Arquivo de eventos históricos

Um dia, era eu um petiz, deixei de poder atravessar a ponte móvel que liga Leça a Matosinhos.Fazio-o todos os dias para ir para a escola.Um violento temporal de vento danificou a estrutura .A sua restauração demorou mais de 6 meses.
Lembro-me bem dessa noite em que o vento foi o protagonista e dos trantornos ao quotidiano que duraram 6 meses.
Rrea00119690218.gif

Este temporal pode não ter sido dos mais intensos mas na minha História de Vida marcou:
6 meses que para ir para a Escola fazia o quíntuplo do trajecto...

Sem provas documentadas ... nem imagens vou documentar a minha experiência do dia 13 Outubro de 1989. O dia que mais choveu aqui em Faro: 164 mm em 24h.

Nesse dia, por sinal uma Sexta-feira 13, foi um dia normal de escola tinha eu 10 anos, e frequentava a 4ª classe(4º ano). Foi um dia marcado pelo sol e por alguns aguaceiros mas nada de especial. O vento soprava de Oeste, bem como as nuvens que vinham de Oeste.
Ao final do dia, já estava eu em casa, depois de um dia de aulas, formam-se umas espessas nuvens a sul da minha casa, ou seja, na costa algarvio. O vento soprava fraco quase nulo. O que parecia não ser nada de especial e nem sequer chegar ao Algarve, ou mais concretamente a Faro, de repente acontece algo que nunca havia visto na minha vida, nem nunca mais vi.

O vento quase nulo, sem nada o prever muda para sul, e as nuvens ameaçadoras, que estavam estacionárias há algum tempo, mudam de direcção e estranhamente tb de velocidade e acompanhados por violentos trovões e relâmpagos alguns deles atingindo terra, ou pelo menos dando essa indicação, chegam á minha casa (faro). Depois chega uma chuva violentíssima acompanhada por fortes trovoadas, que durou o resto da tarde e toda a noite.
Essa chuva apesar de violentissima não foi sempre constante. Alguns periodos chegou mesmo a aparecer a lua, mas lembro-me de um facto que nunca mais esqueci.
Numa dessas pausas da chuva em que até apareceu a Lua/Sol (já era sol posto, não me lembro bem), foi no fim do 1º round da chuva, surge uma segunda vaga de temporal, e numa das nuvens que surgiu primeiramente ... aparente uma daqueles nuvens mais baixas ... assim parecia.... cai um perigosissimo raio que atinge terra ... nao sei é onde ... mas lembro-me como se fosse hoje .. tinha eu 10 anos.

Quanto á violência da chuva ... bem não tem paralelo ... diga-se que quando chegou eu moro em Sta Barbara de Nexe a 10 km de Faro ( e ela demorou cerca de 10 minutos a chegar) já eu a ouvia não sei onde.
Rapidamente o caminho transforma-se em ribeiro com uma enxurrada sem paralelo. mais abaixo onde a estrada cruza-se com o meu caminho o autocarro fica sem possibilidade de passar... um autocarro imagine-se.

Lembro-me ainda que toda a noite a chuva foi violenta acompanhada por fortes trovões. No dia a a seguir estava tudo inundado tudo parecia grandes lagos. mais tarde fiquei a saber que havia caído em Faro ... cerca de 164 mm !! Impressionante ....

Esta é a miinha história ... do tempo em que os Invernos eram mesmo chuvosos :angry::angry: !!

PS: Gostava de ouvir a história de Tavira em que cairam cerca de 180 mm algures em 1983 !!!

Eu sempre que leio esta secção, começo a ouvir a voz do Vitor Espadinha na minha cabeça "e recordar é viveeeeeeeeeeeeer"...
Mas sobretudo fico cada vez mais irritado :angry: Isto porque me lembro bem do episódio que mais me marcou a seguir à neve em Lisboa, mas não consigo localizar o fenómeno temporalmente! Sei que estava na escola secundária em Lisboa, penso que terá sido entre 1994 e 1997 mas não tenho a certeza e não tenho mais dados. E assim por mais pesquisas que faço não consigo encontrar :sad:

Era por volta do meio dia e saía da escola... o céu estava negro... de repente e sem pré aviso uma descarga de água monumental. Eu e os meus amigos desatámos a correr até casa mas não serviu de nada. A chuva era impressionante... na zona do Lumiar havia já lençois de água. Cheguei a casa completamente a pingar... Qual não é o meu espanto qd chego e vejo a água a escorrer pelas paredes e a inundar-me o chão de casa. A quantidade tinha sido tanto que os algeirozes tinham entupido e água estava a passar do telhado para a habitação! Quando acabei de almoçar a chuvada parou (durou cerca de hora e meia). Assim que parou de chover fui ver a calçada de carriche (que era zona habitual de inundações devido á ribeira lá existente). Quando chego á beira da estrada vejo o trânsito cortado, a ribeira a transbordar e junto ás bombas de gazolina ao fundo da calçada so vejo uma alface a boiar (alface: aquilo que os taxis antigos tinham em cima para indicar a bandeirada, lembram-se?). Logo o taxi correspondente tava totalemente submerso. O telejornal da noite mostrou o resto. Entre o Campo Grande e o Lumiar, toda a alameda das linhas de torres tinha água pelo menos á altura do passeio, houve inundações em edifícios e por toda a lisboa grandes lencois de água. Em consequência arrancaram obras de construçao de um muro de cimento para proteger a ribeira da calçada de carriche que ficaram concluídas algum tempo depois.

