Apostas Temperaturas 25-27 Junho 2023

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,914
Local
Figueira da Foz
E daí, nem por isso. As previsões em que me baseei e que mostravam uma realidade ligeiramente mais fresca nos primeiros dois dias acabaram por se revelar mais acertadas do que as previsões posteriores
Tendo em conta as mudanças nos modelos desde que apostei, devo falhar maioritariamente por defeito amanhã e segunda, e por excesso na terça, veremos
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,222
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
E daí, nem por isso. As previsões em que me baseei e que mostravam uma realidade ligeiramente mais fresca nos primeiros dois dias acabaram por se revelar mais acertadas do que as previsões posteriores
Acho que dentro do mal, vais acabar por ter um bom resultado. Eu achei que hoje iria aquecer ligeiramente face a ontem. Mas está bem mais fresco. E Faro, que há dias prometia tanto e agora nem chega aos 30ºC?
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,914
Local
Figueira da Foz
Acho que dentro do mal, vais acabar por ter um bom resultado. Eu achei que hoje iria aquecer ligeiramente face a ontem. Mas está bem mais fresco. E Faro, que há dias prometia tanto e agora nem chega aos 30ºC?
Acho que me safei razoavelmente bem nas mínimas, mas as máximas estão a correr mal, basta ver que no exemplo de Faro que deste este foi o dia em que previ a máxima mais alta (embora ainda possa subir, especialmente num lugar como aquele que está sempre ao sabor do vento)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,483
Local
Olhão (24 m)
Acho que me safei razoavelmente bem nas mínimas, mas as máximas estão a correr mal, basta ver que no exemplo de Faro que deste este foi o dia em que previ a máxima mais alta (embora ainda possa subir, especialmente num lugar como aquele que está sempre ao sabor do vento)
Já vou colocar um fogareiro por baixo da estação. :D
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,510
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Acho que dentro do mal, vais acabar por ter um bom resultado. Eu achei que hoje iria aquecer ligeiramente face a ontem. Mas está bem mais fresco. E Faro, que há dias prometia tanto e agora nem chega aos 30ºC?
Terá sido em parte devido ao fumo. Duvido que os modelos já integrem sempre em tempo útil os dados relativos a estes eventos de partículas na atmosfera (incêndios, poeiras dos desertos, erupções vulcânicas). A própria geração inicial desses eventos sai muitas vezes do âmbito da modelação do comportamento da atmosfera, limitando-se esta a receber a carga e a transportá-la. A quantificação inicial da carga e a continuidade da sua geração serão determinantes para o rigor da modelação.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,762
Local
Loures
Ora biba! :D

Sem mais demoras, apresento a classificação final.

BsyaBZ8.png


Parabéns ao @N_Fig pela vitória neste concurso! :winner: E também aos restantes que ficaram no pódio, @david 6 e @AnDré :)

Obrigado a todos os que participaram. Foram poucos, mas bons. No próximo concurso talvez tenhamos que reduzir o número de estações e/ou o número de dias a apostar, para ver se a malta adere mais.

Só uma nota para o @N_Fig, que na altura da escolha das estações questionou se tinham de ser de Portugal Continental, e eu (talvez) erradamente disse que sim, mas, de facto, teria sido bastante interessante ter tido uma estação do Arquipélago da Madeira, pois todos verificámos o que se passou por lá nestes dias. Estamos sempre a aprender :p
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,075
Local
Oeiras
Ora biba! :D

Sem mais demoras, apresento a classificação final.

BsyaBZ8.png


Parabéns ao @N_Fig pela vitória neste concurso! :winner: E também aos restantes que ficaram no pódio, @david 6 e @AnDré :)

Obrigado a todos os que participaram. Foram poucos, mas bons. No próximo concurso talvez tenhamos que reduzir o número de estações e/ou o número de dias a apostar, para ver se a malta adere mais.

Só uma nota para o @N_Fig, que na altura da escolha das estações questionou se tinham de ser de Portugal Continental, e eu (talvez) erradamente disse que sim, mas, de facto, teria sido bastante interessante ter tido uma estação do Arquipélago da Madeira, pois todos verificámos o que se passou por lá nestes dias. Estamos sempre a aprender :p
Reduzir o número de estações parece-me uma boa ideia. Tive pouco tempo desta vez para fazer apostas, talvez se fossem 6 ou 7 estações, teria conseguido tirar uma hora ou duas, e entrado no concurso.

Parabéns a todos os participantes pelas apostas, por terem perdido algum tempo a analisar modelos e estações meteorológicas!
Parabéns também ao grande vencedor e ao top 3 :D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,457
Local
Arronches / Lisboa
O primeiro dia correu um pouco mal, mas entretanto ainda consegui chegar ao 4º lugar. :D

Parabéns ao @N_Fig pela vitória, aos membros do pódio e a todos pela participação. :thumbsup: E claro, obrigado ao @Duarte Sousa pela organização de mais um concurso.
 
Última edição:

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Ora biba! :D

Sem mais demoras, apresento a classificação final.

BsyaBZ8.png


Parabéns ao @N_Fig pela vitória neste concurso! :winner: E também aos restantes que ficaram no pódio, @david 6 e @AnDré :)

Obrigado a todos os que participaram. Foram poucos, mas bons. No próximo concurso talvez tenhamos que reduzir o número de estações e/ou o número de dias a apostar, para ver se a malta adere mais.

