Preferências de fuso horário.

Qual dos casos prefere?

• Horário de verão (WEST, UTC+1) todo o ano.

Votes: 14 31.8%
  • Horário padrão (WET, UTC+0) todo o ano.

Votes: 18 40.9%
  • Manter como está.

Votes: 15 34.1%
  • Outro.

Votes: 0 0.0%

• Total voters
    44

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Local
Albufeira, Algarve
Em Lisboa, caso se mantenha o respetivo fuso horário durante todo o ano:
Fuso horárioNascer do sol mais tardioPôr do sol mais cedoNascer do sol mais cedoPôr do sol mais tardio
WET (UTC+0)7:5517:145:1120:05
WEST (UTC+1)8:5518:146:1121:05

Fonte.

Última edição:
Mudança para a hora de Inverno em Outubro para garantir que o amanhecer não seja tão tardio.
Nunca percebi, o porquê da mudança ser em março e outubro em vez de março e setembro, assim fica-se 7 meses no horário de verão em vez de 6. :unsure:

Acima de tudo, deve-se manter o mesmo horário durante o ano inteiro. Não existe isso de "aproveitar as horas de Sol", a duração do dia e da noite não depende do que a Humanidade decide estipular como "horário". Quem, como eu, gosto de aproveitar a luz solar, só tem que ajustar o horário de sono para que isso aconteça.

Depois, é uma questão de preferência pessoal, eu prefiro UTC+0, pois gosto de acordar cedo, aceito quem prefira o UTC+1. Na realidade, o horário que faz coincidir o meio-dia solar com o meio-dia convencional, em Portugal continental, até é o UTC-0,5...

Última edição:
Nunca percebi, o porquê da mudança ser em março e outubro em vez de março e setembro, assim fica-se 7 meses no horário de verão em vez de 6. :unsure:
Eu concordo contigo, sou a favor da mudança de hora, porque acho que é o mais equilibrado, apesar de não apreciar os dias excessivamente longos, mas em relação a isso não há nada a fazer, só acho que devia ser 6 meses para cada lado, ou mudava se agora e depois em Setembro, ou então no fim de Abril e depois em Outubro.

Depois, é uma questão de preferência pessoal, eu prefiro UTC+0, pois gosto de acordar cedo
O truque é acordar às 7:00 no horário padrão e às 8:00 no de verão, e assim é como se estivéssemos em UTC+0 o ano todo. :malandro:

• Gosto
Reactions: Aine
Concordo com o alinhamento mais próximo do meio dia solar, ou seja UTC+0 todo o ano.

Eu cá para mim aplicaríamos o fuso horário UTC+0,5 para Portugal Continental, UTC-0,5 na Madeira e UTC-02 nos Açores. :rolleyes:

Eu cá para mim aplicaríamos o fuso horário UTC+0,5 para Portugal Continental, UTC-0,5 na Madeira e UTC-02 nos Açores. :rolleyes:
Isso é complicado para calcular os acumulados diários da precipitação... :malandro: ou para coordenar comunicações entre países. Há algum país que tenha horário desfasado de meio fuso? :rolleyes:

Tal como costumo ouvir fora do fórum, os votos aqui também mostram a maioria a querer passar a apenas um fuso horário permanentemente. No entanto, a preferência das pessoas parece ser o horário de verão, enquanto aqui o horário padrão está com mais votos, ainda que não seja uma grande diferença. :intrigante:

Última edição:
Eu pessoalmente prefiro o horário de inverno que é o que faz mais sentido para mim e para o meu relógio biológico. E ficava sempre sem mudar a hora.
Por outro lado, a percepção que eu tenho de que a maioria prefere o horário de verão, são pessoas mal informadas, das consequências da alteração da hora no organismo humano e no geral funcionamento da sociedade.
Será que é lógico/saudável ter luminosidade diurna até às 22h30m? Não me parece, mas é apenas a minha opinião.

Por outro lado, a percepção que eu tenho de que a maioria prefere o horário de verão, são pessoas mal informadas, das consequências da alteração da hora no organismo humano e no geral funcionamento da sociedade.
Uma percentagem significativa delas é capaz, pois é relativamente comum se ouvir o típico argumento: "prefiro o horário de verão porque o dia fica mais longo", quando isso é simplesmente incorreto...

Uma percentagem significativa delas é capaz, pois é relativamente comum se ouvir o típico argumento: "prefiro o horário de verão porque o dia fica mais longo", quando isso é simplesmente incorreto...
Exactamente, é um engano, por ser de dia até mais tarde julgam que se por mudar a hora se ganham horas de sol.