uma frente de fraca actividade deve atravessar-nos na quinta-feira. De momento sem grandes alterações. O período seco alarga-se.
O relatório mensal de novembro do IPMA já está online. Confirma a ideia geral que vai passando pelo forum, tempo seco e frio.
«Novembro caracterizou-se como um mês frio e extremamente seco, com valores da temperatura do ar e
da quantidade de precipitação inferiores aos valores normais.
O valor médio da temperatura média do ar, 11.75 °C, foi inferior ao valor normal em -0.62 °C. Os valores médios da temperatura mínima e máxima do ar também foram inferiores ao valores normais com anomalias de -1.02 °C e -0.20 °C, respetivamente. Desde 1931, valores da temperatura mínima inferiores ao valor médio de novembro de 2013 ocorreram apenas em cerca de 30% dos anos.
A 2ª quinzena de novembro foi caracterizada por noites frias e dias frios, e pela persistência de valores muito baixos da temperatura mínima e máxima do ar. Os valores diários da temperatura (mínima e máxima) foram, na generalidade do território, inferiores aos valores que apenas ocorrem em 10% dos casos. Os valores baixos de temperatura foram acompanhados, nalguns dias, por vento moderado a forte o que originou um grande desconforto fisiológico (Figura 1, índice UTCI).
O valor médio da quantidade de precipitação no mês de novembro, 20.8 mm, permite classificar o mês como extremamente seco (cerca de 20% em relação ao valor médio), sendo o 4º novembro mais seco dos últimos 83 anos (depois de novembro de 1981, de 1958 e de 2001).
Na 2ª quinzena não se verificou precipitação em grande parte do território, apenas no dia 23 em alguns locais da região Sul. Como consequência, em 30 de novembro, 77 % do território encontrava-se em situação de seca meteorológica: 67 % em seca fraca e 10 % em seca moderada.»