Irpsit, uma iniciativa muito interessante!
Entrentanto, como aqui foi dito, há vários factores que podem interferir numa correlação entre a dimensão dos anéis de crescimento de um dado indivíduo (árvore) e o clima global. Para começar, cada indivíduo (árvore) tem uma história individual, que se reflecte talvez mais intensamente no registo do seu desenvolvimento do que variáveis globais ou, mesmo, regionais (como a poluição).
Por exemplo, imaginemos que a árvore germinou num povoamento florestal denso e maduro, à sombra de outras árvores e arbustos maiores e tendo que competir com estes pelos mesmos recursos no solo. Isso explicaria um crescimento muito lento nos primeiros anos, quando uma árvore que nesse mesmo período estivesse já na sua maturidade, com bom acesso à luz solar e aos recursos do solo, poderia até manifestar um crescimento particularmente grande. Se imaginarmos muitas pequenas árvores na mesma situação que a primeira, todas mais ou menos "latentes" à espera de uma oportunidade, compreenderemos que a tal oportunidade pode chegar primeiro para umas e mais tarde para outras, consoante, por exemplo, a morte de árvores mais velhas vá abrindo clareiras no povoamento. Ao longo da sua vida, cada indivíduo (árvore) pode sofrer influências directas sobre o seu ritmo de crescimento que se sobrepõem facilmente à influência do clima global.
Assim, se um dia fossem cortadas duas árvores centenárias desta "geração" as mesmas podem (e, quase certamente, devem) exibir histórias completamente díspares.
Isto pode relativizar bastante a relevância das conclusões tiradas de uma análise dos anéis de crescimento: de cada indivíduo, só se pode inferir a história deste indivíduo. Se fizermos, por outro lado, uma amostragem muito maior, recorrendo a espécies diversas, de idades diversas, em microclimas diversos, etc... pode ser que uma análise estatística possa permitir arriscar alguma correlação... Embora eu ache pouco provável, o ruído seria demasiado...
Mas podia ser um bom programa escolar, analisar e catalogar tantos exemplares quantos se conseguir encontrar ao longo de um ano e tentar ajustar uma curva aos dados recolhidos, aferir o desvio e concluir se há um padrão válido aceitável ou se se obteve apenas ruído...