Há uns dias ia todos os fins de semana ao Caramulo e houve muitos dias em que nevava bem na Arada e Freita e nada no Caramulo. Do mesmo modo neva muito mais facilmente em Viseu e pouco em Tondela ou Santa Comba Dão (também estão a cotas mais baixas).
Creio que é sobretudo uma questão de litoral-interior e latitude (e também a pequena área acima dos 1000 m no Caramulo), enquanto a Arada-Freita têm uma área alta mais extensa. Isso provavelmente (e pelo facto de ser mais a norte), faz a temperatura ser uns 2 graus mais baixa, o suficiente para fazer a diferença em numerosos dias de neve, em que a temperatura anda próxima dos zero.
Do mesmo modo, quando regressa o ar mais húmido do mar, no Caramulo, pela área alta curta, a neve derrete rapidamente ao receber o vento marítimo. Na Arada-Freita, a montanha ondula ao longo de muito mais área, e portanto a neve permanece acumulada durante mais tempo.
E das várias vezes que estive nestas serras em dias de neve, outra coisa que pude verificar é que também não faz muita diferença entre o Caramulo e Lousã (a Lousã é mais alta e mais a sul, e ligeiramente mais interior).
Quanto à Peneda-Gerês, não há comparação. A neve lá é muito mais usual do que no Caramulo e Arada.