Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2016

Hoje na Vila da Calheta (Madeira) esteve sol quase o dia inteiro. Mas era surrealista porque via nuvens negras em todas as direções, e não sei muito bem como... desviavam sempre para outros lados.

Só apanhei chuva a partir da 17 horas e como veio do mar pude vê-la a chegar e a descarregar no mar antes de chegar até mim.


IMG_20161029_164618_zps51efyiek.jpg
 

Quando daqui a 50 anos finalmente instalarem o radar meteorológico... estas surpresas vão deixar de acontecer sem qualquer aviso.


A promessa de um radar na Madeira existe desde 2010...e vai sendo adiada ano após ano... em cada cada ano prometem uma data diferente... e no ano seguinte atualizam com uma nova data.
Este ano foi novamente adiada para 2018.... mas aposto que para o ano vai passar para 2021...
 
Quando daqui a 50 anos finalmente instalarem o radar meteorológico... estas surpresas vão deixar de acontecer sem qualquer aviso.

A depressão continua a sudeste de Sta. Maria. O que está a acontecer na Madeira é uma linha de instabilidade na costa sul/sudeste que começou a ter mais intensidade a partir das 19h UTC (mais coisa menos coisa já que a mancha nebulosa estava na costa sul antes disso). As células não têm muita expressão em altitude (muito ar seco especulo eu) por isso não são muito visíveis no satélite e no radar não seriam por aí além. O seu surgimento é rápido e inesperado. Neste caso, o radar pouco teria servido para prever. Só para acompanhar com curiosidade.
 
Última edição:
O seu surgimento é rápido e inesperado. Neste caso, o radar pouco teria servido para prever, só para acompanhar com curiosidade.

Existe algum equipamento capaz de detetar com alguma antecedência estes eventos?
Ou ainda não inventaram a tecnologia necessária para este tipo de deteção?
 
Existe algum equipamento capaz de detetar com alguma antecedência estes eventos?
Ou ainda não inventaram a tecnologia necessária para este tipo de deteção?

O radar é um equipamento de acompanhamento em tempo real e não de previsão. São os modelos que indicam quando há situações de instabilidade (CAPE's, LI's...) e até podem indicar a 'localização' da chuva (claro que na realidade a disposição será diferente e há muitos tipos de modelos). Mas pode ocorrer chuva intensa sem que os modelos explicitamente o indiquem. Basta que hajam condições favoráveis a isso.

O radar é útil para os sistemas frontais em que há células convectivas misturadas com nebulosidade estratiforme. É útil para estimar a intensidade das células. O radar nem sempre é eficiente nas situações dos 'rios atmosféricos', ou seja, aquelas frentes em que não há muita instabilidade e a chuva é persistente (estratiforme). O radar não consegue prever coisas que ainda não existem. A instabilidade pode permanecer latente durante algum tempo. Se todos os ingredientes se juntarem formam-se células rapidamente (como hoje na Madeira).

No caso da Madeira é pouco provável que um radar tivesse sido útil nas inundações de 2010 (na altura não acompanhei por isso a minha opinião é muito limitada). A ilha tem um problema orográfico. E não seriam os 300/400 quilómetros de alcance do radar que tinham feito diferença por mais que digam. Só se conseguissem limpar terrenos e evacuar pessoas em 2 ou 3 horas.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub
Aeroporto PDL:

JOH7l74.gif


Há aviso amarelo para vento.
Embora não tenhamos aviso, o vel. Media não está muito diferente... daqui a pouco coloco gráfico


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Aeroporto PDL:

JOH7l74.gif


Há aviso amarelo para vento.

Já se vai com 12 horas do mesmo.

c1DOsas.gif


Um vizinho meu ficou sem o refletor de baixo na antena TDT no temporal no ano passado. Na altura escrevi isso aqui. Bom, substituiu-a e a nova ficou, há pouco, novamente sem o refletor de baixo :hehe:

As bóias da Terceira e da Graciosa estão a registar ondas com 7/8 metros.

Para os Açores é dejá vu. O tempo mais significativo poderá estar reservado para a Madeira em termos de chuva.
 
4gLJAps.png

K3XIwa8.png


Dia bastante produtivo. Do vento o mais relevante é isto:

rvRJ1hy.png


O ano está quase a acabar e a rede continua mais ou menos na mesma. Paralelamente ao aumento do número de estações bem podiam melhorar o portal. As falhas são frequentes. E o mapa individual que mostra a estação individual quando se clica nela bem que podia mostrar as outras. Enfim, precisava de uma revolução.