Aurora Boreal - Portugal 10/11-05-2024

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Local
Aveiras de Cima / Gradil (Mafra)
É com emoção que venho relatar o que acabei de ver... Esta noite tive o privilegio, como certamente alguns de vós, de ver algo que nunca julguei algum dia ver desde casa... Trata-se de um fenómeno talvez irreplicável na nossa escala temporal! Vi a Aurora Boreal, isso mesmo! Aqui em Aveiras de Cima! Em forma de "pilares" rosados e muito esbatidos mas estavam lá, claramente visíveis a olho nu! Há dezenas de relatos e fotos nas redes sociais!:w00t:

Deixo aqui o meu humilde e possível contributo, há registos muito melhores, mas isto vale por mil nevões, tinha que registar de alguma forma! É muito provavelmente único! :surprise:

aurora boreal 10-05-2024 (2).jpg

Convido-vos a todos os que têm registos a partilha-los neste tópico! :thumbsup:

Última edição:
Leio nas redes sociais que foi uma "mini"-Aurora Boreal. Para além de "mini" ser um termo irritante, neste caso também é falso. Nunca me passou pela cabeça que conseguiria ver a olho-nu, numa zona cheia de poluição luminosa e a uma altura tão elevada nos céus uma Aurora Boreal em Portugal. O que se passou hoje, no que se refere à excepcionalidade do fenómeno, equivale a um nevão em Lisboa ou ao landfall de um furacão de categoria 2.

Resumo da noite: já estava alerta para a remota possibilidade de um milagre, e quando comecei a ver imagens da Aurora nos Pirinéus e na Comunidade Valenciana fui para a varanda (Serra do Carvalho, VN Poiares), munido apenas da câmara fotográfica do telemóvel. E um pouco antes das 22:00 já dava para intuir uns tons violetas que pareciam ser uma Aurora:

embed

Ainda sem certeza de que o violeta significava uma Aurora ou era apenas um efeito óptico de uma câmara de telemóvel perturbada pela poluição luminosa da iluminação pública, mantive-me alerta e a tirar fotos com o telemóvel, uma vez que a olho nu não se via nada. Até que às 22:30 ficou claro que era de facto uma Aurora que estava no céu:

embed

Como tenho a varanda orientada a Este, e a Aurora estava claramente a Norte, saí de casa em busca de um ponto mais favorável. Neste momento, a Aurora não era visível a olho nu, mas a câmara do telemóvel já a captava relativamente bem:

embed

Durante mais de meia hora a situação manteve-se, até que pelas 23:10 começa a aparecer uma Aurora bastante nítida, mesmo a olho nu, a Nordeste:

embed

Esta Aurora foi de uma nitidez impressionante (as áreas mais iluminadas viam-se a cinzento, embora o céu tivesse uma tonalidade rosa-escuro). Durou cerca de meia hora e teve o momento mais intenso às 23:25, com três torres bem elevadas no céu. Esta Aurora foi semelhante, no que diz respeito à intensidade, à melhor que eu vi na Lapónia, faltando apenas mexer-se para que o espectáculo fosse completo:

embed

embed

embed

embed

A partir das 23:40 começou a desvanecer-se, tendo-se no entanto mantido com menor intensidade até cerca da meia noite.

embed

Isto foi o que uma câmara de telemóvel conseguiu captar. Uma câmara a sério com tripé e prolongada exposição tiraria fotografias muitíssimo melhores...

Última edição:
Também foi visível aqui (Ilhas Baleares). Algumas imagens da webcam de Formentor, na ilha de Maiorca.

20240511_001834.jpg

20240511_001837.jpg

IMG_20240511_013324.jpg

Menorca

Na Península:

Anexos

• Screenshot_2024-05-11-00-25-33-303_com.android.chrome.webp
    Screenshot_2024-05-11-00-25-33-303_com.android.chrome.webp
    163.2 KB · Visto: 477
Última edição:
O meu modesto contribuo desde Delft, Holanda.

Não foi em Portugal, é certo, mas continua a ser uma visão rara e belíssima!

1bCMgud.jpeg

Se se viu do Montijo certamente que também se viu daqui da zona. No entanto não consegui tirar qualquer registo.
Da8XMf6h.png

Por certo, a imagem não é minha, tirei do Instagram. Se não estou em erro é do membro do fórum @AndréFrade, tirada do Montijo por volta da meia-noite. :D

Eu que ao editar esta foto vi que o céu estava com um tom rosa bem esquisito e até achei que era defeito da foto. :lol:

Não é o melhor contributo mas ao menos vai com um raiozito em conjunto.

Não fazia ideia que estava a acontecer isto, a olho nu não me apercebi. Há muita poluição luminosa por aqui e havia bastante bruma.

Última edição:
Benasque (província de Huesca). Em vídeo:

Puerto de Sóller (Ilha de Maiorca)

Almansa (província de Albacete)

Prades (província de Tarragona). Em vídeo