Previsões Outono-Inverno 2024/2025

Previsões longo prazo: Mensal e Sazonal

Leia com atenção as condições de utilização do fórum.

Previsões longo prazo: mensal e sazonal (este tópico em que se encontra)
Tópico para previsões de longo prazo, como por ex. previsões probabilísticas mensais e sazonais

Links úteis:

- IPMA mensal
- IPMA sazonal
- AEMET sazonal
- Ilmeteo ECMWF (site italiano que costuma publicar cartas do ECMWF sazonal)
- MetOffice sazonal
- IRI sazonal
- CFSv2 sazonal
- Previsões mensais e sazonais de diversos modelos (NOAA)
- Previsão sazonal MeteoFrance (multi-modelos)
- Previsão semanal e mensal do ECMWF (Comissão Europeia)
- Previsão semanal do ECMWF (IM Húngaro)

Use este tópico apenas para:
- colocar, comentar ou debater previsões ou saídas de modelos.
- comentar e colocar previsões; se forem suas fundamente-as bem. Seja cauteloso e responsável, evite alarmismo não fundamentado que possa gerar alarme social. Não se esqueça, é você o responsável pelo que escreve e assume as consequências do que escreve.

Não use este tópico para:
- seguimento da situação meteorológica corrente, relato das condições meteorológicas, para isso existem os tópicos de seguimento.
- conversa de circunstância, meros palpites ou desabafos ("nunca mais chove", "nunca mais acaba o calor", etc), evite ou use para esse fim o tópico de Seguimento Meteorológico Livre. O reiterado desrespeito poderá ser penalizado.
- criticar avisos ou alertas oficiais, para isso use por exemplo tópicos como "IPMA - Novidades, dúvidas e críticas".
- discutir climatologia ou outro tema, para isso use por exemplo o tópico de Monitorização do Clima Portugal.
- off-topic, evite em absoluto mensagens neste tópico que não se enquadrem no tema do tópico, previsões do tempo.
- Se ocorrer uma deriva natural de tema ou se se proporcionar um outro rumo interessante para discussão, pode comentar ou fomentar um debate noutro tópico ou mesmo criar um mais apropriado baseado numa discussão nascida aqui, citando a mensagem original.
 
20 de Agosto. Haverá já dados mínimos para uma previsão meteorológica da próxima estação?
De momento, para o Setembro-Outubro-Novembro está previsto o seguinte cenário:

ECMWF:
AyxsXNR.png


CFS:
QxtwsB2.png


Tendência para um outono com precipitação abaixo da média e temperaturas acima da média. As previsões para o inverno mostram um cenário idêntico, o que não é animador, mas já se sabe que é sempre muito incerto.
 
Provavelmente no Algarve será assim:

Setembro na média

Outubro seco a normal

Novembro chuvoso

Tanto pode ser isto, como ser ao contrário e até poderá ser tipo como o Outono de 2020 em que Setembro, Outubro e Novembro encheu o túnel. :D

Basta aparecer alguma coisa com características tropicais como o meu "Vince" no ano passado "Bernard" para a coisa ser boa.
 
Provavelmente no Algarve será assim:

Setembro na média

Outubro seco a normal

Novembro chuvoso

Tanto pode ser isto, como ser ao contrário e até poderá ser tipo como o Outono de 2020 em que Setembro, Outubro e Novembro encheu o túnel. :D

Basta aparecer alguma coisa com características tropicais como o meu "Vince" no ano passado "Bernard" para a coisa ser boa.
Sim, basta aparecer atividade tropical por estes lados para trocar as voltas às previsões, como já ocorreu noutras situações. No entanto, a anomalia positiva de precipitação na região dos Açores também permite perceber que a dorsal pode vir a servir de bloqueio às depressões e a potenciar temperaturas mais altas por cá como tem acontecido com mais frequência nos últimos anos.
Vamos ver, previsões a longo prazo são sempre uma incógnita, mas dão para ter uma ideia do que esperar.
 
Basta aparecer alguma coisa com características tropicais como o meu "Vince" no ano passado "Bernard" para a coisa ser boa.
Os dois últimos Outonos até foram generosos, o ano passado aqui caiu logo uma chuvada com trovoada no dia 2 de Setembro, este ano também não estou muito convencido com muita instabilidade, mas sendo uma estação de transição a incerteza ainda é maior, pois alguma cut off pode alterar isto, veremos.
 
