A tua Estação Meteorológica

Pessoal,

Alguem dá uma ajuda para decidir ainda este ano :-)... O preço (120€ já com portes) está porreiro? Existe alguma alternativa à PCE nesta faixa de preço?

Muito obrigado e feliz 2011

Actualmente existem 3 alternativas para diferentes faixas de preços:

PCE - 100€>120€
Oregon WMR200 - 200€>300€
Davis Vue/VP2 - 500€>1500€

Sendo o orçamento alargado comprava a Davis, não sendo, comprava a PCE. A Oregon está numa faixa de preços em que pagas um pouco mais que a PCE e não justifica a diferença e fica a "poucos" euros da Davis que é de outro campeonato.

Quem compra uma PCE ou Oregon e gosta mesmo disto, mais tarde acaba por comprar a Davis. Ou seja porque a PCE/Oregon avariou em poucos anos, ou porque precisa de uma estação que dê outra fiabilidade/longevidade.

Existem n casos destes aqui no Fórum, o meu é um deles.

PCE - 100€>120€

Sendo o orçamento alargado comprava a Davis, não sendo, comprava a PCE. A Oregon está numa faixa de preços em que pagas um pouco mais que a PCE e não justifica a diferença e fica a "poucos" euros da Davis que é de outro campeonato.

Quem compra uma PCE ou Oregon e gosta mesmo disto, mais tarde acaba por comprar a Davis. Ou seja porque a PCE/Oregon avariou em poucos anos, ou porque precisa de uma estação que dê outra fiabilidade/longevidade.

Boas HotSpot,

Excelente resumo... venha então uma PCE para comparamos valores ;-).

Feliz 2011

Quanto à fiabilidade da PCE, não a tenho como comparar, apenas a pressão e pouco mais para com uma do IM (à beira mar), mas a +- 10Kms, mas em termos de outros factores tenho a PCE num clima totalmente diferente dessa IM.

Boas filipe,

Apenas uma duvida relativamente ao RS caseiro. O suporte do RS/sensor original aguenta bem com o peso adicional?

Feliz 2011

Boas filipe,

Apenas uma duvida relativamente ao RS caseiro. O suporte do RS/sensor original aguenta bem com o peso adicional?

Feliz 2011

Boas
Aguenta, embora na parte posterior instalei um suporte, aí tinha que ser pois com os ventos e o maior volume do RS, o suporte originalnão aguentaria
x6-1.jpg

x5-1.jpg

Aqui foi a 1ª versão, pouco mais tarde meti o 1º e ultimo pratos maiores...mas o suporte manteve-se
Bom ano

PCE - 100€>120€

Caro Hotspot,

porque excluiu as lacrosse?
pergunto isto porque adquiri uma ws2357 por 135 euros (incluindo portes) a partir de uma empresa portuguesa, com quem já negoceio há anos (material de astronomia) e que sempre se mostrou impecável.

será que fiz uma má compra?

eu tenho uma Auriol Lidliana mas a idiotice de terem colocado o sensor de temperatura com o anemometro e a impossibilidade de descarregar dados para o PC fez-me escolher ... a Lacrosse.

obrigado, e desde já parabéns pelo trabalho que realiza.

cumprimentos

bernardino

Boas
Aguenta, embora na parte posterior instalei um suporte, aí tinha que ser pois com os ventos e o maior volume do RS, o suporte originalnão aguentaria
x6-1.jpg

x5-1.jpg

Aqui foi a 1ª versão, pouco mais tarde meti o 1º e ultimo pratos maiores...mas o suporte manteve-se
Bom ano

Excelente Filipe, muito obrigado pela ajuda. Vou começar a trabalhar na RS enquanto aguardo pela chegada da estação :-)... Qual o diametro do corte central (para albergar o RS original)?

Porque colocas-te os pratos maiores? Este RS parece perfeito.

O RS original é mesmo assim tão mau? Nas fotos até tem bom aspecto...

Feliz 2011

Excelente Filipe, muito obrigado pela ajuda. Vou começar a trabalhar na RS enquanto aguardo pela chegada da estação :-)... Qual o diametro do corte central (para albergar o RS original)?

Porque colocas-te os pratos maiores? Este RS parece perfeito.

O RS original é mesmo assim tão mau? Nas fotos até tem bom aspecto...

