Seguimento Litoral Norte - Agosto 2023

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,611
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Agora a este de Espinho

Vê aqui:
Vista desde a Torre, há minutos:

kRC6BSR.jpg



Imagem de satélite nesse momento:
ZPpFtDn.png



A célula teve um período de meia hora, entre as 16h50 e as 17h20 com ecos bastante agressivos, talvez tenha caído algum granizo:

3CdulCm.png


Único registo de precipitação foi até ao momento na estação WU de Alhões, com a temperatura a descer cerca de 7ºC à passagem do aguaceiro de 0,5 mm:

R28LS6Z.png


E agora vai assim, movimento para NNW:

cNg1C2H.png
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
7,004
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom fim de dia.

RECORDES batidos, tanto na minha estação como na EMA de Paços de Ferreira.
Cá em casa a Tmáx foi de 39,6ºC.
Na EMA a Tmáx foi de 40,3ºC.

A EMA de Luzim-Penafiel foi aos 39,8ºC.
Não sei se será recorde.

No caso da EMA de Paços de Ferreira, que é ainda uma "criança", acredito ser também um valor historicamente alto; talvez em 2003 se tenha chegado a este patamar: Não tendo dados de 1981 até à nova EMA, só tenho acesso aos dados de 1955 a 1980, relativa à antiga estação agrária, localizada na mesma zona da EMA, onde o máximo registado foi de 39,1ºC.

É um dia particularmente quente, sigo com 27,2ºC de Tmédia.

Tactual: 34,2ºC
Hr: 27%


Há cerca de 25 minutos o céu estava assim, com 2 células pouco distantes de si, vista para E\NE:
LuorPhX.jpg
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,972
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Que bafo por aqui, 36.5ºc actuais ( máxima até ao momento). :calor:

A máxima subiu duas décimas, ficou nos 36.7ºc. :calor:

Neste momento ainda 32.1ºc, vento fraco de norte e 44%HR.

Aragem quente na rua :calor:
 
Última edição:

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,388
Local
Ferreiros, Braga 160m
Boa noite,

Que forno hoje :calor:
Merelim às 16h marcava 39,7°C e à pouco deu na televisão um mapa das estações no IPMA e Merelim estava nas que passou os 40°C. Impressionante o quão frequente isto se está a tornar. Desde de 1996 quando a estação começou a funcionar que só passou os 40°C a primeira vez em Agosto de 2016 com 42,2°C. Desde aí voltou a passar duas vezes em Agosto de 2018, o ano passado com 41°C em Julho e hoje.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
7,004
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

O céu está agora mais limpo, corre leve brisa que ajuda um pouco a refrescar a casa. Não que esteja muito quente (26,2ºC) cá dentro, rés-do-chão, mas permite dormir melhor.

Tactual: 24,3ºC
Hr: 45%
Tmédia: 28,0ºC (de respeito para a região!)
 

nuvens365

Cirrus
Registo
24 Out 2012
Mensagens
22
Local
Vila Nova de Gaia
A EMA de Ponte de Lima ( IPMA) já com mais de 74 mm acumulados hoje. :rain:

A faixa de chuva persistente e por vezes forte, com acumulados horários acima dos 15 mm ( 17.9 mm em Ponte de Lima numa hora) esteve mais no extremo Norte/ NO.

Por aqui tarde de chuva persistente e densa com 2.6 mm até ao momento.

Ambiente algo abafado e muito húmido, 21.8ºc atuais ( mínima de 21.0ºc) e 96%HR. :sweat:

Céu encoberto, nevoeiro e chuva contínua. :rain:
Voltando a sabado, e com as desculpas pelo lapso temporal, estive por estes dias acampado no Campo do Geres.
Comecou a chover por volta das 21h de sexta feira e choveu praticamente sem paragens ate' as 18h de sabado.
Nao me recordo de ver chover tao intensamento e durante tanto tempo ali 'naquele penico'.

Alguem sabe de valores de precipitacao ali naquela zona? Os mais de 70mm nao me parecem de todo descabidos, mas penso que localmente tera' sido ate' mais.
O resultado foi o esperado... tendas alagadas, fauna por todo o lado (as ras ibericas sao giras) e corridas aos secadores de roupa.
Ate' os funcionarios do parque estranharam a quantidade de chuva para um dia so'.

Domingo, parecia um mes totalmente diferente. Sol e calor....

