Boa noite, adquiri hoje uma estação metereologica Oregon BAR310HG com pontos da BP e tenho uma dúvida. Estive a testar a temperatura da central e do sensor e a comparar os valores, experimentei colocar a central ao pé do sensor exterior, e deu valores um pouco diferentes. O sensor exterior dá temperaturas um pouco mais elevadas, com uma diferença de +- 0.8º, é normal dar esta diferença de temperatura ?
Penso que secalhar não pus o sensor exterior no melhor sitio, qual e o melhor sitio para colocar o sensor exterior, a chapa do sol ou abrigado ? Sou um noob nisto lol. Vou deixar aqui uma foto para verem onde coloquei o sensor exterior.Não é muito normal, não.
Mas o lugar onde tinha o sensor exterior e a central estavam à mesma temperatura? Digo isto, porque por exemplo, um podia estar mais perto de uma lâmpada acesa, ou do computador que o outro. E isso às vezes faz toda a diferença.
Além disso, deve deixar os dois "repousar" durante algum tempo até a temperatura de ambos estabilize. Cerca de 1 hora ou mais. É que só o facto de pegar no sensor, uma vez que a mão é quente, faz logo a temperatura do sensor subir.![]()
Boa noite, adquiri hoje uma estação metereologica Oregon BAR310HG com pontos da BP e tenho uma dúvida. Estive a testar a temperatura da central e do sensor e a comparar os valores, experimentei colocar a central ao pé do sensor exterior, e deu valores um pouco diferentes. O sensor exterior dá temperaturas um pouco mais elevadas, com uma diferença de +- 0.8º, é normal dar esta diferença de temperatura ?
Penso que secalhar não pus o sensor exterior no melhor sitio, qual e o melhor sitio para colocar o sensor exterior, a chapa do sol ou abrigado ? Sou um noob nisto lol. Vou deixar aqui uma foto para verem onde coloquei o sensor exterior.
Olá diogogrosso!
Eu tenho uma estação igual a essa.
O meu sensor exterior tem a particularidade de dar temperaturas superiores, por norma, de +0,3ºCem relação ao sensor da estação, mesmo quando estão lado a lado.
Mas como o AnDré disse e muito bem, existem alguns factores que fazem com que a diferença de temperatura entre os sensores seja maior.
De uma forma muito resumida (mas mesmo muito resumida) O melhor sítio para colocares o sensor é sempre num sítio abrigado da exposição solar, ventilado (nunca encostado numa parede), longe de preferência de fontes de calor (ex: radiação solar difusa), são apenas alguns exemplos.
Já me esquecia... A localização do teu sensor exterior não é muito má, mas se conseguires arranjar forma de ele não ficar encostado á parede terás uns valores mais fidedignos.
Mas vai postando que os membros do fórum terão muito prazer em ajudar-te!
E já agora, qualquer dúvida que tenhas com a tua estação, e visto que eu tenho uma igual, estou sempre disposto a tirar-te as dúvidas que tiveres!![]()
Obrigado pelas informações. Podes me dizer em que sitio colocaste o teu sensor exterior, pode ser que tenha aqui um sitio bom para por e nao me esteja a lembrar ?