Feliz 2011

Boas,
Qto ao diamentro acho que são 7cms ou 7,5 cms, só mesmo vendo a "broca".;)
Coloquei os pratos maiores porque, o 1º para albergar melhor os inferiores, embora nunca sentisse isso, o ultimo para ter espaço para a fan e outras experiências;)
Este motor durou 1 semana.. agora tem outro melhor
pce-fws201.jpg

Qto ao RS original, nunca o experimentei,mas parece-me mau:sad:
Fica bem

Boas,
Qto ao diamentro acho que são 7cms ou 7,5 cms, só mesmo vendo a "broca".;)
Coloquei os pratos maiores porque, o 1º para albergar melhor os inferiores, embora nunca sentisse isso, o ultimo para ter espaço para a fan e outras experiências;)
Este motor durou 1 semana.. agora tem outro melhor
pce-fws201.jpg

Qto ao RS original, nunca o experimentei,mas parece-me mau:sad:
Fica bem

Mais uma vez, muito obrigado :thumbsup:. Vou reunir o material (broca 7,5 ou 8 incluida) e começar a trabalhar no RS e respectivo suporte de reforço (vou tentar arranjar um canto em metal semelhante ao do RS Davis)... Com o RS original dentro do caseiro é mesmo necessario o isolamento de silicone? Sem este será mais facil a desmontagem (substituição de pilhas, etc...).

Cumprimentos.

Boas,

...e lá chegou a PCE a casa hoje!!! Primeiras impressões, ainda sem instalar praticamente nada:

Pontos fracos:
- Plasticos muiiiittto fraquinhos, espero que resistam ao Verão?! A cor nem comento...pensava que era branco, branco :-( ...
- Pluviometro mal desenhado (na minha opinião). O receptaculo, tem muito pouca profundidade, pelo que deverá deixar fugir bastantes gotas em situações de vento forte.
- Pensava que o produto era feito em UK (as Auriol são), porem na embalagem vem explicito Made in China :sad:
- Painel solar minusculo e de construção muito duvidosa.

Pontos fortes:
- Consola com aspecto robusto e dimensão generosa.

A instalação fica para o fds... vamos ver como se porta então.
Ha o RS não parece assim tão mau como esperava... apesar de ter o artesanal quase pronto, vou testar com o standard, para ver a diferença.

Valeu a pena a troca (custo/beneficio)? Talvez...talvez... simplesmente talvez...

Filipe cunha, 2 duvidas. Colocaste o pluviometro paralelo ao suporte por alguma razão especial? Utilizaste apenas o parafuso de fixação central ou tambem algum nas pontas?
Relativamente ao anemometro, como fizeste a fixação do mesmo ao mastro não original? colocaste algum "anel" para central o mesmo no mastro?

Cumprimentos.

Boas,

...e lá chegou a PCE a casa hoje!!! Primeiras impressões, ainda sem instalar praticamente nada:

Pontos fracos:
- Plasticos muiiiittto fraquinhos, espero que resistam ao Verão?! A cor nem comento...pensava que era branco, branco :-( ...
- Pluviometro mal desenhado (na minha opinião). O receptaculo, tem muito pouca profundidade, pelo que deverá deixar fugir bastantes gotas em situações de vento forte.
- Pensava que o produto era feito em UK (as Auriol são), porem na embalagem vem explicito Made in China :sad:
- Painel solar minusculo e de construção muito duvidosa.

Pontos fortes:
- Consola com aspecto robusto e dimensão generosa.

A instalação fica para o fds... vamos ver como se porta então.
Ha o RS não parece assim tão mau como esperava... apesar de ter o artesanal quase pronto, vou testar com o standard, para ver a diferença.

Valeu a pena a troca (custo/beneficio)? Talvez...talvez... simplesmente talvez...

Cumprimentos.

