Pedro1993
Super Célula
"Castanheiro de Vales, em Tresminas, Vila Pouca de Aguiar, eleita árvore portuguesa do ano 2020."
"Castanheiro de Vales, em Tresminas, Vila Pouca de Aguiar, eleita árvore portuguesa do ano 2020."
Que lindas! Obrigado!Galinhas-d'água no rio Fervença, ontem.
Galinhas-d'água no rio Fervença, ontem.
Oliveira com mais de dois mil anos cortada para lenha em Alcobaça
População indignada com destino da árvore, que foi transplantada em 2012 para ser vendida para o Dubai.
Uma oliveira com mais de dois mil anos terá sido cortada e transformada em lenha em Chão do Galego, uma pequena aldeia da freguesia de Turquel, concelho de Alcobaça. Depois de ter sido mudada de local, a árvore estaria quase seca, mas não totalmente perdida.
https://sol.sapo.pt/artigo/679374/oliveira-com-mais-de-dois-mil-anos-cortada-para-lenha-em-alcobaca
Bom dia. Essa foto é um pouco duvidosa quanto a mim. Mas estou em querer que não se trate de um fungo, mas sim de um protista dos mixomicetos..Hoje de manhã, encontrei este bonito fungo, em cima da pilha de estilha, tem cerca de 40 cm de comprimento.
@belem, tens mais experiencia nesta área do que eu.
Bom dia. Essa foto é um pouco duvidosa quanto a mim. Mas estou em querer que não se trate de um fungo, mas sim de um protista dos mixomicetos..
Enviado do meu GT-S7582 através do Tapatalk
Eu chamei-lhe de fungo, pois é por norma o nome mais usual, pois não sei outros termos técnicos, mas descrever estas formações, formou-se com a humidade desta noite, e é visível a mais de 20 metros de distancia, creio que ainda está mais em formação, pois a linha inoculado já está a alastrar mais.
Pedro1993, não tenho 100% de certezas como é evidente. Os mixomicetos na realidade em tempos eram considerados fungos (devido às mais que muitas semelhanças nos ciclos de vida , "alimentação" e outros aspetos), aliás eles e o seu reino foram sempre um conjunto de seres complicados a respeito de classificação, não havendo grandes consensos especialmente neste ramo dos mixomicetos.
Proliferam rapidamente onde haja igualmente humidade e matéria orgânica para decompor. Alguns surgem como se fossem uma espécie de espuma, tratando-se isso da formação do plasmódio que depois acaba por adquirir uma fase mais seca onde estão os esporos prontos a serem libertados, é o caso do Fuligo septica , o que até me parece mais idêntico à tua foto.
Alguns anexos:
https://en.wikipedia.org/wiki/Mycetozoa
Galinhas-d'água no rio Fervença, ontem.
Esta foto tem ainda mais um brinde lá atrás A Alveóla cinzenta, Motacilla cinerea - envergonhada como costuma ser não lhe apeteceu mostrar outra faceta que não a sua cauda