Obrigado,
Alex
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
7,004
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Voltando a sabado, e com as desculpas pelo lapso temporal, estive por estes dias acampado no Campo do Geres.
Comecou a chover por volta das 21h de sexta feira e choveu praticamente sem paragens ate' as 18h de sabado.
Nao me recordo de ver chover tao intensamento e durante tanto tempo ali 'naquele penico'.
Boa experiência... :console:
Há cerca de 31\32 anos (+\-), fui acampar para o Gerês. Não o fiz porque quando lá cheguei, um amigo disse-me: "É melhor voltares, já estamos há 3 dias com chuva sem parar um minuto sequer. Está tudo encharcado". lembro-me tão bem destas palavras...:rolleyes:
Obviamente segui o sábio conselho e lá fui acampar a mais de 200 km dali...para sul.
O Gerês é um mundo à parte. Se bem que as condições se tenham alterado nesta últimas décadas, por lá é sempre possível o inesperado.

Bem, por cá, o dia de ontem foi muito quente, mas afastado 3ºC da realidade de 3ª feira, onde os recordes se quebraram. A Tmáx foi de 36,3ºC.

A noite de hoje foi quente, mas com o condimento "extra" da humidade\nevoeiro que apareceram, com leve brisa, a refrescar o corpo e a casa: Tmín de 17,7ºC.
Nem uma noite tropical eu tenho; que inveja dos nórdicos...:D

O céu está pouco nublado, com bruma. O vento corre fraco de OSO.
Sua-se um bocado...

Tactual: 28,2ºC
Hr: 51%
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,504
Local
Olhão (24 m)
Boa tarde.


Boa experiência... :console:
Há cerca de 31\32 anos (+\-), fui acampar para o Gerês. Não o fiz porque quando lá cheguei, um amigo disse-me: "É melhor voltares, já estamos há 3 dias com chuva sem parar um minuto sequer. Está tudo encharcado". lembro-me tão bem destas palavras...:rolleyes:
Obviamente segui o sábio conselho e lá fui acampar a mais de 200 km dali...para sul.
O Gerês é um mundo à parte. Se bem que as condições se tenham alterado nesta últimas décadas, por lá é sempre possível o inesperado.

Bem, por cá, o dia de ontem foi muito quente, mas afastado 3ºC da realidade de 3ª feira, onde os recordes se quebraram. A Tmáx foi de 36,3ºC.

A noite de hoje foi quente, mas com o condimento "extra" da humidade\nevoeiro que apareceram, com leve brisa, a refrescar o corpo e a casa: Tmín de 17,7ºC.
Nem uma noite tropical eu tenho; que inveja dos nórdicos...:D

O céu está pouco nublado, com bruma. O vento corre fraco de OSO.
Sua-se um bocado...

Tactual: 28,2ºC
Hr: 51%
Que não seja por isso, que eu mando-te já como encomenda muito urgente umas noites tropicais já para aí, a próxima com a previsão de 27°C não queres? :D
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Boa tarde.


Boa experiência... :console:
Há cerca de 31\32 anos (+\-), fui acampar para o Gerês. Não o fiz porque quando lá cheguei, um amigo disse-me: "É melhor voltares, já estamos há 3 dias com chuva sem parar um minuto sequer. Está tudo encharcado". lembro-me tão bem destas palavras...:rolleyes:
Obviamente segui o sábio conselho e lá fui acampar a mais de 200 km dali...para sul.
O Gerês é um mundo à parte. Se bem que as condições se tenham alterado nesta últimas décadas, por lá é sempre possível o inesperado.

Bem, por cá, o dia de ontem foi muito quente, mas afastado 3ºC da realidade de 3ª feira, onde os recordes se quebraram. A Tmáx foi de 36,3ºC.

A noite de hoje foi quente, mas com o condimento "extra" da humidade\nevoeiro que apareceram, com leve brisa, a refrescar o corpo e a casa: Tmín de 17,7ºC.
Nem uma noite tropical eu tenho; que inveja dos nórdicos...:D

O céu está pouco nublado, com bruma. O vento corre fraco de OSO.
Sua-se um bocado...

Tactual: 28,2ºC
Hr: 51%
Off-Topic: Fazendo das palavras do @algarvio1980 minhas, eu tenho também umas noites tropicalientes para a troca :D


Quanto ao Gerês e à vossa experiência (@nuvens365 e @Aristocrata ) no Campo do Gerês, acredito que serão fãs do campismo, mas nessa região aconselho-vos um alojamento diferente, tal como a Albergaria Stop. Saudades essa região e de fazer 22 kms a pé, para ir até à fronteira. Pois, o regresso fez-se muito longo, mas valeu bem a pena :)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,235
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Voltando a sabado, e com as desculpas pelo lapso temporal, estive por estes dias acampado no Campo do Geres.
Comecou a chover por volta das 21h de sexta feira e choveu praticamente sem paragens ate' as 18h de sabado.
Nao me recordo de ver chover tao intensamento e durante tanto tempo ali 'naquele penico'.

