james
Cumulonimbus
Mas isso poderia dar nevões a cotas baixíssimas, cota 0 mesmo, caso fossemos contemplados com a descida do vortex polar...
então a circulação que temos neste momento chama-se de quê??
basicamente quando ocorre um aquecimento da estratosfera muito acusado os ventos zonais no polo abrandam podendo mesmo reverter-se durante alguns dias, isto pode fazer com que o vortex se divida e baixe de latitude, as grandes invasões de frio seja na Europa, America do norte ou Asia são antecedidas deste evento, claro que isto não significa que Portugal esteja no caminho do vortex polar.
Espero que sim!O ECMWF continua estável nas suas previsões, tal como nesta última saída 12... o GFS é que tem recuado e tirado precipitação.... quem ganhará? acredito mais no europeu!
Não podia concordar mais acredito muito mais no ECM do que no GFS além disso o ECM tem estado bastante estável nas previsões enquanto o GFS passa o dia no tira e põe. Penso que seja o ECM a ganharO ECMWF continua estável nas suas previsões, tal como nesta última saída 12... o GFS é que tem recuado e tirado precipitação.... quem ganhará? acredito mais no europeu!
Ondas de 7/8 metros para a costa Portuguesa? Qual seria o impacto das mesmas? Poderia-se vir a repetir o fenómeno das praias e bares das mesmas desaparecerem?