Um dia inesquecível... e pena que não haja registos :sad: Ou pelo menos se houver sao muito dificeis de encontrar... Se alguém se lembrar deste evento e que possa juntar mais dados dê uma apitadela :thumbsup: . Tinha piada tanto tempo depois ver o que se passou meteorologicamente :)

Sem provas documentadas ... nem imagens vou documentar a minha experiência do dia 13 Outubro de 1989. O dia que mais choveu aqui em Faro: 164 mm em 24h.

Nesse dia, por sinal uma Sexta-feira 13, foi um dia normal de escola tinha eu 10 anos, e frequentava a 4ª classe(4º ano). Foi um dia marcado pelo sol e por alguns aguaceiros mas nada de especial. O vento soprava de Oeste, bem como as nuvens que vinham de Oeste.
Ao final do dia, já estava eu em casa, depois de um dia de aulas, formam-se umas espessas nuvens a sul da minha casa, ou seja, na costa algarvio. O vento soprava fraco quase nulo. O que parecia não ser nada de especial e nem sequer chegar ao Algarve, ou mais concretamente a Faro, de repente acontece algo que nunca havia visto na minha vida, nem nunca mais vi.

O vento quase nulo, sem nada o prever muda para sul, e as nuvens ameaçadoras, que estavam estacionárias há algum tempo, mudam de direcção e estranhamente tb de velocidade e acompanhados por violentos trovões e relâmpagos alguns deles atingindo terra, ou pelo menos dando essa indicação, chegam á minha casa (faro). Depois chega uma chuva violentíssima acompanhada por fortes trovoadas, que durou o resto da tarde e toda a noite.
Essa chuva apesar de violentissima não foi sempre constante. Alguns periodos chegou mesmo a aparecer a lua, mas lembro-me de um facto que nunca mais esqueci.
Numa dessas pausas da chuva em que até apareceu a Lua/Sol (já era sol posto, não me lembro bem), foi no fim do 1º round da chuva, surge uma segunda vaga de temporal, e numa das nuvens que surgiu primeiramente ... aparente uma daqueles nuvens mais baixas ... assim parecia.... cai um perigosissimo raio que atinge terra ... nao sei é onde ... mas lembro-me como se fosse hoje .. tinha eu 10 anos.

Quanto á violência da chuva ... bem não tem paralelo ... diga-se que quando chegou eu moro em Sta Barbara de Nexe a 10 km de Faro ( e ela demorou cerca de 10 minutos a chegar) já eu a ouvia não sei onde.
Rapidamente o caminho transforma-se em ribeiro com uma enxurrada sem paralelo. mais abaixo onde a estrada cruza-se com o meu caminho o autocarro fica sem possibilidade de passar... um autocarro imagine-se.

Lembro-me ainda que toda a noite a chuva foi violenta acompanhada por fortes trovões. No dia a a seguir estava tudo inundado tudo parecia grandes lagos. mais tarde fiquei a saber que havia caído em Faro ... cerca de 164 mm !! Impressionante ....

Esta é a miinha história ... do tempo em que os Invernos eram mesmo chuvosos :angry::angry: !!

PS: Gostava de ouvir a história de Tavira em que cairam cerca de 180 mm algures em 1983 !!!

Bom, oh caro colega Aurélio a história está meio mal contada, o mau não foi à noite, porque se fosse à noite eu não teria de vir nos carros dos bombeiros para casa porque estava na escola:D:D, a manhã foi de sol, às 13 horas vi no Canal1 nas notícias que davam mau tempo para a tarde, mas nada previa-se que viesse acontecer, por volta das 14horas o céu começa a ficar escuro, meia hora mais tarde começa a trovejar fortíssimo e a chover copiosamente nunca mais vi nada igual, às 16 horas lembrou-me de ir à janela ver e olhei para a rua que é no Bairro da Cavalinha estava tudo submerso, fui à casa de banho fez dois estrondos que até a casa de banho abanava apareciam que estavam a bombardear a casa de banho:lmao::lmao:, no prédio onde moro tem elevador os trovóes rebentavam dentro do elevador tal era a potência, às 18 horas chegaram os bombeiros a zona a sul da EN125 estava tudo submerso a àgua no túnel tapava a linha de caminho de ferro, a minha zona sem água dado ser a descer, e lá vim eu para casa, andava eu no 4ºano foi assustador os trovões, nunca vi mais uma tempestade dessa categoria:shocking::eek:, lembro-me como se fosse hoje :surprise::surprise:, por isso, hoje cada vez que há uma sexta-feira dia 13 vejo se prevêm chuva e ainda dizem que não há coisas na sexta-feira dia 13, uma coisa que esqueci-me de referir o céu estava com cor de azeitona meio esverdeado nunca vi tal cor até hoje.:D:D

Depois foi o Dezembro de 1992 do trágico no aeroporto de Faro, o tornado que vi em Março de 1996 e os ventos a 150 km/h no dia de 31 de Dezembro de 1998, e claro as inundações no dia 28 de Novembro de 2006 em Faro, foram estes acontecimentos que marcaram até hoje, mas o que marcou mais foi o de 13 de Outubro de 1989.

