Boa noite
Mais um tópico em que esbarro por acidente ou não vá ser este o meu 44º post no fórum.
Bom, o meu nome é Carlos Jorge Gomes, moro em Almada mais concretamente na minha querida freguesia de Cacilhas à beira-Tejo, e tenho 34 anos. Apesar de ser um leigo e mero curioso na matéria, desde pequeno que me interesso pelos fenómenos meteorológicos (e aviação militar, que é o meu nicho de eleição).
Por morar muito alto frente aos antigos estaleiros da Lisnave, num último andar, não tenho vizinhos, apenas o céu; olho em frente tenho céu, olho para os lados céu tenho, olho para cima céu e estrelas... e outras vezes nuvens de onde saem raios, granizo, etc, etc. Devido à altura, e ao facto de não ter qualquer obstáculo à frente ou atrás, o sítio onde vivo sempre esteve, e estará, muito exposto aos elementos; já tive vidros partidos por objectos trazidos por rajadas ciclónicas, a instalação eléctrica da casa quase completamente queimada por um raio que desceu pela chaminé da cozinha (e porque o condomínio retirou os pára-raios do cimo do prédio fiando-se que toda e qualquer descarga seria atraída pelas gruas da Lisnave...
), inundações várias, calor tão severo como o do Verão de 2003 em que a temperatura dentro de casa às 2 da manhã era de 33ºC e em que nem os quadros se aguentavam nas paredes, enfim, um sem número de histórias que não vale estar a pena estar agora para aqui a trazer para não maçar, mas que atesta esta quase constante batalha com os fenómenos meteorológicos à qual sempre estive habituado.
Por isso mesmo, gosto de meteorologia, de saber, de ler todas aqueles posts onde se mencionam hectopascais, oscilações, circulações, NAOs, pese embora perceba muito pouco do mesmo. E, claro, para me manter informado, coisa que muito prezo.
Um grande abraço a todos e, mesmo não sabendo muito das especificidades da matéria em questão, de qual a diferença entre NAO+ e NAO- e outras coisas assim, eu e a minha LaCrosse andaremos por aqui.
Carlos Jorge Gomes