Recordar os Nevões de Fevereiro 1983 (25º aniversário)

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Há 25 anos nevava em todo o norte...
exactamente há 25 anos....

nevenoportoaw2.gif

Algumas fotografias que já estavam no Forum noutros tópicos:

Coimbra, Parque da Cidade

coimbra1983um8.jpg

Coimbra, Bairro do Loreto

neve01.jpg

Coimbra, Monte Formoso

neveqe1.jpg

Braga, Bairro Nogueira da Silva

bragagi9.jpg

Porto, S.Crispim

scrispim11ly.jpg

http://www.meteopt.com/forum/portugal/neve-no-porto-207.html

Santa Comba Dão

53786122mh2.jpg

http://vozdoseven.weblog.com.pt/arquivos/224344.html

Ourém

ouremhd9.jpg

http://boicotesa.blogspot.com/2006/01/o-penltimo-nevo-em-ourm-1983.html

Monchique

monchiqueet8.jpg

http://monscicus.blogspot.com/2007/11/o-nevo-em-monchique-em-1983.html

Uma dúvida que tenho destes dias é de quantas vezes afinal nevou. Eu tenho a ideia que foram em duas datas distintas, separadas por poucos dias. E na primeira a acumulação foi significativa (isto no centro do país), lembro-me que deu para fazer muitos bonecos de neve que se aguentaram bastante bem durante um ou dois dias. Mas isto são memórias muito vagas...

Desde 11 de Fevereiro até ao dia 15 desse ano há relatos de neve um pouco por todo o norte e centro do litoral ao interior.E se olharmos para as cartas da época entendemos o porquê do ocorrido.No Porto caiu uma folheca no dia 11 e nevou mesmo no dia 15.Foi memorável...

Lembro-me de 3 episódios de neve em Coimbra embora não consiga precisar as datas!
Na 1ª lembro-me de ser acordado pelo meu pai a dizer para eu e o meu irmão irmos á janela e dai a estarmos na rua foi um ápice com a neve(nevou durante a noite) com uma excelente acumulação de 10/15cm :huh:. Fomos então passar o dia a brincar com os meus pais por deliberação da minha mãe.No dia seguinte ainda havia neve.
Na 2ª vez recordo-me de ir dar a volta matinal com o cão e ver "aquela coisa estranha a cair de céu" segundo relatei á minha mãe que me informou que era neve. Nesse dia voltou a nevar com intensidade por volta das 11h da manhã durante +-20 min.
Na 3ª apenas me lembro dos relatos e de ver nesse dia o boletim meteorológico onde a máxima para Coimbra era de 5º :cold:!! Tenho esta memória deste dia porque felizmente estava em Trancoso onde uns amigos próximos moravam e era frequente ir lá. Dessa vez os nossos pais tinham ido com a "canalha" á Serra da Estrela para vermos neve e lembro-me perfeitamente desse dia, e antes de regressarmos a Trancoso ao fim do dia de se ver um céu carregado de nuvens e de se comentar que deveria nevar na serra no dia seguinte.Quando acordei no dia seguinte em Trancoso e estava a cair um nevão :surprise: que me deixou tão feliz que tivemos que ficar por lá mais 2 dias :D Julgo que este terá sido em 87:huh:
Todas estas memórias são tão susceptíveis ao erro quanto é a liberdade de uma criança para sonhar :D

PS: Fiquei com uma dúvida :huh: Vince andas a fugir do frio?? A seguir vais viver para Marrocos?? :lmao:

Desde 11 de Fevereiro até ao dia 15 desse ano há relatos de neve um pouco por todo o norte e centro do litoral ao interior.E se olharmos para as cartas da época entendemos o porquê do ocorrido.No Porto caiu uma folheca no dia 11 e nevou mesmo no dia 15.Foi memorável...

Fiz uma animação de satélite e olhando para elas dá a ideia de ter sido logo na manhã do dia 11 sobretudo no centro do país, nos dias seguintes provavelmente alguma pouca neve e muito dispersa em várias regiões conforme existissem nuvens e ocorresse precipitação, e finalmente no dia 15 novamente com mais intensidade e sobretudo no norte ou talvez não ...

Animação IR
Infelizmente do dia 15 não existem as imagens IR de arquivo para além da madrugada (onde acaba o loop)

anim-82.gif

Para compensar há estas do visível do dia 15.

1983-02-15 11:59
vis-2.jpg

1983-02-15 14:47
vis2.jpg

Todas estas fotos só são possíveis graças a esta sequência incrível de 5 dias,em que a norte podia nevar em qualquer lado, em qualquer altura...
Por isso há vários relatos,vários testemunhos em cada um destes loucos dias meteorólicos...mesmo a sul.

vejamih7.gif

vejam1fo9.gif

vejam2bj0.gif

vejam3vx2.gif

vejam4vb5.gif

Há 25 anos ,exactamente há 25 anos,falava assim o tempo.
Curiosamente ,25 anos depois ,e ao 7ºdia, a temperatura não ultrapassou os 20º na região do Porto. Quedou-se pelos frígidos 18.9º.e sempre céu limpo.

a

Por aqui tenho 2 fotos desse ano mágico (agradecia que me ajudassem a colocá-las aqui. Como faço?). Não são de grande qualidade, mas ilustram um pouco do que por aqui caiu.