Só uma nota para o @N_Fig, que na altura da escolha das estações questionou se tinham de ser de Portugal Continental, e eu (talvez) erradamente disse que sim, mas, de facto, teria sido bastante interessante ter tido uma estação do Arquipélago da Madeira, pois todos verificámos o que se passou por lá nestes dias. Estamos sempre a aprender :p
Bom dia

Parabéns ao pódio e principalmente ao @N_Fig. Eu, no teu caso, corria a fazer o Euromilhões :D:lol:
Obrigado também ao staff @Duarte Sousa por este momento de diversão, pois também é necessária alguma alegria e dinâmica no grupo.
Quanto a mim, ir sempre escalando posições, é um verdadeiro milagre :D:cool:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,914
Local
Figueira da Foz
Obrigado a todos! Quando me fui deitar ontem tinha olhado para os extremos horários e ficado com a ideia ideia que era possível ganhar, mas que o @AnDré e o @david 6 também poderiam, fizemos todos uma boa prova. Eu fui duplamente beneficiado pela altura em que apostei: não só tive um bónus maior, como ironicamente os modelos na altura indicavam um cenário mais fresco que foi mais certeiro que as previsões seguintes
Reduzir o número de estações parece-me uma boa ideia. Tive pouco tempo desta vez para fazer apostas, talvez se fossem 6 ou 7 estações, teria conseguido tirar uma hora ou duas, e entrado no concurso.

Parabéns a todos os participantes pelas apostas, por terem perdido algum tempo a analisar modelos e estações meteorológicas!
Parabéns também ao grande vencedor e ao top 3 :D
Eu tenho ideia que o número de estações a concurso inicialmente era menor, mas tivemos algumas más surpresas em que havia muitas estações a falharem e daí se aumentou, é sempre um risco, embora me pareça que o IPMA anda mais fiável. Também não sei que que ponto este método da mensagem privada não diminuiu a participação
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,224
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Muitos parabéns pelo primeiro lugar, @N_Fig ! :winner:

E aos restantes pela participação neste concurso em dias tão desafiantes! :cool:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Curiosamente, o que me desgraçou o concurso foi, de longe, o 2º dia, principalmente as mínimas, devido às inversões que ocorreram e que não previ. O 3º dia até correu bem, e teria sido mesmo muito bom não fosse a tragédia de Faro, que sozinho fez metade do meu erro total deste dia nas máximas. Claramente o fluxo de norte nunca se impôs naquela estação, poucos km a norte tivemos temperaturas bem superiores todos os dias. Exagerei um pouco em Portalegre também nas mínimas, arrisquei a pensar que o NE fizesse das suas durante a noite, mas os NW ao início da noite baixaram temporariamente as temperaturas. Esposende também aprendi que a nortada e o fluxo marítimo ali domina por completo. Pensei que durante as manhãs, uma nortada mais fraca permitisse aquecer um pouco mais. Foram sempre 3/4 ºC de erro nas máximas nessa estação por causa disso. Gosto de analisar o porquê das falhas e sucessos, é um dos principais motivos que me fazem participar nestes concursos. Sempre a aprender!

Pelo menos acho que acertei na estação com maior erro (FARO) :rolleyes:

Acho que, apesar de tudo, o desempenho global não foi nada mau. Erros médios entre 1,3 e 2ºC entre o primeiro e o último classificado não são de todo nada más estimativas. Muitos parabéns a todos!

E claro, parabéns ao N_Fig e ao pódio pelo excelente concurso! Um agradecimento também ao Duarte pelo tempo despendido na organização.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,222
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Obrigado a todos! Quando me fui deitar ontem tinha olhado para os extremos horários e ficado com a ideia ideia que era possível ganhar, mas que o @AnDré e o @david 6 também poderiam, fizemos todos uma boa prova. Eu fui duplamente beneficiado pela altura em que apostei: não só tive um bónus maior, como ironicamente os modelos na altura indicavam um cenário mais fresco que foi mais certeiro que as previsões seguintes

Eu tenho ideia que o número de estações a concurso inicialmente era menor, mas tivemos algumas más surpresas em que havia muitas estações a falharem e daí se aumentou, é sempre um risco, embora me pareça que o IPMA anda mais fiável. Também não sei que que ponto este método da mensagem privada não diminuiu a participação
Quase todos apostámos em máximas idênticas às de 2ªfeira. A tua aposta na descida de temperatura levou-te à vitória. Parabéns! ;)

Eu também gosto deste tipo de concursos para ficar com uma melhor noção do comportamento da temperatura nas diversas estações. Achei, por exemplo, que Alcobaça refrescasse mais. Tive um grande erro nas mínimas dessa estação.
Relativamente a Faro... Não era para apostar nas temperaturas do Funchal? Mais valia! :p

O número de estações inicialmente eram 10. Mas como havia sempre algumas que falhavam, começou-se a apostar em 12. Também estou de acordo a que sejam menos. 10 está bom.
Pessoalmente gosto de ir seguindo os valores das observações em tempo real. Para a próxima, podíamos escolher entre estações amadoras e a Lista das EMAs do IPMA que dessem para acompanhar em tempo real.