Em relação aos sismo sentidos ontem/hoje e que o
@Wessel1985 faz referência, fico com uma dúvida que, se algum entendido, me podesse explicar, agradecia. Como os sismos são sentidos na zona sul/sudoeste da ilha (S. Bartolomeu e Terra-Chã), quando os epicentros são a sueste?
Sei que o CIVISA neste caso só reporta das zonas onde foi preenchido o formulário, mas mesmo nas redes socias, não vi relatos de pessoas que sentissem o sismo das zonas mais próximas do epicentro.
Podem haver vários factores, como a existência tipos de solo que podem amplificar as ondas sísmicas, a forma como as ondas propagaram-se, a estrutura onde se encontravam, o vento e ondulação na altura e talvez as freguesias de Angra do Heroísmo estejam mais "sensíveis" pelo que se passa no vulcão de Santa Bárbara, mais atentos e mais dedicados a reportar que sentiram um sismo.
Mas olhando para as estações da Raspberry Shake..pressupondo que estão todas instaladas correctamente:
Estação mais próxima para mais distante do epicentro.
Amplitude máxima do sismo.
(Não sei precisar ao certo as freguesias onde estão as estações)
RD8A9 - Porto Judeu.. 10,-14 = 24
RAB54 - Ribeirinha (?).. 18,-15 = 33
SE479 - Nossa Sra da Conceição (?).. 32, -20 = 52
R6017 - São Mateus (?).. 48, -48 = 96
RC6D3 - Serreta.. 13,-12 = 25
A estação que teve maior amplitude, foi a R6017 (96), mas não é a mais próxima do epicentro, mas é a mais próxima de São Bartolomeu/Terra-Chã de onde segundo o IVAR foi onde o sismo foi mais sentido.