Mais uma Davis Vantage Pro2, com weatherlink, mas sem sensores adicionais.
Encontra-se numa zona rural de Loures, arredor norte de Lisboa.
Depois de uma estação “Carrefour” só com termómetros e barómetro, uma Auriol (excelente relação qualidade/preço), e o fiasco da Lacrosse, a minha próxima paragem foi em Diablo Avenue… ou seja a sede da Davis.
Comprei a EM num site holandês, tal como recomendado por um colega aqui do fórum. Custou 695 euros, tudo incluído.
http://www.weerstationkopen.nl/6152.../1415?osCsid=cd3fbd2021528f195285ecac848dd3f3
foi rápido, tive de pagar primeiro, confiei, passado 5 dias estava em casa, entregue pela chronopost, é o modelo europeu, métrico, que não necessita de mais adaptações. Tem 2 anos e garantia. O material que vem dos EUA assusta-me um bocado por causa destes, e outros, pormenores.
Seguiu-se a montagem da estação. As instruções são muito completas, claras.
Tudo me pareceu incrivelmente simples, a estação estabeleceu comunicação wireless com os sensores imediatamente e nunca mais a perdeu! Há outras que só à 2ª ou 27ª tentativa, reboot, restarts e afins é que estabilizam.
Até submeti a consola a torturas rádio electricas, colocando-a ao lado do tlm, rede wireless, telefone sem fios, colunas a funcionar (tudo ao mesmo tempo) e ela aguentou-se SEM perder 1 dado. Veio a trovoada fortíssima (que baralhou os dados recolhidos na auriol), e nenhuma perturbação.
Na instalação só tive um problema: a instalação do weatherlink… o PC não reconheceu o USB, nem por nada. Acabei por instalar como se fosse serial e… funcionou. Há mistérios.
Nesta EM: tudo é pensado para funcionar, e se há uma reentrância, um buraquinho, ele serve para encaixar um cabo, permitir um sensor adicional, etc MAS sempre com materiais que permitem o isolamento da electrónica.
Nada é de má qualidade. Temos bolhas de água(ar) para nivelar, compasso, bons plásticos. O compasso é made in germany, curioso.
Fiquei com uma excelente impressão da qualidade do RS (não ventilado).
O ISS ficou numa zona sempre exposta ao Sol, com o centro do RS a 1,5m acima do solo, que não é cimentado e está a mais de 6m do obstáculo mais próximo.
O anemómetro tem uma localização mais difícil… apesar de ter mais terreno disponível, decidi que o melhor locar para o colocar era numa espécie de mastro de antena com 4,5 m de comprimento que deixa o anemómetro a 7m de altura acima do solo. Não há obstáculos acima do nível do anemómetro.
O suporte do anemómetro parece muito forte, mas adicionei 4 espias e aquilo agora não abana nem 1 mm! Temos de preparar para os extremos meteorológicos… esses dados não se podem perder e podem ser muito úteis a investigadores.
Agradeço a quem teve a paciência de me tirar dúvidas neste passo largo (Hotspot).
A estação já está no WU, e em breve no awekas, meteoclimatic.
http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ILOURESL3
Deixo umas fotos.

anemometro para sul

anemometro para norte

vista para oeste, (os tijolos e telhas já lá não estão)