Seguimento Sul - Março 2025

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
1722538058941.png

Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Huelva quase nos 20 mm e o radar está generoso. Veremos o que nos traz a tarde.

Huelva quase nos 20 mm e o radar está generoso. Veremos o que nos traz a tarde.
Vamos ver se aparece uma ou outra célula...parece-me que as melhores hipóteses serão a Sotavento ou nas serras. De resto parece-me que com sorte os cortejos Carnavalescos passarão por entre os pingos da chuva. Quarta é que poderá ser chuvosa!
Que dias maravilhosos temos tido... Parece um sonho! Estou eternamente grato:uau:

Uma boa e simpática tarde de trovoada aqui pela zona de Alvalade do Sado. Ainda rendeu 5 registos fotográficos, sendo este 1 deles, captado desde um viaduto por cima da linha do Sul, ligeiramente a sul de Alvalade :)

Pena as pingas, mas pronto, é o que arranja

2025.03.02 - 172234 (NIKON D850) [Alvalade do Sado].webp

Boas,
Por Arronches, este início de março tem sido marcado por alguma precipitação. Tem sido chuva fraca no geral, sendo os acumulados pouco significativos, mas é boa para os solos.

Ontem acumulou 4mm. Hoje segue nos 3.3mm e vai chovendo.

Prova de como os modelos andam sempre muito perdidos nestas situações é aquela faixa de precipitação intensa entre Reguengos e Beja. O que tem marcado este evento é a precipitação ter um movimento bastante lento.

Algarve com aviso amarelo até às 9 h, devido a aguaceiros e trovoadas sobretudo no sotavento.

Começou a chover e trovoada. :D:trovao:

As poucas células que chegaram a entrar em terra dissiparam-se quase de imediato, com poucas descargas entre nuvens.
Mas as células que permaneceram ao largo numa trajectória em direcção a Huelva devem ter proporcionado um belo espectáculo elétrico sobre o oceano.
Nas próximas horas não parece ser muito provável novas células no Sotavento, a não ser que se formem quase do nada.

Rad_Sotavento_20250303-0120.webp
Rad_Sotavento_20250303-0345.webp

DEA_Sotavento_20250303-0120.webp

DEA_Sotavento_20250303-0349.webp

Estou debaixo duma bigorna a apanhar chuva miudinha :hehe:

A célula que passou perto de Lagos e Portimão, era supercélula. Rotação notória em toda a célula e formação de wallcloud durante 2 ou 3 minutos.

Ficam umas imagens que tirei da Beachcam da praia da Rocha, momentos antes da formação da wallcloud.

Beachcam.webp

Beachcam2.webp

Ainda fui para perto do mar para tentar fotografar, mas quando lá cheguei já estava a dissipar...

Esta célula esteve desde antes das 08h00 até às 11h00 a evoluir lentamente e paralelamente à linha de costa desde Sagres até Portimão. Uma outra possível supercélula situada um pouco mais a SSE, também evoluir ali várias horas e ainda está a Sul de Albufeira....