Leio nas redes sociais que foi uma "mini"-Aurora Boreal. Para além de "mini" ser um termo irritante, neste caso também é falso. Nunca me passou pela cabeça que conseguiria ver a olho-nu, numa zona cheia de poluição luminosa e a uma altura tão elevada nos céus uma Aurora Boreal em Portugal. O que se passou hoje, no que se refere à excepcionalidade do fenómeno, equivale a um nevão em Lisboa ou ao landfall de um furacão de categoria 2.
Resumo da noite: já estava alerta para a remota possibilidade de um milagre, e quando comecei a ver imagens da Aurora nos Pirinéus e na Comunidade Valenciana fui para a varanda (Serra do Carvalho, VN Poiares), munido apenas da câmara fotográfica do telemóvel. E um pouco antes das 22:00 já dava para intuir uns tons violetas que pareciam ser uma Aurora:
Ainda sem certeza de que o violeta significava uma Aurora ou era apenas um efeito óptico de uma câmara de telemóvel perturbada pela poluição luminosa da iluminação pública, mantive-me alerta e a tirar fotos com o telemóvel, uma vez que a olho nu não se via nada. Até que às 22:30 ficou claro que era de facto uma Aurora que estava no céu:
Como tenho a varanda orientada a Este, e a Aurora estava claramente a Norte, saí de casa em busca de um ponto mais favorável. Neste momento, a Aurora não era visível a olho nu, mas a câmara do telemóvel já a captava relativamente bem:
Durante mais de meia hora a situação manteve-se, até que pelas 23:10 começa a aparecer uma Aurora bastante nítida, mesmo a olho nu, a Nordeste:
Esta Aurora foi de uma nitidez impressionante (as áreas mais iluminadas viam-se a cinzento, embora o céu tivesse uma tonalidade rosa-escuro). Durou cerca de meia hora e teve o momento mais intenso às 23:25, com três torres bem elevadas no céu. Esta Aurora foi semelhante, no que diz respeito à intensidade, à melhor que eu vi na Lapónia, faltando apenas mexer-se para que o espectáculo fosse completo:
A partir das 23:40 começou a desvanecer-se, tendo-se no entanto mantido com menor intensidade até cerca da meia noite.
Isto foi o que uma câmara de telemóvel conseguiu captar. Uma câmara a sério com tripé e prolongada exposição tiraria fotografias muitíssimo melhores...