No centro de limpeza de neve já não se lembram do Inverno de 1996, quando tiveram as estradas cortadas por quase dois meses (desde finais de Janeiro a meados de Março). Foi só há 10 anos.
Mas reparem no 2º parágrafo, cinco meses de neve permanente a 1400m! Também li num blog que antes a pista de ski da Serra da Estrela não estava na Torre mas a uma cota mais baixa. Agora até na Torre têm que recorrer aos canhões de neve... Uma vez ouvi na rádio em que estavam a falar de turismo que nos anos 70 estiveram para fazer uma pista de ski em Montesinho. Hoje em dia é completamente inviável.
Eu acredito (ou quero acreditar) que a tendência de aquecimento no inverno está quebrada e só podemos especular sobre o que acontecerá daqui para a frente, mas não se pode negar o aquecimento acentuado dos últimos 30 anos.
Claro que não são as nossas folhosas, os carvalhos, as azinheiras os sobreiros.
O que se tem feito são plantações de pinheiro e eucalipto, bom material para combustão.
Portugal era um país essencialmente rural até meados do séc XX, até essa altura as serras e os montes poucas árvores tinham. Com o êxodo rural cresceram as plantações de árvores do fogo. São árvores que dão fruto no Verão
Mas reparem no 2º parágrafo, cinco meses de neve permanente a 1400m! Também li num blog que antes a pista de ski da Serra da Estrela não estava na Torre mas a uma cota mais baixa. Agora até na Torre têm que recorrer aos canhões de neve... Uma vez ouvi na rádio em que estavam a falar de turismo que nos anos 70 estiveram para fazer uma pista de ski em Montesinho. Hoje em dia é completamente inviável.
A Pista da ski na serra da estrela estava nos piornos!! Tinham lá uma ou 2 pistas antes de se mudaram para a torre...
Ainda hoje lá se encontram os vestigios da base do teleski em betao...E não tou a falar daquele monstro de tijolo que lá se encontra...
Eu acredito (ou quero acreditar) que a tendência de aquecimento no inverno está quebrada e só podemos especular sobre o que acontecerá daqui para a frente, mas não se pode negar o aquecimento acentuado dos últimos 30 anos.
Em Portugal há sempre gente capaz de fazer coisas estranhas.
No Inverno de 70/71, na região da Serra da Estrela, a neve manteve-se no solo, em cotas relativamente baixas (800-900m), desde finais de Dezembro até finais de Janeiro. Na década de 70 tivemos outros Invernos bem frios e com neve, o que deve ter dado ideias a algumas pessoas