Seguimento Rios e Albufeiras - 2024

efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
396
Local
Amadora
Cota alqueva: 141,49 m

Nem um metro, faltam 51 centímetros para NPA. Ou 198 hm3. Mas também é o último meio metro mais difícil de encher, digamos. 20 dias se o caudal não mudar muito.
Se encher vão aproveitar para enviar para as restantes barragens do sistema que ainda não estão a 100% ou vão simplesmente descarregar para Pedrógão?
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,185
Local
Belas
Se encher vão aproveitar para enviar para as restantes barragens do sistema que ainda não estão a 100% ou vão simplesmente descarregar para Pedrógão?

Acho que o Alqueva (Edia) é uma empresa e a água de borla não deve funcionar para uma empresa,, mandar para outras só a pagar, mas isto sou eu a pensar, não sei como funciona!

O contrato de concessão da EDIA envolve todo o subsistema de rega do Alqueva e Pedrógão, incluindo a beneficiação de n barragens e canais. Está tudo em papel. Centenas se não milhares de páginas. Eu próprio acredito que deve ser dos maiores contratos de gestão de albufeira que existe a nível europeu. É toda uma rede muito complexa.

À EDIA apenas lhe cabe seguir os protocolos e os caudais estabelecidos. Já a EDP, que tem a subconcessão da energia elétrica, cabe gerir a turbinação. Em lógica, se a cota 152m for atingida, a EDP irá inevitavelmente ter que turbinar o caudal de entrada da barragem.
 

raposo_744

Nimbostratus
Registo
14 Out 2008
Mensagens
699
Local
Alváres - Góis
Cabril hoje
IMG-20240404-WA0016.jpg
IMG-20240404-WA0022.jpg
IMG-20240404-WA0021.jpg

 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,185
Local
Belas
Última edição:

efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
396
Local
Amadora
Acho que o Alqueva (Edia) é uma empresa e a água de borla não deve funcionar para uma empresa,, mandar para outras só a pagar, mas isto sou eu a pensar, não sei como funciona!
Existem 72 barragens e reservatórios no complexo do Alqueva que não estão a 100% era a essas que me referia.

Não estou a falar das que são de outras associações de regantes e estão ligadas ao Alqueva.
 

LMMS

Nimbostratus
Registo
22 Fev 2021
Mensagens
836
Local
Madorna - São Domingos de Rana
Existem 72 barragens e reservatórios no complexo do Alqueva que não estão a 100% era a essas que me referia.

Não estou a falar das que são de outras associações de regantes e estão ligadas ao Alqueva.
A albufeira que neste momento mais necessita de subir é a do Roxo, está nos 73.5% mas se estivesse acima de 90 era bem melhor e pertence a uma associação, mas o mais importante aqui é precaver o futuro e têm que começar a pensar na gestão a mais anos do que o que tem acontecido até aqui.
O preço da energia neste momento está muito baixo e de certeza que o Alqueva chega à cota máxima, eles estão neste momento a turbinar o equivalente ao caudal de entrada.
Deviam de dar preferência ao roxo.
As mais necessitadas da zona é Monte da Rocha e Santa Clara ainda não estão ligadas, mas a de Monte da Rocha vai estar em breve.
A da Vigia tem uma ligação muito restrita, precisam de fazer uma nova.
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,185
Local
Belas
EDP a levar o Castelo de Bode ao limite. Cota 121,32m. Só em 1985, 1991, 2016 é que há registos de tal cota. NMC é 122m.

O mais estranho é nem estar a turbinar no máximo. Já Cabril nunca deixam passar da cota 295m, talvez por algum motivo de segurança.

Não há dados de cota acima de 121,5m desde 1991. :confused:
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,185
Local
Belas
O preço da energia está a ZERO, nem vale a pena turbinar. Estão a gerir a coisa ao milímetro.... :D
E eles devem estar a turbinar porque não têm outra opção, porque fechar a barragem significa passar o NMC. Mas sim, estão a levá-la ao limite.

O Cabril está também dentro do NMC, um metro acima da cota de NPA (294m).

Só há 8 anos atrás é que isto aconteceu.
 
Última edição:

LMMS

Nimbostratus
Registo
22 Fev 2021
Mensagens
836
Local
Madorna - São Domingos de Rana
E eles devem estar a turbinar porque não têm outra opção, porque fechar a barragem significa passar o NMC. Mas sim, estão a levá-la ao limite.

O Cabril está também dentro do NMC, um metro acima da cota de NPA (294m).

Só há 8 anos atrás é que isto aconteceu.
Castelo de Bode está a turbinar, mas está a entrar muita água e vem em breve o degelo da Estrela. Calculo que vão ter que descarregar em breve.

1712364461466.png
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,185
Local
Belas
Fiquei à pouco a saber que com a cota atual em Castelo de Bode que se pode navegar até ao paredão da Barragem da Bouçã, aqui está imagem de satélite de anteontem dessa zona.

Ver anexo 11268
Pelas imagens já esteve na cota 121,5m durante a noite, o que equivale a NPA (disse que era 121m, mas estava errado).

Indicação errada no post, falta meio-metro para o máximo (NMC 122m).



No Algarve:

 
Última edição: