20 de Agosto. Haverá já dados mínimos para uma previsão meteorológica da próxima estação?
De momento, para o Setembro-Outubro-Novembro está previsto o seguinte cenário:20 de Agosto. Haverá já dados mínimos para uma previsão meteorológica da próxima estação?
Sim, basta aparecer atividade tropical por estes lados para trocar as voltas às previsões, como já ocorreu noutras situações. No entanto, a anomalia positiva de precipitação na região dos Açores também permite perceber que a dorsal pode vir a servir de bloqueio às depressões e a potenciar temperaturas mais altas por cá como tem acontecido com mais frequência nos últimos anos.Provavelmente no Algarve será assim:
Setembro na média
Outubro seco a normal
Novembro chuvoso
Tanto pode ser isto, como ser ao contrário e até poderá ser tipo como o Outono de 2020 em que Setembro, Outubro e Novembro encheu o túnel.
Basta aparecer alguma coisa com características tropicais como o meu "Vince" no ano passado "Bernard" para a coisa ser boa.
Os dois últimos Outonos até foram generosos, o ano passado aqui caiu logo uma chuvada com trovoada no dia 2 de Setembro, este ano também não estou muito convencido com muita instabilidade, mas sendo uma estação de transição a incerteza ainda é maior, pois alguma cut off pode alterar isto, veremos.Basta aparecer alguma coisa com características tropicais como o meu "Vince" no ano passado "Bernard" para a coisa ser boa.
20 de Agosto. Haverá já dados mínimos para uma previsão meteorológica da próxima estação?
Estava a pensar que essas condições neutras devem ser postas em contraste com as condições generalizadamente positivas a nível global. Isto é, se subirmos a normal de referência para a actual temperatura média global dos oceanos, La Niña poderá aparecer mais vincada.as observações vão contrariando as previsões e até ao momento só temos condições neutras.
A par daquela insidiosa anomalia seca no Sotavento...No período de 9 a 15 de setembro há uma anomalia positiva de precipitação prevista para o Minho.