Alguem sabe de valores de precipitacao ali naquela zona? Os mais de 70mm nao me parecem de todo descabidos, mas penso que localmente tera' sido ate' mais.
O resultado foi o esperado... tendas alagadas, fauna por todo o lado (as ras ibericas sao giras) e corridas aos secadores de roupa.
Ate' os funcionarios do parque estranharam a quantidade de chuva para um dia so'.

Domingo, parecia um mes totalmente diferente. Sol e calor....

Obrigado,
Alex
Boa tarde.

Boa experiência... :console:
Há cerca de 31\32 anos (+\-), fui acampar para o Gerês. Não o fiz porque quando lá cheguei, um amigo disse-me: "É melhor voltares, já estamos há 3 dias com chuva sem parar um minuto sequer. Está tudo encharcado". lembro-me tão bem destas palavras...:rolleyes:
Obviamente segui o sábio conselho e lá fui acampar a mais de 200 km dali...para sul.
O Gerês é um mundo à parte. Se bem que as condições se tenham alterado nesta últimas décadas, por lá é sempre possível o inesperado.

Por vezes acontece.
Em Julho de 2014 a EMA de Cabril, que é bem menos húmida que o Campo do Gerês, acumulou 70mm em 24h. E 23/07/2009 foram 101,4mm em 24h. Aliás, nesse dia esteve uma frente estacionária no noroeste que gerou grandes acumulados em todo o Minho. Mesmo Montalegre acumulou 84,6mm.
Por isso, no Campo do Gerês, os acumulados deverão ter andado perto dos 200mm.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,388
Local
Ferreiros, Braga 160m
Boa tarde,

Hoje já está mais fresco e as nuvens baixas avançaram bem. De manhã estive perto da Serra Amarela e chamou-me a atenção a quantidade de insetos que andavam por lá. Viam-se também muitas aranhas-vespa, muitas delas já com uma boa refeição ao pé delas :D. Mas o que me espantou foi a enorme quantidade de borboletas que lá andavam. Por onde passei estava tudo cheio de borboletas. Não sei se é comum ou não, mas nunca tinha visto tal coisa. Deixo um link para o tópico Biodiversidade com alguns registos.

 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
7,004
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Eis que a normalidade regressou ao nosso cantinho lusitano.
Depois do calor excessivo, agora temos vento, que ontem à tarde se apresentou na forma de rajadas por vezes fortes.
Está agradável - para a praia nem por isso pelo vento, já que a temperatura nem é das mais baixas para a prática balnear. Mas o vento...

O céu ontem, como hoje, apresentou-se pouco nublado, nuvens médias, mais nas zonas montanhosas, ainda que hoje em menor quantidade.
Esta madrugada a temperatura desceu aos 10,5ºC.

Sábado
Tmín: 11,4ºC
Tmáx: 23,4ºC

Tactual: 19,7ºC
Hr: 57%


Boa tarde,

Hoje já está mais fresco e as nuvens baixas avançaram bem. De manhã estive perto da Serra Amarela e chamou-me a atenção a quantidade de insetos que andavam por lá. Viam-se também muitas aranhas-vespa, muitas delas já com uma boa refeição ao pé delas . Mas o que me espantou foi a enorme quantidade de borboletas que lá andavam. Por onde passei estava tudo cheio de borboletas. Não sei se é comum ou não, mas nunca tinha visto tal coisa. Deixo um link para o tópico Biodiversidade com alguns registos.
Nos últimos tempos tem-se especulado muito com a diminuição dos insectos.
A meu ver as zonas mais húmidas continuam a ter muitos insectos, já as zonas onde a seca tem sido mais persistente apresenta menos exactamente pelo elemento água rarear.
Os lagos, os charcos, os rios e outros locais são importantes para a deposição dos ovos. Sem água é de esperar a diminuição dos insectos.
Outra razão poderá estar associada à agricultura intensiva, onde há menor variedade de plantas, mudando assim os ecossistemas.
Estas zonas nortenhas viram este ano hidrológico água em quantidade normal (ou mesmo acima), bem distribuída até agora.
Também por aqui tenho muitos insectos e borboletas até mais que em anos anteriores - mas notoriamente menos do que há 30\40 anos.

Votos de um bom domingo, boa semana de férias (ou de trabalho para alguns). :cheers:
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,696
Local
Gondomar (188m)
Estes meses de agosto e Julho tem sido pessimos , foram e estao a ser uns meses do 80 e do 8 !
Tivemos calor intenso mas predominou um padrão de temperaturas abaixo do normal e lestadas quase um redondo 0 .
Hoje à sombra é desagradavel e fresco muito devido à forte nortada que marca presença e que quase é necessario um casaco .

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk


Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk