Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2024

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,203
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa noite,

Depois de alguma indecisão sobre qual dos dois alvos fenómenos iria "caçar" hoje, lá acabou por ser o "elemento branco"o eleito! :D
A caçada fotográfica teve lugar pelas alturas do nosso belo PNPG, onde não ia ao que já me pareciam séculos.

Não foi fácil de ver, no entanto! A "branquinha" esteve sempre muito bem escondida pelo nevoeiro que ou subia desde o fundo do vale do rio Gerês ou descia dos céus. Acumulação bem lá nos píncaros apenas. Por onde andei, maioritariamente nas imediações do Miradouro e Casa do Guarda de Junceda e Trilho da Silha dos Ursos, viam-se, aqui e ali, uns restinhos.

Vento frio e aguaceiros com fartura foram o prato do dia. E água a escorrer por todos os lados então nem se fala.
Ainda pensei ir ao Miradouro do Tibo, na Peneda, mas ao início da tarde o panorama começou a ficar ainda mais feio e já não fui nessa aventura... fui só até Brufe ver como estava o Abocanhado — estava cheio — com passagem pela Barragem de Vilarinho das Furnas.

Ficam então algumas fotos do dia.

Miradouro de Junceda e Trilho das Silhas dos Ursos
kQqEcBD.jpeg


Cgebv2N.jpeg


XThS14l.jpeg


Wtd1pwB.jpeg


olp1Xen.jpeg


qLwivru.jpeg


Serra Amarela
AeyUuMb.jpeg


Albufeira de Vilarinho das Furnas
oQXNnrj.jpeg


1ohIMEr.jpeg


Descida de Brufe para a barragem
7H80fM9.jpeg


KswsTn8.jpeg
 


JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,435
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite,
Chuva moderada, eis que amanhã mais um dia chuvoso.

Enviado do meu 22126RN91Y através do Tapatalk
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,999
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

A chuva está pegadinha, puxada a vento, com incremento na intensidade desde o meu "post" anterior.
O acumulado diário subiu para os 29,0 mm. &,3 mm na última hora.
O acumulado mensal vai em 243,4 mm.
O acumulado do Ano Hidrológico está agora nos 1706,1 mm. Por curiosidade é o valor da média da antiga estação agrária de Paços de Ferreira, localizada onde agora é o Parque da cidade e, também, onde se encontra a EMA de Paços de Ferreira, com os dados obtidos entre os anos de 1955 e 1980.

Tactual: 12,1ºC
Hr: 96%
P.Orvalho: 12,0ºC

Continuação de um excelente fim de semana.
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,435
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
A neve vai toda derreter amanha nao ?

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk
Boa noite,
Com a quantidade de água que cai e o aumento da temperatura é capaz de derreter.

Enviado do meu 22126RN91Y através do Tapatalk
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,999
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
A neve vai toda derreter amanha nao ?

Enviado do meu SM-G998B através do Tapatalk
É provável que só reste nos topos do Gerês e do Larouco.
Não é fácil, mas a probabilidade é sempre maior quanto mais para o interior e cumes acima dos 1200 mts. Aí o frio pode manter-se mais tempo, protegendo um pouco das entradas de ar mais húmido e temperado.

Por cá a chuva já conta no novo dia, 1,2 mm.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,203
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
:uau: Obrigado!!Fascinantes imagens!

Podes crer, "séculos", é assim que eu também sinto, e foram só 18 meses.
De nada Ricardo! :)

Foi pena ter fechado tanto, pois quando estava a caminho, ao fazer o desvio para a Caniçada via-se tudo muito melhor. Na primeira hora e picos lá por cima não se via praticamente nada, só se ouvia a água a correr e a despenhar-se pelas encostas. Quase que desisti da caçada por ali... mas depois lá foram aparecendo alguns sinais em como não seria uma viagem completamente perdida. :hehe:

Apesar do frio que se fazia sentir, não estava frio o suficiente para nevar. O que foi uma pena, pois os aguaceiros mais intensos, que, no entanto, não eram de água completamente líquida, teriam dado origem a quedas de neve bem intensas e bonitas. C'est la vie... :)
-------------------------

Pelo Porto, ontem registou-se um acumulado de 10,9 mm. Hoje soma 4,29. Fevereiro leva 125,71.
Manhã fechada e cinzentona. Não chove, para já. 14,4 ºC e 90% de HR neste momento.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,999
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia\boa tarde.

Por cá a chuva tem marcado o passar das horas desde as 00h.
Ora fraca, ora moderada, bem coadjuvada pelo vento que vai soprando moderado, com rajadas por vezes fortes, do quadrante SSO (dominante).
O acumulado diário está em 22,7 mm.
O acumulado mensal subiu para 266,0 mm. Já está acima do normal e, atendendo aos dias quentes e secos que tivemos, não seria muito expectável chegar a esta altura com este valor. Bem bom...
O ar frio lá deu o lugar a massa de ar mais temperada.
Deixo esta imagem do EUMETSAT. Para já só o Litoral Nortal está sob a accção desta massa nebulosa que traz chuva:

eumetsat 1.png


Tactual: 13,2ºC
Hr: 95%
P.Orvalho: 13,0ºC

Continuação de excelente domingo. :thumbsup:
 
Última edição:

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,435
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa tarde,
Litoral Norte, chuva moderada e vento com fartura.
Aguaceiros fortes.
Vento de quadrante N/NO.

Enviado do meu 22126RN91Y através do Tapatalk
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,999
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Continua a chover bem e o acumulado está nos 46,2 mm.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,961
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Chove torrencialmente pelo Porto neste momento :rain: