Avisos e Alertas oficiais - Novembro 2014

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
weLLcuf.jpg

Aviso amarelo para o Sul para aguaceiros e possibilidade de trovoadas com granizo. Em Faro, possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento.

1HoODJY.png

Este quadro é com efeito o mais esclarecedor relativamente a avisos. Só acho que o aviso de vento devia incluir estes casos de condições favoráveis a ocorrência de de fenómenos extremos de vento e estar assim amarelo também.

Eu acho que até deveria estar num aviso de trovoada porque os fenómenos extremos de vento que possam ser previstos são de origem convectiva. O aviso de vento é mais para situações de vento persistente, penso que faria mais sentido assim.

• Gosto
Reactions: jonas_87
Eu acho que até deveria estar num aviso de trovoada porque os fenómenos extremos de vento que possam ser previstos são de origem convectiva. O aviso de vento é mais para situações de vento persistente, penso que faria mais sentido assim.

Concordo em parte, mas poderá haver esses "fenómenos extremos" não havendo trovoada? Ou pensando de outro modo, a questão é fazer um aviso que faça as populações acautelarem-se de acordo. Seja o vento persistente ou um fenómeno pontual extremo a prevenção a fazer é a mesma, portas e janelas, segurar objectos, proteger estruturas frágeis, evitar actividades vulneráveis ao vento, etc.

Os avisos foram ligeiramente mudados, a possibilidade de granizo foi retirada, Santarém foi-lhe retirado o aviso também, e começam às 9h agora os avisos, e foram estendidos até dia 24.

jGxT4sf.png