O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para hoje uma melhoria do estado do tempo, situação que irá manter-se na terça-feira, dia a partir do qual as condições climatéricas irão agravar-se devido à aproximação de um sistema frontal
«Um sistema frontal, associado a uma outra depressão, irá começar a agravar o estado do tempo a partir de terça-feira, altura em que começará a aproximar-se do continente», disse o meteorologista Luís Serrano à Lusa.
Assim, e de acordo com as previsões do IM, o céu apresentar-se-á hoje com períodos de muita nebulosidade, que tenderão a agravar-se, existindo ainda a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos.
O vento soprará fraco (inferior a 15 Km/h) do quadrante sul, tornando-se moderado (20 a 35 Km/h) nas terras altas.
A neblina ou nevoeiro matinal deverá dissipar-se durante a manhã, prevendo-se ainda uma pequena subida da temperatura máxima.
Quanto ao estado do mar, na costa ocidental a norte do Cabo Carvoeiro as ondas serão de sudoeste com um a 1,5 metros, enquanto que a sul desse ponto as ondas de sudoeste poderão atingir 1,5 a 2,5 metros.
Na costa sul, as ondas serão de sudoeste com 1,5 a dois metros, passando depois a ondas de sueste com um metro, e com a temperatura da água do mar a rondar os 18 graus Celsius.
As temperaturas máximas previstas para hoje são de 17º em Ponta Delgada, 21º no Porto, Lisboa e Faro, e 23º no Funchal.
Lusa / SOL