Arquivo de eventos históricos

Aurélio... duvidar de dados oficiais porque te lembras de memória desse dia, ao fim de 22 anos, é uma afirmação um pouco audaciosa não?

Audaciosa não, sei do que estou a falar ... a menos que a precipitação esteja toda concentrada em Faro e para além disso não sei qual a fonte onde ele foi buscar os dados. Por exemplo esse site que o StormRic colocou também são dados oficiais teoricamente dado que corresponde ás estações do IPMA, neste caso Sagres e Faro, mas contudo em nada tem a ver com os dados também eles oficiais que o Algarvio1980 coloca.
Ele tirou os dados oficiais de onde ???
Para além disso ainda existe aquela questão de os sites usarem dados das 00h ás 23h59 e o IPMA usar das 9h00 do dia anterior ás 9h00 do dia seguinte, o que baralha isto tudo.

No caso ele diz que no dia da queda do avião choveu 97 mm aqui em Faro, interpolando as outras estações á volta a precipitação não passa dos 45 mm ...

As lembranças que tenho disso é que as chuvas fortes foram de madrugada lembro-me como se fosse hoje, pelo que pode acontecer é que os dados INAG ser do período de 24h ( das 0h ás 23h59) e do IPMA ser das 9h00 do dia anterior ás 09h do dia seguinte e portanto nesse caso ir buscar muita precipitação do dia 22 Dezembro ... pode também ser isso ....

Mas no final isto teria que bater certo a quantidade e está bem mostrado que existem grandes discrepâncias ....

Os dados da precipitação de Faro foram obtidos neste estudo:
http://www.algarvedigital.pt/algarv.../File/upload/PBHRA/Relatorios/cap2_parteA.pdf

Insiro aqui uma cópia parcial das páginas 46-47 desse documento para facilitar a consulta:
4I18RDT.jpg

Portanto quanto à fonte não há dúvidas de que os valores estão lá. Falta a confirmação pelo anuário que é sempre a verificação final e definitiva.
Penso que são valores extraordinários, não isoladamente, mas porque no conjunto dos 6 dias terão caído, segundo aqueles dados, 400mm, o que supera até o maior total mensal.
Ponho a hipótese de haver algum lapso de transcrição ao ser feito o estudo em causa. Para os valores estarem indicados daquela forma, em períodos de seis horas, terão sido obtidos do boletim diário: as observações intercalavam valores das 6 horas precedentes ou das 12 horas precedentes, conforme eram as observações das 6h e das 18h ou das 0h e das 12h (ou ao contrário, tenho que confirmar). Isto significa que para obter os valores correspondentes aos segundos períodos de 6 horas havia que subtrair o primeiro de 6 horas do de 12 horas em que aquele se incluía.
Àcerca do impacto da precipitação perceptível em tempo real por observadores, não há na realidade nenhum total em 6 horas excepcional: três períodos de 6 horas tiveram totais entre 30 e 40mm (aviso amarelo) e apenas um teve entre 40 e 50mm (aviso laranja); nenhum atingiu a intensidade de vermelho. Portanto o impacto foi o da acumulação e subida dos níveis de água nos cursos de água e zonas de acumulação pela persistência da precipitação, não terá sido o de enxurrada repentina (flash flood).

• Gosto
Reactions: algarvio1980
bons dias

não sei se já tinha referido aqui, mas lembro-me quando tinha prai uns 5 anos (deve ter sido entre outubro de 1991 e janeiro 1992) que houve uma violenta trovoada durante a noite, inclusive houve falta de luz. Foi semelhante ao que ocorreu a 28 de outubro de 2001. Nunca mais me esqueço desse dia, apesar de ja não me recordar do dia ao certo, se pudessem ajudar agradecia.:thumbsup::thumbsup:

cumps.

Setembro de 1991, noite de 20 para 21. Circulação da base das nuvens de sul rodando para SE e posteriormente ENE. Trovoada muito intensa e chuva torrencial pelas 18:45 em Oeiras (21,7mm). Depois das 22h a trovoada com descargas muito fortes e frequentes continuou para norte e nordeste, já com chuva só fraca (típica das bigornas das Cb) até cerca das 2:20 da madrugada de dia 21. Poderá ter sido esta, se se tratar da zona do Cartaxo. Em Outubro só encontro fraca na madrugada de 10 e na noite de 10 para 11, mas com circulação de sul e oeste de um núcleo depressionário e sistema frontal.

Reanálise da noite de 20 para 21 de Setembro:
xi3cDE0.png

Q9ADeVv.png

66mRUBw.png

qmbRP7r.png

Até Janeiro de 1992 não houve trovoadas na região, excepto no dia 14 de janeiro pela madrugada e manhã mas pouco significativa.

