STORMCHASING 2024 • Balanço Anual • LusoSkies®

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
1,075
Local
Amora (Seixal)
Olá amigos do fórum,

Com 2025 mesmo a bater à porta, é hora de fazer o já habitual balanço de fim de ano da atividade da marca LusoSkies®.

Assim sendo, e no que diz respeito ao registo de raios, 2024 foi um ano bastante positivo, que superou as expectativas iniciais.

Olhando para a tabela, é facil perceber o porquê: em relação a 2023, o nº de registos foi praticamente 7 vezes superior, o que revela bem o quão diferente e atípico este ano de 2024 foi. Mesmo em relação ao melhor registo de anos anteriores (2021), este ano mais do que duplicou o nº de fotos obtidas. Também foram assinalados novos máximos em todos os outros parâmetros que constam no quadro (nº de partilhas, nº de dias, nº de meses e nº de locais diferentes onde foram registadas as fotos).

Outros dados curiosos tornam este ano, como já foi referido, verdadeiramente atípico: foi o 1º ano de sempre em que foram fotografados raios durante um mês de janeiro, sendo este o único mês do ano que faltava no portfólio de registos fotográficos de descargas elétricas desde o início da atividade da marca LusoSkies®.

Curiosamente, e ao contrário do que é normal, em 2024 não houve registo de raios nos meses de maio e agosto. Estes são dois meses que, tradicionalmente, são muito bons para a formação de trovoadas no interior do continente, mas neste ano isso praticamente não aconteceu. Porém, e em sentido contrário, durante novembro e dezembro houve imensa atividade elétrica, em especial no litoral e sobre o mar junto à costa (sul e oeste), fruto da permanência de águas oceânicas substancialmente mais quentes que o habitual, e a respetiva interação com a formação e deslocação de algumas bolsas de ar frio em altitude (as famosas Dana’s, Dina’s, ou Cut Off’s), algumas delas retrógradas, o que permitiu um nº considerável de registos, bem acima do que é normal para estes meses do ano.

O melhor dia de 2024 em termos de registos foi, por larga margem, o 29 de julho, com a obtenção de numerosas fotos de raios (+ de 500), inicialmente durante a madrugada em Fernando Pó (Poceirão, Palmela), e posteriormente durante a tarde/noite no Parque Eólico de Degracias (concelho de Soure). Este último foi o melhor evento de sempre no que a nº de registos diz respeito; 415 fotos de raios registados com as 3 camaras Nikon!

O ano de 2024 também foi importante e relevante devido à concretização de um objetivo há muito definido pela LusoSkies®, que era a obtenção de registos fotográficos de raios em todos os 18 distritos de Portugal Continental. Esse objetivo foi alcançado a 13 de dezembro (uma sexta-feira, curiosamente) em Peniche, pois apenas faltava o registo de raios no distrito de Leiria. Foi igualmente um ano com algumas boas fotos em Espanha, nomeadamente em Cáceres, a 19 de setembro, com o registo de uma fotogénica trovoada de fim de verão.

Em 2024 a LusoSkies® tornou público um mapa onde se pode ver, com rigor, todos os locais com obtenção de registos fotográficos de raios (61 até à data), e em que é possível visualizar alguns dos raios registados nesses mesmos locais. Esse mapa pode ser acedido na seguinte ligação:

https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=1zvUqsiM_TbyJck9i452DXzp__HY3Y_L2&usp=sharing

Este foi também um ano muito importante devido ao lançamento do 1º eBook oficial da marca, que é o sucessor dos anteriores 5 tutoriais, lançados desde 2018 até 2023.

Este eBook é gratuito e pode ser visualizado e descarregado nesta ligação:



De referir ainda a entrevista dada ao meu amigo Rui Mira, da página MeteoMira, onde falei acerca da minha paixão pela meteorologia, e mais especificamente pelas trovoadas, que me levou à criação do projeto e da marca. A entrevista pode ser vista ou revista aqui:



Devido ao elevado nº de registos fotográficos obtidos durante este ano que agora finda, os habituais ‘Lightning • The B-Sides’, que normalmente são partilhados no início de janeiro, são numerosos e de qualidade bastante elevada.

Em resumo: foi um ano fabuloso, que superou largamente as expetativas, pleno de registos, ainda que com as habituais contrariedades e adversidades que fazem parte do processo, e valorizam ainda mais os sucessos de um caminho percorrido com muito amor e paixão por este tipo de eventos.

Agora, que venha 2025, com novos desafios e novas aventuras…

Um grande bem-haja! ;)

Tabela 2024.JPG



Raio registado a 29 de Julho, no Parque Eólico de Degracias, Soure
53896403985_fc5fe96d90_o.png



Estrutura bastante fotogénica registada na manhã de 20 de abril, no Castelo Velho, em Mação
2024.04.20 - 084602 (NIKON D780) [MA_LS].png
 
Última edição: