Agora com o visivel dá para ter uma melhor ideia dos elementos sinópticos...
Durante esta semana , deverão continuar a ocorrer alguns aguaceiros , especialmente no Norte .
A partir do próximo fim de semana , a tendência é para céu pouco nublado , mas os modelos cortaram no calor , serão apenas 2 ou 3 dias com calor acima do normal para a época .
É impressão minha ou o evento já está terminado no que a trovoadas concerne?::::::::UPDATE::::::::
Após uma manhã com alguma actividade dispersa, em maioria de carácter relativamente benigno, a tarde deverá trazer mais um round de actividade, com várias células a surgirem quer em linha junto da frente fria quer de caracter mais discreto no sector quente.
O mesoescalares continuam a colocar valores de SBCAPE até 500-1000J/kg, e já há resposta á superficie com vários núcleos convectivos a surgir no sat/rad, que rapidamente se organizarão colocando um risco pontual de tempo severo em boa parte da região norte e centro.
Alguém me pode dar o site onde dá para monitorizar as trovoadas a tempo real? Usei-o o ano passado mas não guardei o link e agora não me recordo. E agora chegando o mês de Maio as trovoadas regressam.
Parece que para a semana regressa a saga... a saga do calor
Para terem uma noção os meteogramas do gfs prevê uns graus a menos do que o ipma...