Sem provas documentadas ... nem imagens vou documentar a minha experiência do dia 13 Outubro de 1989. O dia que mais choveu aqui em Faro: 164 mm em 24h.
Nesse dia, por sinal uma Sexta-feira 13, foi um dia normal de escola tinha eu 10 anos, e frequentava a 4ª classe(4º ano). Foi um dia marcado pelo sol e por alguns aguaceiros mas nada de especial. O vento soprava de Oeste, bem como as nuvens que vinham de Oeste.
Ao final do dia, já estava eu em casa, depois de um dia de aulas, formam-se umas espessas nuvens a sul da minha casa, ou seja, na costa algarvio. O vento soprava fraco quase nulo. O que parecia não ser nada de especial e nem sequer chegar ao Algarve, ou mais concretamente a Faro, de repente acontece algo que nunca havia visto na minha vida, nem nunca mais vi.
O vento quase nulo, sem nada o prever muda para sul, e as nuvens ameaçadoras, que estavam estacionárias há algum tempo, mudam de direcção e estranhamente tb de velocidade e acompanhados por violentos trovões e relâmpagos alguns deles atingindo terra, ou pelo menos dando essa indicação, chegam á minha casa (faro). Depois chega uma chuva violentíssima acompanhada por fortes trovoadas, que durou o resto da tarde e toda a noite.
Essa chuva apesar de violentissima não foi sempre constante. Alguns periodos chegou mesmo a aparecer a lua, mas lembro-me de um facto que nunca mais esqueci.
Numa dessas pausas da chuva em que até apareceu a Lua/Sol (já era sol posto, não me lembro bem), foi no fim do 1º round da chuva, surge uma segunda vaga de temporal, e numa das nuvens que surgiu primeiramente ... aparente uma daqueles nuvens mais baixas ... assim parecia.... cai um perigosissimo raio que atinge terra ... nao sei é onde ... mas lembro-me como se fosse hoje .. tinha eu 10 anos.
Quanto á violência da chuva ... bem não tem paralelo ... diga-se que quando chegou eu moro em Sta Barbara de Nexe a 10 km de Faro ( e ela demorou cerca de 10 minutos a chegar) já eu a ouvia não sei onde.
Rapidamente o caminho transforma-se em ribeiro com uma enxurrada sem paralelo. mais abaixo onde a estrada cruza-se com o meu caminho o autocarro fica sem possibilidade de passar... um autocarro imagine-se.
Lembro-me ainda que toda a noite a chuva foi violenta acompanhada por fortes trovões. No dia a a seguir estava tudo inundado tudo parecia grandes lagos. mais tarde fiquei a saber que havia caído em Faro ... cerca de 164 mm !! Impressionante ....
Esta é a miinha história ... do tempo em que os Invernos eram mesmo chuvosos

!!
PS: Gostava de ouvir a história de Tavira em que cairam cerca de 180 mm algures em 1983 !!!