2024.12.13 & 14 • Trovoada em Peniche

Compreendo muito bem. No meu caso as Berlengas, mais ou menos visíveis, são uma presença constante e aferidora da visibilidade atmosférica sempre que subo à Serra de Sintra.
Desde muito jovem me disseram que durante os meses fora do Verão, se forem cristalinamente observáveis de terra ao longo da costa oeste, indicam uma mudança do tempo com chuva nas 24h a 48 horas seguintes.
Talvez actualmente a regra tenha de ser esticada um pouco, boa visibilidade no dia 14, chuva amanhã dia 17. Mas aquelas trovoadas, que na verdade não chegaram à costa das regiões onde o ditado era usado, foram de facto pouco comuns no seu desenvolvimento e evolução. Lembro-me de uma situação de muito frio em 1983, talvez Fevereiro, mas não estou certo, que teve muito de semelhante com a situação destes dias recentes.
Esta situação, curiosamente, fez-me lembrar outro evento fantástico de mar, entre 21 e 22/outubro/2019, que fotografei desde o Cabo Raso, e que pode ser recordado nesta ligação:

2019.10.21 & 22 - Thunderstorm in Cabo Raso (Cascais)

A diferença é que estava um bocadinho menos de frio nessa altura por ainda ser outubro, mas consigo ver algumas semelhanças. Também eram células praticamente estáticas, a uns 50/60km de distância, com atividade elétrica bem mais ativa até do que a desta noite de dezembro.