Um morto e nove feridos em avalanche na Noruega
Uma avalanche soterrou uma dezena de casas no arquipélago de Svalbard, no Ártico, provocando pelo menos um morto e nove feridos.
O governo do arquipélago (que pertence à Noruega) anunciou que um homem de 40 anos morreu na sequência da avalanche, ocorrida cerca das 11.00 horas, na encosta do monte Sukkertoppen virada para Longyearbyen, capital de um território onde vivem essencialmente mineiros, cientistas e ursos polares.
A primeira-ministra, Erna Solberg, já mencionou na rede social Twitter as "imagens terríveis" de casas engolidas pela massa branca.
Um balanço do hospital universitário da região indica que além de um morto há nove feridos, quatro crianças e cinco adultos, dos quais estão em estado grave duas crianças e um adulto. Este adulto foi levado para o continente, para um hospital de Tromso.
O governo local tinha inicialmente anunciado que havia vários feridos e desaparecidos, mas durante a tarde especificou que não havia desaparecidos.
Dez casas de madeira, de cor viva, típicas do arquipélago, ficaram soterradas. Testemunhas indicaram que as que estavam na encosta foram arrastadas cerca de 20 metros.