Passagem de tempestade Freddy por Moçambique deixou 3300 pessoas sem eletricidade
A passagem da tempestade tropical Freddy por Moçambique no passado fim de semana, deixou cerca de 3300 pessoas sem energia elétrica na província de Inhambane, no sul do país. Os distritos de Vilanculo, Inhassouro, Mabote, Massinga e Funhalouro foram afetados após cerca de 21 postes de média tensão e um posto de transformação terem sido destruídos. Já se encontram no terreno equipas técnicas para repor de forma gradual a rede, contudo as condições meteorológicas adversas e a inacessibilidade de alguns locais estão a dificultar os trabalhos.
Segundo um balanço preliminar das autoridades, na passada sexta-feira, a tempestade tropical Freddy causou estragos em dois centros de saúde e em 24 salas de aulas. Até ao momento não há vítimas a registar. Estima-se que o custo total para a reposição dos danos causados em Inhambane ronde os 6,6 milhões de meticais, cerca de 100 mil euros.
De acordo com os serviços meteorológicos, a tempestade perdeu força e dirigiu-se para o interior de Moçambique, bem como para o Zimbabué, com previsão de provocar chuva intensa nos dias seguintes. O alerta emitido anteriormente no sul do país mantém-se, uma vez que os caudais dos rios se encontram elevados e os solos saturados.
Antes de atingir Moçambique, Freddy passou por Madagáscar, onde provocou sete mortes e afetou cerca de 78 mil pessoas.
Fontes
MSN
RTP
Foto: © Luciano da Conceição/DW in MSN