Começou a nevar ao meio da manhã de 11 de Fevereiro de 1983 (uma 6ªf ;)), e só terminou já de madrugada. Foi um dia em cheio e depois ainda tive-mos um FDS inesquecível, pois a neve tinha certamente uns 20 a 30 cm por toda a cidade e tanto o Sábado como o Domingo foram em grande!!!:thumbsup:
Segundo dados de uma estação meteorológica espanhola (Talavera) cairam mais de 40 mm de precipitação.

Belas memórias da minha adolescência com o meu grupo de amigos!

Por aqui tenho 2 fotos desse ano mágico (agradecia que me ajudassem a colocá-las aqui. Como faço?). Não são de grande qualidade, mas ilustram um pouco do que por aqui caiu.

Começou a nevar ao meio da manhã de 11 de Fevereiro de 1983 (uma 6ªf ;)), e só terminou já de madrugada. Foi um dia em cheio e depois ainda tive-mos um FDS inesquecível, pois a neve tinha certamente uns 20 a 30 cm por toda a cidade e tanto o Sábado como o Domingo foram em grande!!!:thumbsup:
Segundo dados de uma estação meteorológica espanhola (Talavera) cairam mais de 40 mm de precipitação.

Belas memórias da minha adolescência com o meu grupo de amigos!

Olá, bem vindo ao forum.

Dá uma olhadela nestes tópicos:
-> Como inserir imagens no forum
-> Tutorial para reduzir imagem antes do "upload"

Cá esperamos essas fotos bem como as 1952.

Fiz uma animação de satélite e olhando para elas dá a ideia de ter sido logo na manhã do dia 11 sobretudo no centro do país, nos dias seguintes provavelmente alguma pouca neve e muito dispersa em várias regiões conforme existissem nuvens e ocorresse precipitação, e finalmente no dia 15 novamente com mais intensidade e sobretudo no norte ou talvez não ...

Ahhh...Que Saudades! :D

Lembro-me bem desses dias. :cold: Estava em Tomar e os professores do ciclo não conseguiram dar as aulas por causa das crianças irrequietas! :D :D :D
Na sexta-feira nevou bem de manhã :D com alguma acumulação (julgo que com uns 10 cm), e durante a tarde também nevou alguma coisa.
Na terça-feira, nevou só de madrugada, mas a queda de neve foi maior! :w00t:

Infelizmente :sad: o rolo de 36 fotografias espectaculares :surprise: :w00t:, da máquina fotográfica dos meus pais, foi à vida com uma avaria :angry: :brucelee: :angry: no carrete da máquina, e perdi as fotos mais fixes (em termos de queda de neve) da minha infância! :sad:

Olá a todos:

Recordo-me perfeitamente desse dia...

Estava em Sta. Margarida, no BIMec, e era 2º Furriel.

Foi uma alegria no meu Pelotão (de morteiros):lol:, nem parecia a tropa,
mas sim um grupo de criancinhas, a atirarmos bolas de neve, uns aos outros.

Lembro-me que fizemos um grandalhão boneco de neve, mesmo em frente
á Companhia (3ª CAt).

Um abraço

Obrigado pelas boas vindas e pela dicas de como postar as fotos. Então aqui vai:

Forte da Graça (conhecido presídio militar de outrora :disgust:)

aquedutoamoreiranevekb1.jpg

Aqueduto da Amoreira (o ex-libris da cidade)

Sei que são ambas do dia seguinte, ou seja 12 de Janeiro de 1983.

Boas fotos!!:thumbsup::D
Nota-se alguma acumulação!:D

Peço imensa desculpa por fazer um necro de um tópico de 2008. Não sabia que este tópico existia.

Em 1983 tinha 4 anos, e foi por volta dessa idade que vi neve pela primeira vez. Estava na casa da minha avó, estava-mos os dois à lareira e de repente a minha avó chama-me para ir à janela, contrariado lá fui, e o que vi, foi neve, deviam ser umas 3 ou 4 da tarde (normalmente aqui só neva às primeiras horas da manhã) ainda pedi à minha avó para ir brincar prá rua, mas ela não me deixou. No dia a seguir ainda havia alguma neve nas ruas, mas pouca. Não me lembro de mais nada.

Peço imensa desculpa por fazer um necro de um tópico de 2008.
Um tópico onde praticamente já não há imagens. A maior parte delas pifaram-se... Eu gostava de ver a neve de 1983!! :angry: