Biodiversidade

• Thread starter Thread starter psm
  • Data de início Data de início
Não sei propriamente a espécie em questão, mas ficam duas fotos de uma brincadeira com o meu anel inversor ;):nicephoto:

Spider by Ricardo Carvalho, no Flickr

Spider by Ricardo Carvalho, no Flickr
Excelentes! :)
Penso que será uma aranha-caranguejo-de-tubérculos (Thomisus onustus)
https://naturdata.com/especie/Thomisus-onustus/13162/0/

É da mesma família da aranha-caranguejeira (Misumena vatia), que conheço melhor.
https://naturdata.com/especie/misumena-vatia/13172/0/

e732da665c3bc25d2fac7cd4b9881144.jpg

Captado por um amigo na praia de Valadares em Gaia... alguém conhece a espécie?
Entretanto na mata mais perto de casa, a um km e pouco do mar, anda um bando de 3 corvos ou gralhas (embora me pareçam grandes) que resolveram acampar por aqui, estão sempre a dar nas vistas. Isto numa zona residencial... que reis.
Também me parece um ganso-do-Egito. Há algumas famílias no Parque da Cidade :)
Quanto aos corvos e gralhas, não sei o que se passa este ano... mas ou tenho estado mais atento ou então há mais por aí. Para além do corvo solitário residente no Parque da Cidade, e que acho que já me conhece :D, hoje vi um outro na área de serviço de Pombal, a cantar no alto de um poste de iluminação, e na semana passada um bando de gralhas nos arrozais do Ribatejo, onde nunca as tinha visto :)

Hoje já perto do meio dia, aqui na aldeia de Azinhoso/Mogadouro, tirada a grande distância:

wpO7uT8.jpg

Continua a febre e não se aprendeu nada com o passado. Em contrapartida se eu quiser ir para o interior (deserto) e montar uma barraca com 4 paus é uma "barraca" dos diabos. O que está feito está feito e vamos vivendo com isso, no entanto continua a nascer por aí muita aberração!

Continua a febre e não se aprendeu nada com o passado. Em contrapartida se eu quiser ir para o interior (deserto) e montar uma barraca com 4 paus é uma "barraca" dos diabos. O que está feito está feito e vamos vivendo com isso, no entanto continua a nascer por aí muita aberração!

Eles só não constroem dentro do mar ou da Ria Formosa, porque ainda não apareceu num projecto milionário com isso, senão já tinham feito, o país grassa a corrupção.

Outra praga é o autocaravanismo selvagem que existe desde Sagres até Vila Nova de Milfontes, e que as autoridades correm com eles hoje, mas amanhã estão noutro local a fazer o mesmo.

Eu acho que tudo o que foi construído ilegalmente ou qualquer plano que seja ruinoso para o ambiente e ordenamento do território não só devia ser revogado como tudo o que fosse construído devia ser demolido .
Mas isso com a população e os autarcas que temos é difícil . Pois o betão é que é bonito , as áreas naturais não são uma grande riqueza para os territórios ( como obviamente devia ser , se tivéssemos um país com gente inteligente ) , mas um empecilho ao "progresso " ( como conseguiram deturpar o significado desta palavra ), e àqueles "negócios " que muita gente gosta .

Eu acho que tudo o que foi construído ilegalmente ou qualquer plano que seja ruinoso para o ambiente e ordenamento do território não só devia ser revogado como tudo o que fosse construído devia ser demolido .
Mas isso com a população e os autarcas que temos é difícil . Pois o betão é que é bonito , as áreas naturais não são uma grande riqueza para os territórios ( como obviamente devia ser , se tivéssemos um país com gente inteligente ) , mas um empecilho ao "progresso " ( como conseguiram deturpar o significado desta palavra ), e àqueles "negócios " que muita gente gosta .

Se assim fosse não haveria já quase nada nas ilhas barreira da Ria Formosa! Em Portugal é muito difícil demolir seja o que for, veja-se o caso da famosa casa Picasso em Cacela Velha.