Pois, eu aqui costumos colocar principalmente durantes os meses de verão vários pratos com água, em diversos locais, é por vezes são mais de 4 a 5 aves de cada vez a beberem água, desde os verdilhões, melros, o rabirruivo.
No inicio, e visto agora que ave já deve estar habituada á ração de gato, podes colocar ambas as rações, vai observando para ver o que acontece, pois no inicio até pode ser que o rabirruivo nem se sinta atraído pela sua mistura.
Ainda esta semana a minha gata apanhou um pardalito, no chão, e penso sempre, bem se ela o apanhou era porque ele não devia de estar nas melhores condições de saúde, pois ainda para mais tenho o terreno de pomar e horta em produção biológica, e interessa-me atrair um grande numeros de aves, para me auxiliarem.
No verão passado plantei dezenas de girassóis só exclusivos para as aves comerem directamentes as sementes, e de facto a experiencia correu muito bem, ao ponto de debulharem as sementes todas dos girassóis, e depois ainda conseguiam matar a sede e tudo logo ali.
São estas coisas que para muita gente parecem insignificantes, e que pelo menos a mim, não me dão trabalho e gosto de fazer, e que para as aves são muito importantes, pois depressa aquele local fica referenciado por muitas espécies, como local onde podem comer, beber água, descansar, ou até comerem bagas de arbustos, que é outra coisa que tenho plantado com abundancia, e assim também retiro a atenção das frutas, de modo a que eles fiquem mais abrigados na parte final do terreno, onde tenho já uma pequena floresta, ainda em crescimento.