Eu actualmente estou com a minha quinta ainda em conversão para agricultura biológica, e realmente é lindo de ver que quer a fauna e a flora tem aumentado a olhos vistos.
A nivel de aves cada vez mais passam por aqui, fazem os seus ninhos, e aproveitam também para beber água e se refrescarem nos seus vários pontos de água que tenho disponíveis.
Agora estou também a tentar plantar árvores, arbustos e outras plantas melíferas para atrair todo o tipo de polinizadores, e visto que me estou agora a iniciar também no ramo da apicultura.
Aproveita bem essa preciosa ajuda desses dois belos exemplares, que são uns óptimos auxiliares na AB.
Já lá vai uns 15 anos quando ainda se via, aqui pelo meu terreno durante o verão, alguns lagartos, porque o terreno esteve abandonado durante muitos anos e eles chegaram a fazer muita criação dentro da casa que agora habito antes de ser reconstruída.
Agora hoje em dia se alguma cobra me fizer uma visita por aqui já fico bem feliz, ainda esta semana quase que pisava uma.
Muito interessante, o que me contas!
Cobras no meu terreno, existem, mas só as vi umas 2 vezes...
Uma sei que era uma cobra-rateira, pois tive tempo de a ver claramente, enquanto ela tentava fazer uma emboscada a uma lagartixa-de-carbonell. ahaha
A cobra era bastante grande em relação à lagartixa, mas ainda assim tentou capturá-la, ainda que sem qualquer sucesso. Assim que me viu, fugiu logo...
A outra não tive tempo de a ver bem, para conseguir fazer alguma identificação.
Fico contente por saber que muita fauna está de regresso ao teu terreno!
Se calhar, os sardões ainda andam por aí, tu é que não os vês...
No meu terreno, já cheguei a encontrar um sardão a hibernar debaixo de um vaso.
Mas eles gostam muito é de sebes e de algumas rochas, para caçar, aquecer-se e abrigar.
Uma das presas favoritas dos sardões são os caracóis, que chegam a parti-los com as suas mandíbulas (até as caracoletas mais rijas). Já vi um a fazer isso, perto da Ericeira!
Por causa deste hábito, costumam de deixar pilhas de conchas de caracóis partidas, por onde quer que passem.