Seringador
Cumulonimbus
É impressão minha, ou vocês são um pouquinho supresticiosos?
Quanto a sermos avisados de forma oficial ou não, não sabemos, porque situação idêntica ainda não passou à raça humana. É certo que muitos calhaus que divagam pelo espaço nos podem surgir de surpresa, apesar dos inumeros telescópios apontados ao céu. E é quase certo que seja descoberto por amadores ou observatórios de menor envergadura, os telescópios de maior potência são requesitados para estudos específicos e não são utilizados para rastrear o céu. Mas após um descoberta de um corpo celeste, como um cometa, é necessário a confirmação do nome e possível rota, e aí entra o oficial.
Quanto ao calendário dos Maias, eles nem sabiam da existência do nosso calendário por isso qualquer número que eles tenham utilizado era em referência ao seu e não ao nosso.
Por vezes é a forma como são interpretados esses escritos antigos, na Bíblia também, dependendo da interpretação, podemos dar várias interpretações aos números que por lá aparecem, desde o 666 muito conhecido, ou a data do fim do mundo segundo o Apocalipse. Chegou ao ponto de alguém até lá encontrar a data do início do mundo (23 de Out. de 4004 a.C.)...
Não passou à raça humana dita civilizada, pq já ocorream na história eventos catastróficos, além disso a paleoclimatologia já evidenciou alguns factos nesse sentido.
Outra situação tem haver com a cultura Aborigene na Austrália, que só tem 17.000 anos, só 8/9 vezes mais do que a Romana ou Egípcia e les também mencionam isso nas suas pinturas.
É uma questão de juntar os dados ao nível global e de diferentes culturas e compará-los e correlacioná-los.