21 DE fEVEREIRO DE 1966...

Rrea00119660221.gif

Este foi o dia (tinha 7 anos) em que mal sabia que ,um dia mais tarde poderia documentá-lo , compreendê-lo e expo-lo desta forma e que mudou a minha vida.
Nesse dia desrespeitei uma ordem emanada pelos meus pais,que à época eram, como não poderia ser de outra forma, voz sublime , nem pensar em sair de casa,mas lá fugi para a Estrada da Circunvalação ,mesmo ali ao lado,porque havia notícia da queda de frondosas árvores.
Fugi e fui recompensado.
Na verdade ,eu morava perto dessa Estrada que ainda hoje conserva ao longo de Kms frondosas árvores e fui ouvir o barulho do vento nos ramos despidos.
E bafejado pelo acaso, tive até o previlégio de ver uma tília de décadas a ser derrubada por uma fortíssima rajada a metros de mim..
Neste dia , em que dezenas de ocorrências aconteceram quando cheguei a casa terá sido um alívio para os meus pais.
Para mim ,ainda hoje recordo a intensidade das rajadas de vento...
No balanço final do dia, o meu Pai lá ía dizendo que aquilo era uma miniatura
do "Ciclone" de 15.02.41...

E já que estámos em época morta e apenas isso,
já que outros Invernos virão assim,
aqui vai mais uma tempestade que recordo com pormenor.

Rrea00119821107.gif

1982h.jpg

Trabalhava à época na Rua de Cedofeita-Porto num casarão como muitos que por lá ainda existem,com quintais enormes , cheios de árvores frondosas.
Os dias de vento tinham um encanto especial.
Os dias de muito vento, os dias de temporal, como este de 07.11.82, eram uma alucinação.
Recordo-me de ter tido dificuldades em sair do local de trabalho.Havia destroços de árvores por todo o lado.Passei pela Boavista (a caminho de casa)e contavam-se algumas árvores caídas.
...E três meses depois nevava à cota zero no NW...
Há Invernos assim...

Pelo Estio que atravessámos,estas imagens, estes registos são irrealidades.
Pura Ficção...

Nimboestrato tanto desespero mais virão assim, todos nós sabemos como é distribuição espacial da percepitação em Portugal, é muito irregular :eek::eek: eu continuo a achar que este ano é um compensação do que se passou em 2006 :rolleyes::rolleyes: e o Verão irá compensar ou pelo irá compensar parte, daquilo que não se passou no Inverno.

A data de 15 de Dezembro de 1926, é largamente referido nos jornais de época, sobre o grande temporal que se abateu sobre a ilha da Madeira. Muitas casas completamente destruidas, arvores arrancadas pela raiz, inumeras estradas e pontes levadas pela água.
Poucos meses a referência de um ciclone pelos Açores a 26 de Fevereiro de 1927.

cicloneko3.jpg

Curiosamente, após o temporal de 15 de Dezembro, até Abril - Maio de 1927, foram meses de seca com tempo quente que deixaram muitos agricultores com culturas arruinadas.

Faz hoje precisamente 7 anos que um dos pilares da ponte de Entre-os-Rios ruiu, arrastando outros e com tal facto mais de metade da ponte se desmoronou.Tal facto provocou como todos sabemos a morte de 59 pessoas.
Embora a incúria dos responsáveis técnicos encabece a lista das causas para a ocorrência de tal tragédia,existem outras que aqui se sublinha:
-Naquele dia, Vila Real, por exemplo,registou 93 mm registados entre as 00 e as 18 h e toda a bacia do Tâmega registou precipitações incríveis.

entre1qa9.jpg

mas aquele dia foi mais um entre muitos outros daquele incrível inverno pluvioso.
Recordo que de Dezembro a 4 de Março o Douro galgou por 5 (cinco)!!! vezes as margens na Ribeira e em Gaia.
Foi o último Inverno com Oscilação de fase negativa no Atlântico Norte que se caractreriza por Anticiclone dos Açores fraco e a Depressão da Islândia pouco activa, ambos mais a sul.Quem beneficia com mais pluviosidade é o Mediterrâneo enquanto que a Europa setentrional tem invernos mais frios e secos e o Nordeste Americano mais suaves .

entre3uj5.jpg

Aquele Inverno de 2000/2001 foi de facto incrível,em que muitos rios do Norte andaram com leito de cheia quase 5 meses.
Tal facto ajuda também a explicar um pouco a tragédia que hoje aqui se recorda.
É que se de 2000 até hoje só tivéssemos tido Invernos com a Oscilação do Atlântico Norte na sua fase positiva, em que caractrizada