Depois de anomalias brutais positivas, agora isto..
Uma das consequências das alterações climáticas é o aumento de fenómenos extremos, não apenas de temperaturas altas, eventos de grande anomalia negativa também estão incluídas. No entanto é difícil ter a confirmação que um evento extremo isolado é devido ao efeito do homem, ou apenas um evento natural. O mais importante é ver o número de eventos extremos em cada década ou períodos distintos.
Em Portugal, em 3 anos, tivemos 1 furacão a passar ao largo do país (Com influência direta no incêndio catastrófico de outubro de 2017), no ano seguinte, um a entrar (Praticamente ainda como furacão) na Figueira da Foz, e outro (2019) nos Açores, tendo sido o furacão mais forte desde que há registos tão a Nordeste no Atlântico. Agora cada um decide se acha isto normal, ou não. Não dá nunca para ter certezas absolutas, porque é um facto que fenómenos extremos sempre aconteceram. Também dizer sempre que fenómenos extremos sempre aconteceram, como argumento para dizer que o homem não tem influência nenhuma, um bocadinho forçado..
Será que se tivermos 10 furacões em 10 anos seguidos aqui nas redondezas vai alguém dizer que é normal? Porque já aconteceram no passado. Portanto, acontecendo hoje, é "normal".
Quem ainda hoje, acha que este aquecimento é normal (sem influência humana), era interessante explicar ( Para se perceber melhor como ainda há quem não acredite em algo já tão disseminado na ciência - Não é uma questão de fé. É ciência! ) que ponto destes 2 está errado e porquê:
1- Com influência humana, aumentou a concentração de gases com efeito de estufa.
2- Há relação entre a concentração de gases com efeito de estufa e a temperatura global do planeta.
O aquecimento global deve apenas e só ter um suporte científico . Se a maioria dos cientistas , após aturadas investigações , conclui que ele se verifica , só temos que aceitar .
Agora , se formos pelo caminho apenas da ocorrência de fenómenos meteorológicos extremos , é um caminho muito perigoso , pois dá para várias interpretações .
Eu também posso recuar às décadas de 40 e 50 e aí os fenómenos meteorológicos extremos são imparáveis : desde secas brutais , grandes ondas de frio , ciclones , tornados .
Quem quiser pesquisar , pois há muita matéria sobre isso , sobre o ciclone de 1941 , o tornado de 1956 na Beira Baixa , a grande seca no Litoral Norte no início dos anos 40 , os episódios de frio e neve a cota 0 nos anos 50 ( inclusive no Algarve ) , etc. Pode ver a intensidade extrema desses episódios e as suas consequências ...
coitada também lhe roubamos a infânciaAtivista Greta Thunberg blinda nome como marca comercial
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/ativista-greta-thunberg-blinda-nome-como-marca-comercial
Existem muitos que acreditam ainda no Pai Natal.
.A própria publicou há dias no seu perfil de Instagram que tomou a decisão por haver pessoas que estavam constantemente a usar a marca com fins comerciais, sem qualquer tipo de consentimento.
No pedido, a fundação que tem o nome da ativista e da irmã, Beata, solicita reserva ao uso em publicidade, seguros, operações financeiras e monetárias e negócios imobiliários.
Está também abrangido o setor da educação e formação, entretenimento e atividades desportivas e culturais, além de bens científicos, tecnológicos e de desenho industrial, principalmente