Obrigado StormRic :cheers: mistério resolvido então.:thumbsup:
Ficou-me bem gravado na memória essa trovoada, sei que eram constantes "spider lightnings" a rasgarem o ceu mesmo por cima de nós, até se ouvia electricidade a "estalar" nos ceus.
Do que me recordo, trovoadas nocturnas semelhantes a essa aconteceram a 4-10-1997, 11 e 28-10-2001, 22-10-2002, 25-10-2003, 14-6-2006, noite de 5 para 6-11-2006 e 4-10-2009.
Lembro-me também de uma trovoada bem forte e localizada na zona oeste (bombarral e cadaval) salvo erro na noite de St.Antonio em Junho de 1992. Eram raios bem potentes e luminosos com varias ramificações, quase todos eles nuvem-solo...na altura fascinava-me mas ao mesmo tempo estava com "nhufa" eheh

• Gosto
Reactions: StormRic
de qualquer forma entre as 18 horas de 22 de dezembro de 1992 e as 18 horas de 23 de dezembro de 1992 cairam 140mm, o que se aproxima bastante da situação de 13 de outubro de 1989 com 165mm.

Longe dos 274mm de Monchique em 1997.

Ainda no campo historico das trovoadas, partilho convosco o top 3 de relampagos que cairam mais proximo de mim (que eu me recorde).

3°- (18-4-2011): foi um mitico dia na minha região em termos de trovoada, pois nesse mesmo dia cairam cerca de 4 raios na cidade do Cartaxo (um record num só dia), recordo-me que por volta das 17h a celula entrava cidade a dentro e de repente um flash seguido de estoiro (estilo caçadeira) fez-me saltar do chão e nessa altura estava a trabalhar na zona norte da cidade, a cerca de 500m do centro onde o raio atingiu a torre da igreja, a minha casa fica a uns escassos...150m da mesma. Provavelmente se estivesse em minha casa, estaria em 1° lugar do Top.

2° - (22-9-2014): o mais recente evento de trovoadas fortes que tambem foi um dia em cheio. Nesse dia tive o privilegio de assistir a uma autentica bomba a cerca de 200m a sw de mim, eram cerca de 19:30h quando do nada, um enorme e intenso flash branco se procedeu a uma das mais fortes bombas que ouvi na minha vida, no stand onde estava trabalhar na altura, tinha uma superficie vidrada em curva, aquando do trovão até deu para notar a onda de choque provocada pelo barulho, abanou toda a superficie vidrada e até a estrutura do predio...inesquecivel.

1° - (9-9-2006): uma manhã (7:30 da manhã) de forte trovoada seca (apenas caiam umas gotas grossas esporadicas). Minutos antes do relampago n°1 do top, ouve outro que caiu a cerca de 750m proximo do jardim de infancia local, foi impressionante o raio nuvem-solo cheio de ramificaçoes bem intenso, seguido de um estoiro meio-seco e "crocante" parecia dar o mote ao que viria a suceder. Passados uns 5 mins do nada e por sorte ser um raio nuvem-nuvem (se fosse nuvem-solo teria feito estragos), foi mesmo por cima da minha "cabeça" tendo algumas ramificaçoes ainda tocado no para-raios dos correios (a cerca de 100m da minha casa), foi relampago e trovao em simultaneo, ouvindo-se antes da "explosão" um som electrico estilo "cracking", foi impressionante...até hoje foi o mais perto de minha cabeça, literalmente!

:thumbsup:

Reassessing the impacts and atmospheric circulation of large storms over Portugal

http://riskam.ul.pt/disaster/images/pdf/dissertao_filipa_varino_low.pdf

O estudo centrou-se em alguns dos mais importantes eventos extremos de precipitação ou vento que ocorreram em território português desde 1871. Dos sete eventos escolhidos cinco ocorreram no período temporal anterior a 1948 e dois pertencem à década de 60. Assim, os episódios analisados são: 6/7 de Dezembro de 1876, 22 de Dezembro de 1909, 20 de Novembro 1937, 23 de Janeiro de 1941,15 de Fevereiro de 1941, 19 de Novembro de 1945; 2 de Janeiro 1962 e 25 de Novembro de 1967.

• Gosto
Reactions: Thomar e StormRic
Fotos das cheias trágicas de 1983 aqui na zona.

Só mais um apontamento, registo da pluviosidade da estação meteorologica do SNIRH instalada na altura no Pisão: 127,5 mm! Nem sei como é que a estação não foi arrastada, pois já me contaram que o vale tinha água com vários metros de profundidade, enfim, nem consigo imaginar tal coisa.

tydFF3u.jpg

Última edição:
Novembro de 1988. Falta-me só confirmar a data exacta deste evento.
Inundações em Carvoeiro - Lagoa.

12376747_567904683359549_2746417342516372982_n.jpg

12362791_567904703359547_7680719455342347964_o.jpg

Fotos publicadas na página de facebook do Carvoeiro Square