Obrigado Dahon, por colocares este grafico bem ilustrativo.
Eu vejo o plastico como um problema separado. Tambem importante mas tao critico como reduzir emissoes.
- Os sacos de plasticos tem um impacto minimo a nivel de emissoes de carbono.
- Obviamente voos de aviao, contribuem imenso para a pegada ecologica.
Uma viagem de 4 voos dentro da Europa pode acrescentar quase 1ton CO2 por ano à minha pegada de 5 ton/ano. Portanto é significativo.
- O consumo de carne contribui muito para as emissoes de carbono, mas depende do tipo de carne. O exemplo mais insustentavel é produzir um bife de vaca alimentada a grao, que é o pior a nivel de emissoes (devido as emissoes de metano e quantidade de grao usada para criar essa vaca). As galinhas contribuem muito menos com emissoes do que animais que necessitam de muito mais area e graos. Se a vaca for alimentada so a pastagem de grao (muito raro hoje em dia), entao e pegada ecologica vai ser muito mais pequena! Igualmente sustentavel é comer um peixe pescado localmente, que vai ter um impacto muito pequeno. Obviamente que existe muita irracionalidade na discussao deste tema, porque a maioria das pessoas nao esta disposta a sacrificios. Eu nao sou vegetariano e tento comer so carne e peixe de origem sustentavel, e como talvez 2 vezes por semana. Reduzo muito a minha contribuicao com esta mudanca. Pode parecer um sacrificio, mas é uma mudanca muito facil de fazer, e uma pessoa pode continuar a usufruir os prazeres de certos pratos culinarios esporadicamente.
- Os transportes sao tambem fonte de emissao, mas nao tanto como a energia (electricidade e aquecimento) para as habitacoes e para a industria. Portanto a reducao do consumo é essencial (adoptar uma vida simples - outro sacrificio, talvez mais dificil mas a meu ver, tambem nao custa muito). A industria precisa de mudar de queimar carvao e petroleo, para energias renovaveis, como hidroelectrica e eolica. E se minimizarmos o consumo, como sociedade.
Agora a minha opiniao pessoal:
Como a maioria destas mudancas para uma vida mais simples, ate esta relacionada com poupancas economicas e possivelmente, com mais tempo para coisas que nos fazem felizes, eu acho que por causa disto, a mudanca vai ser adoptada em escala massiva pelas geracoes mais novas, num curto espaco de tempo.
E estou a adivinhar que coisas como voar de aviao, comer carne, conduzir um carro sem ser electrico, vao tornar-se muito caras e com impostos altos. Portanto, a mudanca vai acontecer e vai ser forcada.
Basta tambem ver a quantidade de jovens na faixa dos 18-25 na Alemanha, UK, USA, que tambem tem interesse numa vida ecologica e mais simples, e adoptam dietas veganas e recentemente deixam de voar de aviao... A mudanca esta a ocorrer.
A minha duvida, é se vai ser a tempo e vai ser suficiente. A mudanca a nivel individual nao chega! é preciso sobretudo a reducao das emissoes por parte das industrias da China, USA e pelos lobbies da agricultura e pecuaria de paises como Brasil. Sem a contribuicao por parte dos "grandes", nada feito.
Interessante, a precessão vs facto.