1337
Cumulonimbus
Dos grandes países, o Brasil é talvez aquele que tem menor diversidade climática.
o criador do topico fala em "clima perfeito" penso eu
não em diversidade climática
ja ha um topico criado referenciado para a diversidade...
Dos grandes países, o Brasil é talvez aquele que tem menor diversidade climática.
A pressa de discutir sem sequer ler. Muita vontade há em gastar munições nestas guerras de normais, climas e patriotismos. O artigo que deu origem ao tópico até é interessante para se discutir, mas lá deve o tópico acabar em mais uma batalha de números e tabelas.
Eu sei que a Argentina, como quase qualquer país é um país interessante, o que disse, contudo é das mais puras verdades, tanto que conheço argentinos pessoalmente e já tive a consultar dados climáticos sobre algumas regiões argentinas. A maior parte das pessoas, pensa que a Argentina é tropical, quente e abafada todo o ano.
Gostaria então, que o Duero me apresentasse dados de Misiones, que diz ser tropical ( e ser tropical não significa ser agradável, muito pelo contrário).
Dados de Tucuman e de Buenos Aires, também se for possível.
Eu sobre Buenos Aires até nem duvido da amenidade, mas já há algum tempo que não vejo dados de lá.
A Patagónia além de fria, VENTOSA e seca, é uma terra maravilhosa.
A maior parte das pessoas, pensa que a Argentina é tropical, quente e abafada todo o ano.
Nunca senti tal cosa. Al menos en España no es así, no conozco a nadie que piense eso de Argentina.
Es posible que en el caso español sea porque Argentina es el pais donde hay mas españoles fuera de España, es el pais donde emigraran mas españoles desde el S.XIX hasta ahora. Supongo que el papel que jugo Brasil para Portugal lo jugo Argentina por España y puedo asegurar que es uno de los paises mas conocidos. Mas o menos la mayoria en España escucho hablar de los glaciares y la patagonia, lugares muy frios. Mismo en España un lugar muy conocido por television es el GLACIAR PERITO MORENO.
Los datos de temperatura de Buenos Aires son parecidos a los de Lisboa, AÚN MAS PARECIDA A LISBOA ES MONTEVIDEO (URUGUAY).
CLIMA POSADAS (Capital de la provincia de MISIONES, fronteriza con Brasil).
Acho que ja é clima tropical, (nao ecuatorial).
http://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:Clima_Posadas_(Argentina).PNG
CLIMA TUCUMAN (Capital de TUCUMAN). Es subtropical de verano humedo, contrario al mediterraneo. TUCUMAN ES CONOCIDO COMO "EL JARDÍN DE LA REPUBLICA".
En TUCUMAN, hay olivos, vides, frutas, cereales, como digo, es conocido como el jardin de la republica.
http://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:Clima_Tucumán_(Argentina).PNG
Usuaia ja tiene clima glaciar.
Vou lançar um desafio, de acordo com o espírito do artigo que deu origem a este tópico, que não era do clima ideal (seja lá isso o que for) mas dos países com climas mais diversificados, para todos os gostos.
Vamos pegar na ideia do artigo, e tentar fazer uma coisa séria, cientifica se possível. Conforme os resultados que obtivermos, escrevemos nós um artigo para rebater o original.
Ou seja, vamos escolher os 10 melhores países do mundo com climas mais diversificados.
Mas vamos fazer isto de forma justa, que o artigo não faz. Ou seja, é injusto por exemplo Portugal competir com uma Argentina ou uns EUA na diversidade, dado que uns são países enormes, e outros são pequenos.
Portanto, fazemos isto em dois Tops distintos.
Os países mais ricos de clima em 500km, e em 2000km, dois Tops distintos.
Basicamente, um habitante de um país em 500km pode encontrar x variedades climáticas.
E como vamos fazer isso ? É ai que preciso de ideias, temos que criar uma lista de parâmetros, de forma a pôr isto tudo numa tabela que atribua um esquema qualquer de pontuação, de forma rigorosa, dados oficiais. Não faço para já ideia de como, daí pedir a colaboração de todos.
Exemplo, país A tem uma localidade (dados oficiais) com determinadas medias, baixas, e outra localidade com médias altas, ou seja, em 500km podemos encontrar determinada amplitude térmica. A mesma coisa a nível de precipitação. A mesma coisa em termos de dias de neve, etc,etc.
Além de dados como temperatura, precipitação, seria conveniente ter outros como fenómenos meteorológicos, tornados, ciclones tropicais, ciclones extra tropicais, trovoadas, granizo, secas, inundações, etc.. Além disso ainda parâmetros "sociais", possibilidade de pratica de praia, de ski, etc, etc.
Pensem no assunto, e dêem ideias !
ENTAO FALAMOS DE OUTRA COISA, NAO É?