20 de Agosto. Haverá já dados mínimos para uma previsão meteorológica da próxima estação?

Por vezes nem para 3 dias há, quanto mais para o próximo Outono.;)
Nos ultimos anos as tentativas de previsão sazonal estão a correr cada vez pior...
Mas cheira-me a um outono algo tardio a começar na segunda quinzena de outubro (o que já não seria mau tendo em conta o periodo recente). Até lá, talvez possamos ter incursões generalizadas de trovoadas e frentes a entrar no Litoral Norte, com a alternância de dias mais quentes (quiça com pequenas ondas de calor) e mais frescos (temperaturas normais).
Mas como disse, cada vez mais é futurologia, pelo que nem vale a pena pensar-se muito no assunto...
 
Neste momento a dúvida é mais será que a Lá Nina se forma ou não, pois as observações vão contrariando as previsões e até ao momento só temos condições neutras.
As previsões dos modelos com temperaturas acima da média e precipitação abaixo têm como base a suposta formação da La Nina, que não costuma ser muito benéfica para esta parte da Europa..
Se a formação desta falhar em principio grande parte da previsão tenderá a falhar também...
Depois temos e sobretudo para a 1a metade do Outono a questão da actividade tropical que me parece neste momento abaixo do previsto.
Portanto em resumo na minha opinião ainda é bastante cedo para vaticinar como será o próximo Outono Inverno..
 
as observações vão contrariando as previsões e até ao momento só temos condições neutras.
Estava a pensar que essas condições neutras devem ser postas em contraste com as condições generalizadamente positivas a nível global. Isto é, se subirmos a normal de referência para a actual temperatura média global dos oceanos, La Niña poderá aparecer mais vincada.

ssta_20240821.webp
 
Parece que as duas primeiras semanas de setembro serão mais frias do que o normal para esta altura do ano e, ao mesmo tempo, secas na maioria do território. :cold: No período de 9 a 15 de setembro há uma anomalia positiva de precipitação prevista para o Minho.
4oISxvOh.png

pcWtckDh.png

El0LnMyh.png
 

Lista de Nomes de Tempestades 2024/2025​


A aproximação do final do verão traz consigo o início de uma nova época de tempestades extratropicais na Europa. A cada dia 1 de setembro, uma nova lista de nomes torna-se efetiva em diferentes grupos europeus. No "grupo sudoeste", em que Portugal se insere através do IPMA, a lista para a temporada 2024/2025 já foi aprovada e é partilhada (imagem abaixo).


A nomeação de tempestades tem-se mostrado eficaz na comunicação da ocorrência destes fenómenos meteorológicos que trazem associadas situações de risco potencial para as vidas e bens dos cidadãos. Esta prática traz igualmente fluidez na comunicação entre os diferentes Serviços Meteorológicos Nacionais e as estruturas de Proteção Civil. Este procedimento facilita também a identificação e o estudo das depressões ao longo do seu percurso sobre a Europa.


Deve notar-se que uma tempestade tropical que se forme no Atlântico e seja nomeada pelo National Hurricane Center (NHC), dos EUA, se sofrer uma transformação nas suas características termodinâmicas, tal que se converta numa tempestade extratropical, irá manter o nome original atribuído pelo NHC na comunicação do IPMA.


O critério para a nomeação de tempestades está diretamente relacionado com os impactos e com a emissão de avisos de nível laranja ou vermelho no sistema internacional de avisos meteorológicos. O principal parâmetro meteorológico que define a nomeação de uma tempestade é o vento, mas tem-se considerado a nomeação de tempestades com outros parâmetros desde que o seu impacto tenha potencial para ser severo.


A atribuição de nomes a tempestades é um projeto conjunto dos serviços meteorológicos da Europa, sob os auspícios da rede EUMETNET, que reúne os 33 serviços meteorológicos europeus. O IPMA pertence ao "grupo sudoeste", no qual se incluem os serviços meteorológicos de Espanha (AEMET), de França (Météo-France), da Bélgica (RMI) e do Luxemburgo (MeteoLux).






Tempestades_Epoca_2024_25.jpg


Tenho que escolher um nome para chamar :inocente:
 
Última edição: