Seguimento Litoral Norte - Agosto 2019

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Boa tarde e bom resto de domingo para vocês,
A chuva já se foi, pena.
Aqui no litoral temos um dia de céu nublado/limpo por nuvens altas, temperatura amena, por vezes mais fresco devido ao vento de NNO.
 
Hoje foi um dia em que a células estiveram sobre o mar.
Imagem às 20h na Praia de Espinho
41dff552a3c063601ff8189a288f8336.jpg


Enviado do meu COL-L29 através do Tapatalk
 
Hoje saiu então mais uma mínima horária bem baixa na EMA de Paços de Ferreira: 5,7 graus
Confesso que aquilo que está a fazer mais confusão são os registos das t. máximas pois são igualmente "baixas".

Fizeste-me ir ver os registos dessa estação nos últimos 10 dias. É de facto um pouco estranho... Se fica num local de inversão, como as mínimas parecem indicar, as máximas deviam ser mais altas pelo menos 3/4 ºC. Pelo contrário, as máximas registadas competem com as de altitude, por exemplo Montalegre a 1000 m, e é consistentemente mais baixa que as estações mais junto ao mar, o que contraria o efeito da continentalidade. Ao olhar para as temperaturas a redor, diria mesmo que Paços de Ferreira parece uma ilha de frio, como se estivesse situada num ponto de altitude mais elevado. Alguém sabe o local exacto onde se situa a estação e as suas caracteristicas?
 
Fizeste-me ir ver os registos dessa estação nos últimos 10 dias. É de facto um pouco estranho... Se fica num local de inversão, como as mínimas parecem indicar, as máximas deviam ser mais altas pelo menos 3/4 ºC. Pelo contrário, as máximas registadas competem com as de altitude, por exemplo Montalegre a 1000 m, e é consistentemente mais baixa que as estações mais junto ao mar, o que contraria o efeito da continentalidade. Ao olhar para as temperaturas a redor, diria mesmo que Paços de Ferreira parece uma ilha de frio, como se estivesse situada num ponto de altitude mais elevado. Alguém sabe o local exacto onde se situa a estação e as suas caracteristicas?

O membro @Aristocrata será certamente a pessoa com mais conhecimento do clima da zona onde reside. Aguardemos as suas explicações. :D
 
Boa tarde

Por aqui noite fresca com mínima de 12,5ºC

Neste momento sigo com 21,1ºC e nortada forte e desagradável, mar bastante picado, mas a temperatura da água ainda é boa...

Até agora este tem sido dos verões mais fracos para praia dos últimos anos, a lestada tem estado praticamente ausente desde Maio
 
Boa tarde, céu nublado/limpo por nuvens altas, vento fraco a moderado de NNO, sensação térmica baixa, parece outono.
Neste mês tenho um acumulado de 36.6mm.
Podia chover mais, pois fazia falta.
 
O membro @Aristocrata será certamente a pessoa com mais conhecimento do clima da zona onde reside. Aguardemos as suas explicações. :D

Paços de Ferreira fica num plateau a 300 metros de altitude e com picos na envolvente que quase chegam aos 600 metros (castro de Sanfins, de onde se vêem belos panoramas). Para além disso está só a 25-30 km da linha de costa, pelo que beneficia ainda do efeito moderador/humidificador do oceano, penso eu.
 
Bom dia.

Ainda por terras do reino dos Allgarve's , estive ontem a conversar com um meteorologista precisamente sobre isso. Pelos vistos também no IPMA os seus colegas já repararam nos valores da estação, e já o questionaram do porquê...
No sábado, possivelmente irei à estação com ele verificar a estação, coisa que ainda não tive a oportunidade de fazer.
De facto a zona fica propícia a inversões, mas também o facto de ficar no concelho, com alguma diferença de altitude em relação a quase todas em redor poderá propiciar os valores que tem apresentado. Apesar de ter alguma disparidade em relação às minha, parece-me que certos factores contribuem para isso: urbanidade, vegetação caducifólia podem se o factor de diferença assinalável, tanto nas mínimas como das máximas. Em princípio no outono-inverno a diferença atenua. Espero ansioso para comparar.
Bom dia Santo.
 
Bom dia,
Ontem mais um dia de nortada pura, com sensação térmica desconfortável.
Agora pela manha a mesma situação, mas com vento mais fraco, para já agradável.
 
Boa tarde.

Regressado ao nosso cantinho, mais fresco, mas ainda assim agradável.
Hoje a luminosidade está excelente, vento fraco, grande visibilidade, céu limpo, e ao longe, a NO, com nuvens altas a surgir no horizonte.

Hoje
Tmín: 12,8ºC
Tmáx: 28,1ºC

Tactual: 24,8ºC
Hr: 58%

**********************
Estive hoje a ver no local a EMA de Paços de Ferreira. Gostei do facto de estar desimpedida de vegetação, espaço bem arejado, com um novo sensor de temperatura e humidade, o qual permite um melhor arejamento do mesmo devido aos pratos de maiores dimensões do que os que estão em grande parte das estações. Deverão ser o padrão de instalação das novas e de melhoramentos de outras.
Em relação aos dados da estação, no que se refere à temperatura e às dúvidas que foram colocadas aqui no fórum e mesmo no IPMA, o sensores instalados são sempre calibrados para aferir da sua fiabilidade.
Na próxima oportunidade de deslocação à EMA voltarão a calibrar o mesmo, mas por ora tudo parece correctamente instalado, e a funcionar como deve de ser.

No que serve como termo comparativo entre a EMA e a minha própria estação, o que transparece é que as diferenças que registo, de uns 2-3ºC acima (nas mínimas e nas máximas), poderão ser explicadas por estas fotos:
YpvFA1U.jpg

0ZvQM3Y.jpg

dtA8y9o.jpg


EMA:
jTISOB8.jpg

IyZK9O1.jpg

4rpfsw4.jpg


Como é óbvio, a minha estação está com bastante vegetação ao redor, algumas casas afastadas mas ainda assim com efeito de "ilha de calor".
Para já nada posso fazer, quando acabar com a ramada vou também ter cuidado com a vegetação ao redor, topo de árvores, etc. Mas com a ramada não vale a pena pensar nas outras.
********

Continuação de um bom fim de semana e boas férias para quem goza de merecido descanso. ;)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.