A tua Estação Meteorológica

Alguém sabe se existem estações meteorológicas decentes à venda na Madeira e onde as posso comprar?

Comprei uma hoje no Maxmat, Chacon WS2370, só que a coisa não funciona muito bem. Com o sensor exterior e a estação lado a lado, as temperaturas diferem de +- 1ºC, o que não faz grande sentido. Outra coisa que acho que está mal é que, segundo as instruções, o sensor exterior é suposto ser termohigrómetro, só que não há nada que mostre a humidade, nem na estação nem no sensor, o que me leva a crer que fui enganado :)

Cumprimentos

De acordo com o manual, não tem higrómetros.

Alguém sabe se existem estações meteorológicas decentes à venda na Madeira e onde as posso comprar?

Comprei uma hoje no Maxmat, Chacon WS2370, só que a coisa não funciona muito bem. Com o sensor exterior e a estação lado a lado, as temperaturas diferem de +- 1ºC, o que não faz grande sentido. Outra coisa que acho que está mal é que, segundo as instruções, o sensor exterior é suposto ser termohigrómetro, só que não há nada que mostre a humidade, nem na estação nem no sensor, o que me leva a crer que fui enganado :)

Cumprimentos

phreaker,

ws2370 cheira mesmo a Lacrosse, a lacrosse 2357 tinha termohigrometro a tua não sei.... mas desde já te digo:
já vou na 4ª estação meteorológica e só esta última é que me marca a mesma temperaura quando a ponho lado-a-lado.

cps

bernardino

phreaker,

ws2370 cheira mesmo a Lacrosse, a lacrosse 2357 tinha termohigrometro a tua não sei.... mas desde já te digo:
já vou na 4ª estação meteorológica e só esta última é que me marca a mesma temperaura quando a ponho lado-a-lado.

cps

bernardino

Segundo as indicações neste tópico (ver por aqui) não parece ser Lacrosse.

Mais uma Davis Vantage Pro2, com weatherlink, mas sem sensores adicionais.
Encontra-se numa zona rural de Loures, arredor norte de Lisboa.
Depois de uma estação “Carrefour” só com termómetros e barómetro, uma Auriol (excelente relação qualidade/preço), e o fiasco da Lacrosse, a minha próxima paragem foi em Diablo Avenue… ou seja a sede da Davis.
Comprei a EM num site holandês, tal como recomendado por um colega aqui do fórum. Custou 695 euros, tudo incluído.
http://www.weerstationkopen.nl/6152.../1415?osCsid=cd3fbd2021528f195285ecac848dd3f3
foi rápido, tive de pagar primeiro, confiei, passado 5 dias estava em casa, entregue pela chronopost, é o modelo europeu, métrico, que não necessita de mais adaptações. Tem 2 anos e garantia. O material que vem dos EUA assusta-me um bocado por causa destes, e outros, pormenores.
Seguiu-se a montagem da estação. As instruções são muito completas, claras.
Tudo me pareceu incrivelmente simples, a estação estabeleceu comunicação wireless com os sensores imediatamente e nunca mais a perdeu! Há outras que só à 2ª ou 27ª tentativa, reboot, restarts e afins é que estabilizam.
Até submeti a consola a torturas rádio electricas, colocando-a ao lado do tlm, rede wireless, telefone sem fios, colunas a funcionar (tudo ao mesmo tempo) e ela aguentou-se SEM perder 1 dado. Veio a trovoada fortíssima (que baralhou os dados recolhidos na auriol), e nenhuma perturbação.
Na instalação só tive um problema: a instalação do weatherlink… o PC não reconheceu o USB, nem por nada. Acabei por instalar como se fosse serial e… funcionou. Há mistérios.
Nesta EM: tudo é pensado para funcionar, e se há uma reentrância, um buraquinho, ele serve para encaixar um cabo, permitir um sensor adicional, etc MAS sempre com materiais que permitem o isolamento da electrónica.
Nada é de má qualidade. Temos bolhas de água(ar) para nivelar, compasso, bons plásticos. O compasso é made in germany, curioso.
Fiquei com uma excelente impressão da qualidade do RS (não ventilado).
O ISS ficou numa zona sempre exposta ao Sol, com o centro do RS a 1,5m acima do solo, que não é cimentado e está a mais de 6m do obstáculo mais próximo.
O anemómetro tem uma localização mais difícil… apesar de ter mais terreno disponível, decidi que o melhor locar para o colocar era numa espécie de mastro de antena com 4,5 m de comprimento que deixa o anemómetro a 7m de altura acima do solo. Não há obstáculos acima do nível do anemómetro.
O suporte do anemómetro parece muito forte, mas adicionei 4 espias e aquilo agora não abana nem 1 mm! Temos de preparar para os extremos meteorológicos… esses dados não se podem perder e podem ser muito úteis a investigadores.
Agradeço a quem teve a paciência de me tirar dúvidas neste passo largo (Hotspot).
A estação já está no WU, e em breve no awekas, meteoclimatic.

