A tua Estação Meteorológica

Mário Barros, para que preço é que vai um abrigo desses? :huh:

Mais vale comprar na Gestel, em Linda-a-Velha, pois não compensa muito fazer o que o Mário fez, só em situações particulares em que eles estão abaixo dos 80 € e mesmo assim não compensa, por causa das taxas alfandegárias.
Se comprares na Gestel são 70 € + IVA (84 €) e, se mandares vir de fora, vai ser mais barato ao início, mas depois com portes e taxas fica em cerca de 100 €.

Bom, não posso deixar de parabenizar os membros que aqui postaram pelas novas estações, localizações e upgrades efectuados!

Nunca é demais agradecer pelo vosso esforço, dedicação (e não completo, que ainda podem pensar que estou a fazer publicidade a algum clube desportivo :p).

Muito obrigado :)

Bom, não posso deixar de parabenizar os membros que aqui postaram pelas novas estações, localizações e upgrades efectuados!

Nunca é demais agradecer pelo vosso esforço, dedicação (e não completo, que ainda podem pensar que estou a fazer publicidade a algum clube desportivo :p).

Muito obrigado :)

Subscrevo o que disseste. :)
Apesar de muita gente pensar que sou uma pessoa rígida e tomada pelo rigor, a verdade é que, mesmo que não o comunique, estou contente com todas estas evoluções.
Para todos um muito obrigado por fazerem crescer dia após dia este fórum, com qualidade e empenho. :w00t:

Subscrevo o que disseste. :)
Apesar de muita gente pensar que sou uma pessoa rígida e tomada pelo rigor, a verdade é que, mesmo que não o comunique, estou contente com todas estas evoluções.
Para todos um muito obrigado por fazerem crescer dia após dia este fórum, com qualidade e empenho. :w00t:

Penso que não há muito a agradecer :D, pois uma das coisas que mais gosto de fazer é dar a minha contribuição em cada situação (se é que me compreendem). A meteorologia é um dos temas que mais gosto de trabalhar, abordar e comentar, e por isso não fiz nada mais nada menos do que respeitar esse gosto.

Quanto à estação meteorológica, já estava há MUITO tempo para comprar uma, mas como não gostava daquelas simples que só dão temperatura e pressão, fiz um esforço e consegui adquirir esta. :cool:

Com o tempo vou melhorando as instalações... :)

Voltando ao assunto, para mim ter encontrado este fórum foi como colocar a última peça do puzzle, que está agora completo.

Cumps a todos
Frank_Tornado :thumbsup:

boas pessoal eu ainda sou um bocado novato nestas coisas.
Que estação meteorologica me aconcelham para começar? Nao keria tambem gastar muito dinheiro.

Como não sei o que é muito dinheiro para ti, isso é um conceito relativo :D, vou tentar resumir.

Tens estaçoes low-cost entrada de gama, por volta de 30€, algumas Oregon e marcas brancas como a Lidl e outras que aparecem nalguns supermercados discount ou grandes superfícies com uma boa relação preço/qualidade. A Lidl antiga era porreira, mas a versão mais recente tem algumas manias com a pressão.

A seguir tens estações desse género mas mais sofisticadas, eventualmente mais rigorosas e com mais funções, com preços que podem ir dos 30€ aos 100€, etc. Pessoalmente não recomendo estações deste segmento, para gastar por exemplo 80 ou 100€ numa estação, acho que tem mais lógica o segmento seguinte, ou seja, parece-me mais lógico poupar e esperar mais algum tempo.

O segmento seguinte é o das estações que podes ligar ao computador. Isso permite-te recolheres os dados no PC e ficares com registos todos no computador em base de dados. Para além disso, podes por exemplo ligar a estação à Internet e disponibilizares os teus dados a toda a gente. Neste segmento os preços começam normalmente pelos 180€/200€, no entanto, esta gama de entrada deste segmento tem algumas limitações apesar do dinheiro investido já ser algum, por exemplo, o maior problema é a medição de temperaturas, os radiation shields são por norma limitados (nos segmentos anteriores a este o problema é pior, pois a maioria de vezes não tem mesmo nenhuma protecção).
E convem também acrescentar que ligar um PC permanentemente também implica custos como comunicações, consumo, etc.

Acima deste segmento de entrada, tens depois varias estações que vão dos 400€ aos 1000€ ou mais, já numa gama que se pode considerar semi-profissional.

Boa noite ;)

A fim de melhorar a qualidade dos meus dados, ontem e hoje (do tempo livre que fui tendo) melhorei a colocação do sensor termo-higro.
Como podem ver na foto, além de "puxar" o sensor mais para a frente (para a rua) coloquei por cima do mesmo uma fina e ajustada placa de esferovite para que o facto de o telhado estar a cerca de 30cm por cima tenha o menos de influencia possível nas temperaturas e para o proteger de algumas pingas que possam cair :D.

Espero que corrijam esta minha alteração, caso achem que algo está mal ;D.

Peço desculpa pelo foco da imagem não ser o melhor... mas de noite foi o melhor que consegui.

Boa noite ;)

A fim de melhorar a qualidade dos meus dados, ontem e hoje (do tempo livre que fui tendo) melhorei a colocação do sensor termo-higro.
Como podem ver na foto, além de "puxar" o sensor mais para a frente (para a rua) coloquei por cima do mesmo uma fina e ajustada placa de esferovite para que o facto de o telhado estar a cerca de 30cm por cima tenha o menos de influencia possível nas temperaturas e para o proteger de algumas pingas que possam cair :D.

Espero que corrijam esta minha alteração, caso achem que algo está mal ;D.

Peço desculpa pelo foco da imagem não ser o melhor... mas de noite foi o melhor que consegui.

Viva Dave! Em princípio não vejo problemas na instalação a não ser que o Sol bata na placa de esferovite... Isso acontece? Digo-te isto porque uma vez construí um abrigo desse material e os resultados em termos de isolamento foram péssimos, pelo simples facto de o sol bater alguns segundos na placa de esferovite que NEM SEQUER estava em contacto com o sensor! Se tal não acontecer ignora o meu reparo ;)

Viva Dave! Em princípio não vejo problemas na instalação a não ser que o Sol bata na placa de esferovite... Isso acontece?

:D Não, não acontece. A placa está lá apenas por precaução. Como já tinha postado anteriormente, o meu sensor está virado para norte... não leva com luz directa do Sol :D.

Obrigado pela resposta :thumbsup::thumbsup:

:D Não, não acontece. A placa está lá apenas por precaução. Como já tinha postado anteriormente, o meu sensor está virado para norte... não leva com luz directa do Sol :D.

Obrigado pela resposta :thumbsup::thumbsup:

A localização está óptima.
Vai apenas andando de olho nas máximas para ver possíveis alterações, de resto parece-me tudo óptimo. ;)

Boas tardes!
Estou a pensar em comprar uma estação meteorológica "OTIO WHS- 6041", O que vos parece? e se a comprar qual deverá ser o melhor lugar para a pôr (de salientar que moro num prédio). Já agora, é necessária alguma autorização ou algo do género?

Obrigado