A minha está a bombar já quase há 4 meses sem problemas...e apanhou já umas boas invernias e rajadas e nem tremeu, tinha acabado de a montar começou uma daquelas invernias, que eu passado uma hora pensei em ir busca-la ao telhado, pois não iria aguentar o que é certo é que está para muitas curvas:D:D
Quanto à cor é um branco sujo...mas acho que nem a PCE nem as outras EMs tem outras cores disponiveis...:lmao::lmao::lmao:
Pluviometro, as gotas entrando no receptaculo, só retornam por evaporação e o vento não altera a medição;)
China, hoje em dia é tudo feito lá, até as mais conceituadas...as menos:D melhores/mais baratas são no UK:lol::lol::lol:
Painel solar, debita 0.6Volts,para o fim a que se propõe (carregar pilhas), não estará mau, eu utilizo-o para outra coisa;)
Quanto ao RS acho-o muito mau, daí não ter ido para o telhado sem outro RS extra, nem queria imaginar o retransmissor/termo/hidro em tempestade.:cold:
No geral porta-se bem, melhor do que esta só outra PCE, que já em termos de peças sobressalentes já se vendem em Espanha...até nisto tá-se bem.;)
Boa montagem;)

Boas,

Filipe cunha, 2 duvidas. Colocaste o pluviometro paralelo ao suporte por alguma razão especial? Utilizaste apenas o parafuso de fixação central ou tambem algum nas pontas?
Relativamente ao anemometro, como fizeste a fixação do mesmo ao mastro não original? colocaste algum "anel" para central o mesmo no mastro?

Cumprimentos.

Só vi agora estes paragrafos.
Pluviometro coloquei-o ali, mas por uma maneira de equilibrar o mastro e não ter muitas vibrações. E só utilizei o parafuso central, embora na ponta e em cima do suporte um pouco de fita adesiva.
x4-1.jpg

Quanto à travessa do anemometro praticamente ajustou ao interior do mastro, não utilizei nenhum anel;)

Quanto à cor é um branco sujo...mas acho que nem a PCE nem as outras EMs tem outras cores disponiveis...:lmao::lmao::lmao:
Pluviometro, as gotas entrando no receptaculo, só retornam por evaporação e o vento não altera a medição;)

Boas,

O que me assusta na qualidade do plastico não é o Inverno, mas sim a resistencia ao calor no Verão (deformações, etc...).

Relativamente ao pluviometro, o problema será o "caminho" das gotas até ao furo final. Devido à fraca proteção e baixo declive, muitas podem ler levadas para fora da "caixa" ou demorar bastante a conseguir chegar ao furo.

A questão da posição do pluviometro era relativamente ao suporte. Colocaste paralelamente ao mesmo, o que permitiu "prender" a ponta do mesmo alem do parafuso central, foi essa a razão?

Ha, ontem esqueci de apontar um aspecto positivo :-) Apesar da qualidade do plastico o anemometro apresenta uma sensibilidade bastante superior à Auriol.

Vamos ver como ser porta, então...

Muito obrigado

Boas,

Ontem, tendo o anemometro previamente instalado no mastro, decidi aproveitar as ultimas horas de Sol e instalar a estação :).

Esquecendo os pontos negativos, referidos anteriormente, que apenas o passar do tempo poderá avaliar, trata-se de uma estação claramente superior à anterior :thumbsup:

O anemomentro apresenta uma sensibilidade excelente, reagindo de imediato à minima brisa. O termo-higrometro apresenta valores bastante consistentes (mesmo com o RS standard) e a transmissão de dados é (até agora) irrepreensivel. Até mesmo o acerto automatico da hora (DST) funcionou sem qualquer hesitação assim que liguei a consola :shocking: e a comunicação com PC é sem duvida uma excelente mais valia... As minhas principais duvidas prendem-se no momento com os valores do pluviometro (abaixo dos valores do HotSpot), porem as caracteristicas da instalação (está no telhado) podem justificar os valores... Em resumo, estou bastante satizfeito com o upgrade.

Muito obrigado a todos :thumbsup:

Cumprimentos.

Boas,

Esquecendo os pontos negativos, referidos anteriormente, que apenas o passar do tempo poderá avaliar, trata-se de uma estação claramente superior à anterior :thumbsup:

Muitos parabéns pelo upgrade, penso que é mesmo um upgrade.
Eu também tenho uma Auriol e vou ter uma La Crosse mas fico com dúvidas se será um upgrade ou downgrade, pelo que já li aqui:sad:
Vou ver e sou minhoquinhas com as aferições.
se aquilo não estiver bem... vai de volta.

O problema dos plásticos da PCE (e das outras) não é a deformação com o calor... é a sensibilidade aos UV que podem degradar o material de forma rápida.
Relativamente ao baixo declive nas paredes interiores do pluviometro... isso pode ser resolúvel com bricolage, desde que sejas rigoroso com as dimensões.

como funciona a ligação de estação/PC? passa bem os dados?

mais uma vez... parabéns.:)