares contribuíram para molhar e deprimir parte do país, com um fim de Verão em que se viu mais chuva do que sol.
Entre os dias 12 e 23, segundo o IPMA, uma coluna de baixas pressões estacionou a oeste da Península Ibérica, quando a temperatura do mar ainda estava relativamente elevada, trazendo assim ar quente e chuvas praticamente tropicais para o país.
http://www.publico.pt/ecosfera/noti...bro-batem-recorde-dos-ultimos-80-anos-1672280