Saídas de modelos incomuns ou de sonho

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Com melhor resolução, para memória futura: temperaturas de 30 ºc em algumas regiões, isto aos 850 hpa , é obra.. :calor:

Aquela Cut -Off a SW ( zona da Madeira ) a ajudar à "festa" puxando ar muito quente de S/SE


4Y6LHNU.png



OknTKsX.png
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Thomar
Com melhor resolução, para memória futura: temperaturas de 30 ºc em algumas regiões, isto aos 850 hpa , é obra.. :calor:

Aquela cut -ofF a SW a ajudar à "festa" puxando ar muito quente de S/SE


4Y6LHNU.png



OknTKsX.png
T850 a 30ºC, significa para mim (400 alt) potencial para atingir os 45ºC.

Para altitudes inferiores é só somar...
 
  • Gosto
Reactions: Thomar
Até ver temos escapado bem aqui em Portugal. O mesmo não poderão dizer os espanhóis que estão a ter e vão continuar a ter uma sequência gigante de dias tórridos. O padrão é de facto algo excepcional, constantemente com uma re-alimentação de ar de África, e a persistente dorsal que não desgruda. A verdade é que temos tido, excepto um ou dois períodos, sempre alguma relativa suavização em Portugal, graças ou a fluxos de sudoeste, ou mais recentemente a nortada bastante activa. Daí estarmos a passar ao lado de extremos mais loucos.
Mas a brincar a brincar, já vamos em 2 meses deste padrão. E mesmo sem extremos loucos, a verdade é que em boa parte do país, arrisco-me a dizer que 80/90% dos dias estão a ser mais quentes que as normais climáticas. Ou seja, mesmo sem nenhum episódio terrível até agora, a anomalia total neste período desde Maio já vai em terreno super positivo, em grande parte do território.

Sabemos que Julho é o mês mais típico de nortada, e estes dias estão a mostrar como se pode ter tempo suportável apesar de tudo na metade oeste da península, ao mesmo tempo que na outra metade, tão perto, as condições estão terríveis. E isto apenas por um ligeiro detalhe da sinóptica. Portanto, como disse o Vince, caso o padrão continue incrivelmente persistente como está, torna-se complicado não acabar por ocorrer um episódio em que a sinóptica à superfície não vire mesmo...
Estamos mesmo até agora a ter muita sorte.
 
Última edição:
E recordes de temperatura também em muitas regiões da Europa .

E já vamos praticamente desde outubro do ano passado , excetuando fevereiro , com a temperatura acima da media .

E com tempo de verão desde maio .

Há-de compensar! E oxalá seja em pleno Inverno!
 
Esta saída 6 z do GFS está bastante quente, então ali o dia 16/07 :calor:

PfwIfrR.png


Ele vai ameaçando, qualquer dia cai mesmo em cima algo mais extremo :calor:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
Aqueles 48 graus ali matam tudo. E às duas da tarde. Fará às 4 ou 5...

:facepalm: Decididamente o GFS tem um defeito no modelo ali no vale do Sado. Já nas ondas de calor há semanas atrás pôs ali 45ºC. Portanto o melhor é tirar já pelo menos 6ºC a esse "pesadelo" (não é um sonho, seguramente).

E que tal 46ºC às 13h? :huhlmao:

UuwSrP8.png


O GFS deve olhar para o Alentejo como um deserto e para o Vale do Sado em particular como um Vale da Morte! (à escala europeia, claro, pois ainda lhe falta subir mais 10ºC)