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=ILOURESL3

Deixo umas fotos.

anemometro para sul

anemometro para norte

vista para oeste, (os tijolos e telhas já lá não estão)

Muito bom Bernardino, mais uma Davis instalada em excelentes condições.

Curioso o facto desta Davis já trazer o novo catavento com a ponta em metal.

O wireless destas estações é extremamente bom. Podes torturar mas ela não cede.

Agora é desfrutar dos dados e fazer uma manutenção ao pluviometro de 3 em 3 meses (não esquecer de desligar primeiro o cabo RAIN do ISS).

De resto, daqui a alguns anos surgirão outros problemas. Muitos anos esperamos nós.

Ora portanto a famigerada e aguardada estação ali a dois passos de casa e por pouco que não a vejo! :p Na verdade, em linha recta fica a 1Km de minha casa.

Muitos parabéns Bernardino :thumbsup:

Obrigado a todos, mas há sempre espaço para melhorar.
Estes hobbies têm que ser vividos com muito seriedade, ou então não vale a pena. E podemos ser sérios usando só 1 termometro de mercúrio.
Joseoliveira... eu vejo algumas casas de moninhos...

O mais importante é partilhar os dados, qd possível em tempo real, e ter saúde para tirar uma normal climatológica :)

cps

Muito bom Bernardino, mais uma Davis instalada em excelentes condições.

Curioso o facto desta Davis já trazer o novo catavento com a ponta em metal.

Hotspot,

Se está instalado em boas condições é porque me deste bons conselhos!

E, sim, já trás a nova ponta de metal. E a firma holandesa a quem comprei diz que antes de expedir o material para os clientes verifica se têm a ultima versão do firmware e garante que tudo é recente.

cps

bernardino

Obrigado a todos, mas há sempre espaço para melhorar.
Estes hobbies têm que ser vividos com muito seriedade, ou então não vale a pena. E podemos ser sérios usando só 1 termometro de mercúrio.
Joseoliveira... eu vejo algumas casas de moninhos...

O mais importante é partilhar os dados, qd possível em tempo real, e ter saúde para tirar uma normal climatológica :)

cps

A seriedade mantém-se ainda que com ferramentas das quais à partida não pretendamos voltar a usar tal como um simples termómetro. Não sei ainda quando poderei dar um passo mais à frente neste sentido, mas como é óbvio o objectivo não está perdido!
"eu vejo algumas casas de moninhos..." é interessante que estou a escassos metros acima em altitude!

Durante as minhas ferias, que decorreram no inicio deste mês, andei pelo norte do nosso bonito Portugal.

Em Vila Real, junto aos bombeiros, não resisti a tirar uma foto a este anemometro bem como á famosa Auriol.

Será que se trata da estação meteorológica de algum membro aqui do fórum ?

Meti um tubo 3 metros em tubo galvanizado 3/4 (não enferruja), tambem os vi em aço inox...mas sem duvida o galvanizado o melhor;)

Boas amigos Meteorologistas,

Mais uma vez estou de volta com o assunto do mastro/tubo (recordo que tenho um de aluminio de 3/4 para suporte exclusivo do anemometro e pluviometro). Recentemente decidi baixar aproximadamente 50 Cm o anemometro (ou seja tubo de suporte), de forma a reduzir a vibração/oscilação que se notava nos dias maior intensidade de vento. Agora voltam as duvidas se devo trocar o aluminio pelo galvanizado, de forma a reduzir a oscilação?
Para quem tem tubo galvanizado, com cerca de 1,5m livres e sem espias, não existe oscilação do tubo/anemometro nos dias de "ventania"? Até que ponto a ligeira oscilação prejudica as medições?

Muito obrigado.